AMD FirePro V4900 e W5000: placas de vídeo feitas para os profissionais

2 min de leitura
Imagem de: AMD FirePro V4900 e W5000: placas de vídeo feitas para os profissionais

Recentemente, nós recebemos alguns produtos da Sapphire para testes. A empresa, que á a maior fabricante de dispositivos equipados com chips AMD do mundo, nos mandou produtos com o selo Radeon e também da linha FirePro.

A Sapphire TRI-X Radeon R9 290X que passou por nossas mãos, por exemplo, foi a mais surpreendente da categoria, alcançando um desempenho bem acima de outros modelos similares.

Hoje, vamos falar sobre duas placas que são um pouco diferente: a FirePro V4900 — a mais robusta no segmento de entrada — e a FirePro W5000 — que se destaca por ser a mais vendida entre os chips de desempenho intermediário. É importante ressaltar que a Sapphire é a única do mundo a fabricar esse tipo de produto.

Qual a diferença entre uma Radeon e uma FirePro?

Bom, só de olhar para essas placas já é possível notar claramente as diferenças. Os produtos da linha FirePro são muito menores e trazem sistemas de arrefecimento mais simples, mas isso não significa que elas são “fracas”. O grande diferencial está no propósito dessas placas, que não são necessariamente voltadas à jogatina.

Como o nome sugere, as placas FirePro são voltadas para profissionais, que precisam de um produto capaz de trabalhar com modelagem, renderização de projetos tridimensionais (com muito mais velocidade), vídeos repletos de efeitos, vídeo wall e servidores. Caso queira saber mais sobre as soluções acesse: www.sapphirepgs.com ou www.fireprographics.com.

O processador de uma FirePro é focado na parte matemática da coisa, sendo especializado no processamento de pontos flutuantes de dupla precisão, entregando bons resultados em trabalhos que exigem uma grande quantidade de cálculos.

Com essa placa, você pode renderizar vídeos no Adobe Premiere com muita velocidade, trabalhar com programas como o SolidWorks, AutoCAD, 3ds Max, Maya e muitos outros. Tanto a Sapphire V4900 quanto a W5000 são compatíveis com o OpenCL e funcionam no Windows e Linux.

Apesar de serem focadas na parte pesada do processamento, isso não quer dizer que você não possa rodar jogos com o DirectX ou o OpenGL. Muito pelo contrário, as placas da série FirePro a partir da W5000 podem rodar jogos modernos como Battlefield 4 sem problemas.

Análise e preços especiais

Bom, agora que você já conhece as placas, vale comentar que, em breve, vamos trazer uma análise das duas FirePro, contando com diversos testes em vários cenários profissionais e do cotidiano. Inclusive, nós vamos usar uma dessas placas para trabalhar em nossos vídeos.

Por ora, queremos aproveitar e anunciar sobre a parceria entre o TecMundo e a Sapphire, que vai dar alguns descontos para você.

A partir de hoje (30/03) até sexta-feira (03/04), você pode comprar uma FirePro ou uma Radeon com excelentes descontos na Kabum e na Pichau. Os descontos começam em 15%, mas tem algumas placas com preços muito baixos.

Promoção prorrogada!

Com o sucesso da promoção de placas de vídeo da Sapphire, a Kabum! manterá os descontos e preços atraentes de hoje (06/04) até esta sexta-feira (10/04). Basta clicar aqui para acessar os produtos que estão com valores reduzidos e aproveitar para fazer aquele upgrade na sua máquina!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.