Agência americana aciona Amazon por compras online feitas por crianças

1 min de leitura
Imagem de: Agência americana aciona Amazon por compras online feitas por crianças
Imagem: Reprodução/huffingtonpost

Washington (AFP)A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos, que atua na defesa dos consumidores, anunciou nesta quinta-feira que havia movido uma ação contra a Amazon por vendas feitas a crianças sem o consentimento dos pais. De acordo comunicado, a FTC pede o reembolso dos pagamentos recebidos pela companhia e a proibição deste tipo de cobrança.

Na ação, a Amazon é acusada de incitar menores idade a baixar jogos "gratuitos" que, na verdade, exigem pagamentos para que o jogador avance de fase. As crianças podem fazer compras chamadas "In-App", ou seja, dentro do aplicativo, sem a autorização dos pais. É o caso do jogo "Ice Age Village".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a ação, em 2011, quando a Amazon lançou essas vendas "In-App", não era necessário uma senha para baixar conteúdos pagos. Em março de 2012, o grupo começou a pedir uma senha para aplicativos que custavam a partir de 20 dólares.

No início de 2013, a Amazon generalizou o uso de senha, mas não informou aos donos da conta que, após concedida a senha, durante 15 minutos as criançaspoderiam subscrever serviços ilimitados sem uma nova autorização do titular da conta.

A FTC explicou que havia recebido "milhares" de queixas de pais, entre elas a de uma mãe explicando que sua filha chegou a baixar o conteúdo por um total de 358,42 dólares.

Em janeiro, a FTC conseguiu uma vitória em um caso parecido contra a Apple, que aceitou reembolsar um total de 32,5 milhões de dólares a seus clientes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.