Amazon patenteia "fotos com fundo branco"

1 min de leitura
Imagem de: Amazon patenteia "fotos com fundo branco"

Será essa uma imagem com "Tecnologia Amazon de fotografias com fundo branco"? Nunca saberemos

E você achando que a Apple era a rainha das patentes desnecessárias, que um dia desses a empresa iria patentear o triângulo e o mundo encontraria seu fim. Acontece que quem realmente merece tais insultos proféticos é a Amazon.

A empresa chegou ao absurdo de patentear a “foto com fundo branco”, para simplificar. Além disso, a companhia ainda teve a pachorra de explicitar em nada menos que nove páginas como essas fotos poderiam ser tiradas, ou seja, o método para que sejam produzidas.

Mais incrível do que uma empresa criar uma patente como essa é o órgão público de proteção de propriedade intelectual aceitar tal patente. Isso mesmo! O governo norte-americano deu o sinal verdade e, agora, ninguém pode utilizar a “tecnologia Amazon de fotografias com fundo branco” ou "Studio Arrangement", como a companhia prefere chamar. É mole?

De qualquer forma, a intenção da Amazon por trás dessa patente é garantir que ninguém faça fotografias parecidas com as suas, a fim de criar uma identidade visual para imagens de divulgação, principalmente para produtos e campanhas publicitárias.

Esquema de luzes para a patente

Qual a necessidade disso?

O mais irônico disso tudo não é a Apple ter perdido a chance de patentear esse método, mas sim o fato de que é praticamente impossível determinar se alguém violou ou não a patente da Amazon em qualquer imagem — tão difícil quanto alguém se dar ao trabalho de copiar todos os requerimentos da patente, que detalham absolutamente tudo, desde a distância e intensidade de cada flash até a altura dos objetos retratados e mais nove páginas de abobrinhas.

Mais importante do que isso é imaginar que tipo de patentes o governo norte-americano anda aceitando por aí, uma vez que a propriedade intelectual registrada por lá tem validade em uma série de países que fazem parte de um acordo internacional para proteger o conhecimento, incluindo o Brasil nessa lista.

Você pode conferir o documento na íntegra a seguir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.