Como configurar a placa de vídeo para obter melhor desempenho nos jogos

A placa nova não roda os games com boa qualidade? Siga nossas dicas para melhorar o desempenho dos seus jogos.
  • Visualizações355.137 visualizações
Por Fabio Jordão em 23 de Abril de 2010

A placa gráfica, ou placa de vídeo como é chamada, é um dos componentes mais caros na montagem de um computador. A função deste componente não é apenas proporcionar as imagens numa saída de vídeo, mas principalmente processar todo tipo de gráfico para que o utilizador obtenha uma boa experiência ao visualizar qualquer conteúdo no monitor.

A maioria não se importa em utilizar uma placa de vídeo integrada — as famosas “Onboard”—, contudo alguns usuários preferem usar o computador como uma plataforma de jogos ou como uma central multimídia. É nesses casos que a placa de vídeo é fundamental, porque ela é a peça chave para que qualquer imagem tridimensional ou de alta qualidade seja exibida.

As fabricantes

Existem duas principais fabricantes de placa de vídeo, as quais brigam acirradamente pelo título de “melhor marca do segmento”. A NVIDIA ainda detém o primeiro lugar em vendas, contudo a AMD ATI não fica atrás e tem ganhado muito espaço no mercado de hardware. Claro que para nós consumidores o importante não é a marca, mas apenas conseguir executar os jogos e filmes que tanto desejamos.

NVIDIA de um ladoAMD ATI de outro

Não está satisfeito com o desempenho da placa?

Independente da marca da sua placa de vídeo é muito comum que alguns jogos não rodem em uma velocidade aceitável. Obviamente existe uma série de fatores que podem atrapalhar ou ajudar na hora de executar um jogo, porém na grande maioria dos casos o problema não está na placa de vídeo, mas sim na configuração que você definiu.

Foi pensando nesses problemas que o Baixaki hoje compartilha algumas dicas para você rodar seus jogos com uma velocidade aceitável. Abordamos neste artigo a configuração de placas AMD ATI e NVIDIA, portanto se você não possui uma placa de vídeo “Offboard” não pode executar as seguintes dicas.

Passo 1: verifique os requisitos do game

Antes de você começar a reclamar sobre a lentidão de determinado jogo é importante conferir se o seu PC realmente tem capacidade para executar o game. Tomemos como exemplo o jogo Just Cause 2, game recém-lançado que exige configurações de hardware de última geração.

Cada jogo possui especificações diferentes

Para saber os requisitos de Just Cause 2 tivemos de acessar o site oficial do jogo. Você deve proceder da mesma maneira quando estiver em dúvida se o seu computador possui as configurações mínimas exigidas para o game, pois o site oficial geralmente divulga tal informação.

Requerimentos do Sistema

Mínimo

  • Sistema Operacioal: Microsoft Windows Vista (Windows XP não é suportado)
  • Processador: CPU Dual-core compatível com SSE3 (Athlon 64 X2 4200+ ou Pentium D 3GHz)
  • Memória: 2GB de memória RAM
  • Espaço em disco: 10 GB livre
  • Gráficos: Placa de vídeo com 256 MB de memória (GeForce 8800 ou Radeon HD 2600 Pro)
  • Som: Placa de som 100% compatível com DirectX 10
  • DirectX: Microsoft DirectX 10

Detalhe: não é porque seu computador atende aos requisitos mínimos que isso significa um desempenho excelente. É necessário entender que os requisitos mínimos servem para que o jogador tenha um referencial e saiba que o jogo deve rodar com uma velocidade de 30 FPS e com configurações gráficas mínimas.

Passo 2: instale os últimos drivers

Jogos mais novos sempre requisitam drivers atualizados, portanto antes de pensar em executar o game veja se a versão do driver instalada é a mais recente. Caso você não possua a última versão, acesse os links abaixo para obter os novos drivers:

NVIDIA ForceWare Drivers

Baixar drivers NVIDIA

ATI Catalyst Display Driver

Baixar drivers AMD ATI

Passo 3: instale os arquivos mais recentes do DirectX

A grande maioria dos jogos ainda utiliza as bibliotecas do DirectX para execução dos gráficos, fator que força o usuário a baixar novas DLLs a cada título lançado.Vale salientar que manter o DirectX atualizado não apenas mantém os jogos funcionando como pode aumentar o desempenho dos games, pois a Microsoft sempre lança arquivos revisados e prontos para execução aprimorada dos jogos. Se você precisa baixar os novos drivers do DirectX use o link abaixo:

DirectX End-User Runtime Web Installer

Baixar últimas atualizações do DirectX

Passo 4: configure sua placa de vídeo AMD ATI

1) Clique com o botão direito sobre qualquer lugar na sua Área de trabalho e abra o ”Catalyst Control Center”.

Acessar o Centro de controle Catalyst

2) Use o menu superior esquerdo “Graphics” e clique na opção “3D”.

