Kit de desenvolvimento público da AMD Mantle sai ainda em 2014

1 min de leitura
Imagem de: Kit de desenvolvimento público da AMD Mantle sai ainda em 2014
Imagem: AMD

A API gráfica Mantle, da AMD, será lançada como kit de desenvolvimento (SDK) público ainda neste ano. A promessa foi feita pelo próprio cientista de games da empresa, Richard Huddy.

Quando esse lançamento finalmente chegar, serão dois acontecimentos bem curiosos: o primeiro é a saída do projeto da fase Beta e o segundo é que tanto a NVIDIA quanto a Intel poderão usar a API da forma que quiserem — Huddy inclusive encorajou as rivais a fazerem isso. Claro que há uma propaganda por trás: o Mantle seria um produto que oferece "uma melhor experiência para desenvolvedores e, principalmente jogadores".

Essa atitude coloca as rivais, especialmente a fechada NVIDIA, em uma "sinuca de bico". Isso porque ela precisa escolher entre negar ou não uma boa experiência gráfica aos jogadores só porque a tecnologia não é lançada ou apoiada por ela. Qual será o resultado?

Será que dá certo?

Isso significa que, quando o SDK sair, as duas empresas (e quem mais estiver interessado) poderão criar e lançar drivers que possibilitem a adoção da API em seus hardwares e em games compatíveis. Por enquanto, nenhuma delas se manifestou quanto ao desejo de utilizar a tecnologia.

Huddy alega que até 100 desenvolvedoras de jogos já se inscreveram para dialogar com a API Mantle e que esse número é o dobro do que já estava acumulado na metade do ano. Até o momento, cerca de 20 jogos das mais variadas engines já estão no mercado utilizando a tecnologia gráfica.

Alguma dúvida sobre o funcionamento dessa tecnologia? O TecMundo já conversou com o gerente de tecnologia da AMD na América Latina, sem contar o nosso especial sobre o Mantle.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.