Veja o desempenho insano de quatro Radeon R9 Fury X rodando em CrossFire

1 min de leitura
Imagem de: Veja o desempenho insano de quatro Radeon R9 Fury X rodando em CrossFire

Uma só recém-anunciada placa de vídeo Radeon R9 Fury X, da AMD, já garante um bom desempenho para a sua máquina, certo? Porém, o que aconteceria se você colocasse quatro desses modelos lado a lado, funcionando ao mesmo tempo?

É exatamente esse CrossFire absurdo de quatro unidades que foi testado na plataforma de benchmarks 3D Mark. O responsável pelo teste é Matt Buck, que não é um sortudo qualquer: o rapaz é engenheiro de suporte técnico da própria AMD na Inglaterra, o que o torna bastante credenciado para realizar o comparativo. Ele colocou as placas no seu próprio PC gamer, o "Furioso Barão Vermelho".

Especificações técnicas

A máquina roda os drivers AMD Catalyst 15.15 Beta. Além das quatro R9 Fury X, ela possui as seguintes características.

  • Processador: Intel Core i7-5960X 
  • Placa-mãe: ASUS RAMPAGE V EXTREME
  • Memória RAM : 16GB (4 de 4GB) G.Skill DDR4
  • Armazenamento interno: 256 GB (Samsung SSD 850 PRO)
  • Sistema operacional: Windows 8.1

Pode parecer irônico que o processador seja justamente da rival Intel, mas um chip de potência fora do comum era mesmo necessário para suportar os testes.

O resultado

O teste realizado foi o 3DMark Fire Strike Ultra v1.1. Na primeira bateria, o i7 atingiu um clock de 4,5 GHz, chegando ao resultado de 13.286 pontos. Em seguida, ele foi além: clock de 4,9 GHz e pontuação de 13.605.

Esse é o 35º maior resultado geral (FireStrike) já atingido no teste do 3D Mark. Ele chega a ser maior do que combinações SLI de quatro NVIDIA Titan X com o mesmo processador i7-5960X e muito superior às configurações recomendadas de um PC gamer para rodar conteúdos em 4K.

As placas de video atingiram temperaturas entre 48 ºC e 56 ºC em condições normais de ventilação, mas esse aquecimento foi reduzido para algo entre 45 ºC e 52 ºC quando as rotações por minuto da ventoinha foram aumentadas manualmente.

Foram publicados também os resultados usando uma, duas ou três das placas:

  • Uma placa: 4.337
  • Duas placas: 7.557 (aumento de 74.2%)
  • Três placas: 10.801 (aumento de 42.3%)
  • Quatro placas: 13.286 (aumento de 23%)

Nota-se que a escala de crescimento cai bastante após a inserção da terceira placa — sem contar que a temperatura, o processamento e o consumo de energia se tornam insanos com tanta potência. Ainda assim, o teste é uma boa forma de mostrar como a Fury X é uma placa de peso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.