Configurações 3D

3) Agora você pode proceder de três maneiras:

 

  • Alterar as configurações utilizando a aba “Standard”.
  • Modificar as opções de cada recurso usando as abas “AA”, “AAMode”, “AF”, “AI” e “Mipmap”.
  • Acessar a aba “All” e definir as configurações para cada recurso.

4) Se você proceder da primeira maneira, pode configurar os gráficos de acordo com a imagem de demonstração. Vale salientar que estas opções não são muito confiáveis, porque o aplicativo altera todos os recursos simultaneamente, o que significa que isso torna a configuração extremista.

Ajuste o nível de detalhamento conforme você preferir

5) Recomendamos que você modifique cada uma das abas de acordo com os testes que realizar. Por exemplo: se você definiu as configurações de “AA” para execução no nível mais alto e os jogos ficaram lentos, você certamente deve diminuir o valor definido para esta configuração. O ideal aqui é testar os games com tudo definido no mínimo e posteriormente alterar os valores conforme necessário.

Ajuste manual cada filtro. NÃO configure com valores máximos caso sua placa seja de baixo desempenho

6) Se você não deseja visualizar demonstrações de como os gráficos vão ficar após as alterações das configurações, modifique as definições através da aba “All”.

Configure sem utilizar a pré-visualização

Passo 4: configure sua placa de vídeo NVIDIA

1) Clique com o botão direito sobre qualquer lugar na sua Área de trabalho e abra o ”NVIDIA Control Panel”.

Acessar o Painel de Controle da NVIDIA

2) Ao lado esquerdo existem uma série de opções, dentre elas há o item “3D Settings”. Clique sobre este item e então escolha “Manage 3D Settings” (Gerenciar configurações 3D).

Gerenciar configurações 3D

3) Uma lista com diversas configurações é exibida, porém nesta seção você não pode pré-visualizar como as modificações vão influenciar em seus jogos. Portanto, é necessário que você altere item por item para averiguar quais devem ter valores modificados e quais não necessitam de correção.

Escolha os valores mais adequados para sua placa

4) Também é possível acessar o item “Adjust images settings with preview” (Ajustar configurações de imagens com pré-visualização) para alterar as configurações e visualizar um resultado demonstrativo. Vale salientar que esta alteração é extremista é só é recomendada para quem possui uma placa de vídeo de altíssimo desempenho ou para usuários que possuem placas básicas. 

Use a pré-visualização para configurar a placa gráfica

Passo 5: altere as configurações do jogo

Independente da sua placa, driver ou versão do DirectX, o mais recomendável é sempre mudar as configurações de cada jogo separadamente. As alterações efetuadas nos painéis de controle de cada placa de vídeo são aplicadas em todos os jogos, portanto o desempenho em alguns pode ser excelente, enquanto que em outros você vai chorar de raiva com a lentidão.

Configurações no máximo são ideais apenas para placas de última geração!

Em nosso exemplo configuramos o jogo Just Cause 2 para rodar com configurações máximas, porém você pode alterar os seus games conforme for melhor para sua placa. Vale salientar que algo que faz toda a diferença no desempenho dos jogos é a resolução utilizada. Quem possui placas de vídeo mais modestas deve optar por resolução mais baixas, afinal o importante é a diversão.

Diminua a resolução para obter melhor desempenho

Monitore a velocidade dos jogos

Como você deve ter notado, a maioria das alterações efetuadas para melhorar o desempenho nos games depende essencialmente de um olhar clínico para observar o quanto a velocidade melhorou. Claro que não adianta você "achar" que o jogo melhorou, afinal o importante e visualizar números e comprovar que determinada configuração realmente alterou o desempenho.

Para monitorar a velocidade nos jogos é muito simples, basta instalar o programa Fraps e ficar de olho na quantidade de FPS (Quadros por segundo). Quanto maior o FPS, melhor o desempenho do jogo, portanto ao alterar uma configuração no painel de controle de sua placa gráfica (ou no próprio game), fique ligado no FPS indicado pelo Fraps. Você pode baixar o programa através do link abaixo:

Baixar o Fraps

Outras soluções

Nem sempre o desempenho dos jogos depende do último driver ou de uma configuração apropriada, pois existem certos jogos que são incompatíveis com determinadas placas de vídeo (e vice-versa). Considerando isso, se você está tendo algum problema com algum game em específico, talvez uma boa pesquisa no Google possa lhe dar a solução. 

Pesquise sobre o jogo que está lhe causando dores de cabeça

Vale frisar que algumas vezes a queda de desempenho pode estar relacionada a outros componentes de hardware, portanto é sempre bom verificar se tudo se encontra em ordem. Por exemplo: garantir uma boa refrigeração (na placa de vídeo e no CPU) é de suma importância para que os jogos rodem com boa velocidade.

Melhore o sistema de refrigeração

Compartilhe suas dicas

Essas foram algumas ideias para você usuário que está sofrendo para configurar seus jogos favoritos. Esperamos que ao menos uma delas seja útil para resolver seu problema. O Baixaki volta em breve com outras dicas, mas enquanto isso você pode aproveitar o espaço para comentários e compartilhar as suas com outros usuários.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!