Limitação de produção atrasará GPUs de 20 nm da AMD

1 min de leitura
Imagem de: Limitação de produção atrasará GPUs de 20 nm da AMD
Imagem: Reprodução/Softpedia

Parece que o constante crescimento do segmento de dispositivos móveis (principalmente smartphones) está complicado a fabricação de processadores para outros mercados.

Depois de informações sobre possíveis atrasos na produção de chips para a Qualcomm e a Apple, agora recebemos a notícia de que a AMD e a NVIDIA podem ter seus cronogramas alterados por conta das limitações nas fábricas.

Até alguns dias, tudo o que sabíamos era que a AMD lançaria sua linha de GPUs com litografia de 20 nm ainda em fevereiro ou março. Com a complicação nas linhas de produção, as fontes do site WCCF Tech afirmam que a dona da marca Radeon vai empurrar o lançamento dessas unidades para abril ou maio.

Vale comentar, entretanto, que existe a chance de que a AMD faça dois movimentos antes de lançar as novas GPUs. Primeiro, é possível que a companhia apresente placas intermediárias, ou até mesmo modelos com oveclock, com tecnologia de 28 nm. Segundo, o anúncio dos novos componentes de 20 nm pode vir antes de abril, já que a empresa pode comentar a respeito e fazer demonstrações antes de ter o lote completo para lançamento mundial.

E a NVIDIA?

A notícia que tínhamos anteriormente era de que a NVIDIA iria pular a casa dos 20 nm e aderir diretamente ao processo de 16 nm. Entretanto, tudo indica que seus chips também sofrerão atrasos, o que significa que só veremos processadores gráficos com tal litografia em 2016.

Conforme o site WCCF Tech, a empresa deve apresentar os chips de 16 nm no fim deste ano, mas por conta das limitações de produções das fábricas, é praticamente certo que a companhia não terá como encomendar GPUs da próxima geração em larga escala.

O que acontecerá, então? Bom, tudo indica que a companhia terá que lançar seus chips (a série GM200) com nanotecnologia de 20 nm. A nova linha de processadores GeForce já deve estar em produção há algum tempo, portanto a NVIDIA deve estar esquematizando o anúncio e lançamento para algum momento em 2015.

Por ora, é bom ter cautela com tais informações, já que nenhuma das fabricantes se pronunciou oficialmente e pode ser que algumas informações não passem de boatos. Você já tem sua favorita para o próximo ano ou vai aguardar os anúncios para decidir qual tem as melhores placas? Estamos ansiosos para ver as novidades!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.