AMD Mantle já está disponível. Aprenda a instalar o novo driver

2 min de leitura
Imagem de: AMD Mantle já está disponível. Aprenda a instalar o novo driver

(Fonte da imagem: Divulgação/DICE)

Depois de muitas promessas, a AMD finalmente disponibilizou os primeiros drivers oficiais com suporte ao Mantle, a nova API gráfica desenvolvida para as GPUs com tecnologia GCN. Trata-se do Catalyst 14.1, que ainda se encontra em estágio Beta, mas traz uma série de melhorias para diversos chips gráficos lançados pela AMD, inclusive as novas APUs da arquitetura Kaveri.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A AMD promete um ganho de desempenho de até 45% em relação ao DirectX no jogo Battlefield 4. Já no tech demo Star Swarm, o ganho prometido pela empresa é de até 200% sobre o DirectX. Esse ganho, no entanto, é somente para as GPUs R9 290 e 290X.

Por enquanto, esse driver traz suporte ao Mantle nos seguintes chips gráficos:

  • AMD Radeon™ R9 Series GPUs;
  • AMD Radeon™ R7 Series GPUs;
  • AMD Radeon™ HD 7000 Series GPUs;
  • AMD Radeon™ HD 8000 Series GPUs;
  • AMD A10-7000 Series e AMD A8-7000 Series APUs.

O AMD Catalyst 14.1 Beta Driver é compatível com os seguintes sistemas operacionais:

  • Windows 8.1 (32 & 64 bits)
  • Windows 8 (32 & 64 bits)
  • Windows 7 (32 & 64 bits com SP1 ou superior)

    A empresa deixou claro em sua página oficial que esses drivers ainda se encontram em caráter Beta, portanto podem ocorrer problemas de compatibilidade com alguns aplicativos. A AMD também afirmou que está trabalhando em otimizações para garantir ainda mais desempenho e compatibilidade quando a próxima versão for liberada. Para mais detalhes sobre os drivers, acesse o site da AMD e confira todas as novidades.

    Como ativar o Mantle em Battlefield 4

    Antes de instalar os novos drivers, é preciso desinstalar completamente os antigos. Para isso, acesse o “Painel de controle”, vá até o item “Programas e Recursos” e remova o pacote “AMD Catalyst Install Manager”. Em seguida, reinicie o computador e instale o novo conjunto de drivers, que podem ser encontrados no link abaixo:

    Battlefield 4 é o primeiro game a ter suporte ao Mantle. Para ativar o recurso, é preciso que o game esteja com a última atualização instalada. Confira isso abrindo o Origin e clicando com o botão direito do mouse sobre o game.

    No menu que abrir, clique em “Verificar Atualização” e deixe o jogo atualizar. Em seguida, basta entrar no game. Depois, vá até as opções gráficas e, do lado direito, escolha a API gráfica: DirectX ou Mantle. Para completar, reinicie o jogo para que a API escolhida possa ser ativada.

    Ferramentas

    Caso você tenha interesse em conferir a taxa de quadros por segundo dentro do jogo, acesse o console de comandos pressionando as teclas Til ou Aspas — encontradas geralmente acima da tecla Tab — e digite os comandos:

    • Render.DrawScreenInfo 1 – exibe informações sobre a API gráfica e o computador;
    • PerfOverlay.DrawFps – mostra a taxa de quadros por segundo em tempo real.

    Outro aplicativo compatível com o Mantle é o Star Swarn, um tech demo disponibilizado pela AMD e desenvolvido pela Oxide Games sobre o motor Nitrous. O software pode ser baixado gratuitamente no Steam.

    smart people are cooler

    Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

    Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.