AMD ou Intel: veja o comparativo entre os processadores

3 min de leitura
Imagem de: AMD ou Intel: veja o comparativo entre os processadores

Na hora de montar um PC, sempre surgem diversas dúvidas a respeito das especificações e limitações de cada peça utilizada. Porém, muito antes de entender de números e medidas, a primeira pergunta acaba sempre passando pela marca, especialmente quando falamos de processadores.

E nesse quesito, duas marcas são hegemônicas: AMD e Intel disputam a atenção dos usuários e criam processadores que possuem algumas diferenças. Nosso artigo de hoje foca na comparação entre os processadores das suas empresas e explica um pouco do que você precisa saber antes de comprar. Vamos lá?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Qual é o melhor processador AMD ou Intel?

CPU pode ser considerado o “cérebro” de um computador. Dada a importância, é natural ter dúvidas para escolher entre AMD e Intel. Mas de fato, qual é o melhor processador, AMD ou Intel?

A resposta é: depende do seu objetivo. Inicialmente, defina objetivos claros para o PC que você está montando.

Em segundo lugar, pense no seu orçamento, qual valor você pode despender para o processador. Esses dois pontos podem ajudar a responder qual das duas marcas é melhor para você.

Qual a diferença do AMD e Intel?

. Shutterstock 

No processador AMD temos um produto otimizado para realizar diversas tarefas, que envolvem produtividade com vários programas abertos ao mesmo tempo. Ainda que o processador Intel também entregue boas opções para esse objetivo, pesquise as especificações (número de núcleos e de threads) para decidir.

Na Intel, podemos ver uma boa opção para PCs gamers que precisam de velocidade, fluidez e quadros por segundo (ponto positivo para games competitivos). A especificação do clock destes processadores costumam ser bem satisfatórias e aprimoradas.

Agora que você compreende um pouco melhor da conexão com a funcionalidade, precisamos entender de preço médio para você definir sua compra inicialmente. A Intel, como marca mais conhecida, mais vendida e que preza pela exímia qualidade, costuma ser mais cara do que a AMD. Nos processadores, não é diferente.

No final das contas, quem escolhe AMD opta pelo custo-benefício, especialmente por haver uma diferença cada vez menor de desempenho entre as duas marcas.

Qual AMD equivale ao Intel?

. Shutterstock 

Observando os principais produtos de cada marca, conhecemos os Ryzen da AMD e a série “i” da Intel. São as duas linhas principais de processadores de cada uma, sendo concorrentes diretas.

Além de possuírem o melhor desempenho das empresas, recebem melhorias a cada lançamento. Porém, para entender as linhas equivalentes, antes precisamos interpretar os “nomes” e números de cada peça.

Ambas empresas usam números ímpares para indicar a potência. 3, 5, 7 e 9 são os números escolhidos: quanto maior o número, melhor o desempenho. Na Intel, os números são acompanhados pelo “i”, e na AMD, o Ryzen, tornando-os i3 ou Ryzen 3, por exemplo.

Agora, apesar dos números serem semelhantes para ambos em termos de desempenho (3 com 3, 5 com 5 e assim por diante), um mesmo produto da AMD não equivale a outro de linha diferente da Intel.

. Shutterstock 

Para se ter noção de uma suposta igualdade, é preciso sempre conhecer o último lançamento das empresas. Por exemplo, na data de lançamento deste artigo, a última geração da AMD é a 7ª, enquanto na Intel temos a 13ª.

Para identificar equivalências anteriores, basta sempre diminuir as gerações. Por exemplo, 12 e 7, 11 e 5 e assim por diante. Na intel o número da geração vem sempre na frente: i5 13600K. Enquanto isso, na AMD o número costuma aparecer multiplicado por 1000: Ryzen 5 7600x.

Porém, infelizmente, só os números não bastam para identificar possíveis processadores “concorrentes”. Ambas empresas definem letras para demonstrar desempenho ou funcionalidades. Fique atento e pesquise bastante!

Afinal, qual processador compensa mais?

Agora que você já entende um pouco mais sobre os principais processadores das duas principais marcas, ficou mais fácil entender qual processador compensa mais para montar ou atualizar o seu computador.

Se você já decidiu a marca entre AMD – menos onerosa e com qualidade excelente pelo valor – e Intel – a mais valiosa, tradicional e também um pouco mais cara – resta decidir o modelo e a geração. Agora é para valer!

Com um i3 ou um Ryzen 3 de gerações atuais, você já possui excelentes processadores para usar em tarefas básicas como internet e um programa simples ou outro.

Elevando para um i5/Ryzen 5, você já alcançaria desempenho suficiente para tarefas e programas mais pesados e com certeza, com as peças certas, diversos games bem parrudos.

Em processadores ainda melhores, a potência só aumenta, inclusive em versões especiais com maior clock, e número de núcleos e threads. Continue comparando até encontrar um processador com as especificações que você precisa, que acompanhe suas necessidades, mas que não custe mais do que aquilo que você pode pagar.

Esse artigo do TecMundo ajudou você a entender um pouco mais sobre a diferença entre AMD e Intel?

São pequenas comparações que podem mudar completamente a sua decisão. Esperamos que você compre o melhor processador para o seu computador. Boa sorte!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.