Aumente a memória de vídeo da sua placa onboard!

2 min de leitura
Imagem de: Aumente a memória de vídeo da sua placa onboard!

Se você faz uso do seu computador para fins de trabalhos simples de escritório ou faculdade, dificilmente precisará de uma boa placa de vídeo para realizar estas tarefas. Desta forma, é mais do que suficiente a que vem inclusa em sua placa-mãe, o que chamamos de placa onboard.

Em alguns casos, as placas de vídeo onboard contém certas configurações que podem melhorar o desempenho do seu computador, em especial no que se refere à memória compartilhada por ela, o que pode ser alterado rapidamente.

Como funciona

Nos modelos atuais de placas-mãe, a memória destinada à placa de vídeo onboard pode ser alterada em muitos casos, retirando mais ou menos MBs da memória normal do seu computador. Portanto, aumentar estes valores é mais recomendado caso você tenha memória de sobra no seu PC, sem que alguns megas comprometam o desempenho do sistema.

Alterando os valores

Infelizmente, seria praticamente impossível listar um guia para todos os modelos de placas-mãe. No entanto, a tarefa de mudança da memória compartilhada de vídeo em geral é muito simples e não requer muitos conhecimentos por parte do usuário.

Se o seu modelo diferir muito do que eu apresentei, basta ir selecionando as opções da sua BIOS até que você encontre a opção destinada à memória de vídeo onboard. Lembre-se que não é recomendável alterar outros tópicos dela, o que é destinado a técnicos ou a quem realmente entende do assunto. Para aumentar a memória compartilhada da sua placa, siga os seguintes passos:

1.    Ao ligar o PC, acesse a BIOS da sua placa-mãe, o que pode ser feito em geral pela tecla “Delete” ou “F2’. (Logo na tela inicial há uma dica da tecla correta para a função)

2.    Encontre a opção destinada à alteração da memória compartilhada de vídeo.

3.    Abra a função e confira os valores possíveis, escolhendo o que mais lhe agradar.

4.    Salve as alterações feitas na BIOS, o que em geral é feito por uma tecla de atalho, como no exemplo acima.

Desta forma, em questão de poucos segundos, você alterou a quantidade de memória que sua placa de vídeo onboard empresta da memória comum do computador. No meu caso, até 256MB são possíveis para escolha, o que é uma boa quantidade de memória.

Precisando de mais potência?

Se você acha que está precisando de mais potência para seus aplicativos, ou se quer começar a rodar jogos pesados no seu computador, confira algumas dicas sobre placas de vídeo, processadores e até mesmo computadores inteiros, para jogos, edição de imagem e outras aplicações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.