Amazon Firefly: a tecnologia do Fire Phone que entende o mundo ao seu redor

2 min de leitura
Imagem de: Amazon Firefly: a tecnologia do Fire Phone que entende o mundo ao seu redor

A Amazon acaba de surpreender — e, de certa forma, revolucionar — o mundo da telefonia com seu smartphone. O Fire Phone tem grandes recursos em seu sistema, mas um dos mais notáveis (talvez até o mais avançado) é o Firefly, uma novidade que pretende identificar os objetos do mundo real e facilitar suas compras (claro, esse é o grande objetivo da Amazon).

O Firefly é uma tecnologia que mistura o melhor de quase tudo que já foi inventando por outras empresas que tentam interligar os objetos reais com uma base de dados na web. É como ter Shazam (que identifica músicas), Google Goggles (que reconhece obras de arte, códigos QR e até traduz textos de outros idiomas) e mais algumas funcionalidades.

Essa incrível novidade da Amazon pode, segundo a informação de Jeff Bezos, CEO da Amazon, identificar mais de 100 milhões de objetos e ela necessita de apenas alguns segundos para verificar uma informação no banco de dados. O melhor é que tudo isso pode ser realizado com o simples pressionar de um botão dedicado, que fica na parte lateral do telefone.

Basta apontar e aguardar

Para usar o Firefly, não há segredo. Basta pressionar o botão Firefly (mesmo sem desbloquear o telefone), apontar a câmera para o objeto que deve ser identificado e aguardar até que o aplicativo verifique as informações nos servidores da Amazon (os quais já contam com uma série de objetos comuns e está em constante expansão para ter mais detalhes para o usuário que é curioso e quer descobrir o mundo sem fazer esforço).

Segundo as informações da Amazon, o Firefly dispõe de uma base de dados com mais de 70 milhões de produtos cadastrados. Tudo que você imaginar, desde objetos domésticos, livros, DVDs, CDs e até jogos de video game. Quer mais? Além de todos esses itens, você pode usar o novo recurso para identificar filmes (tem mais de 240 mil títulos cadastrados), episódios de séries televisivas e programas ao vivo da TV.

Todas as informações de filmes e televisão obviamente são obtidas no maior banco de dados do mundo: o IMDb (que por sinal também é da Amazon). É interessante que, para esse tipo de conteúdo, o Fire Phone ainda consegue identificar os atores com o recurso X-Ray.

O Firefly também vem para facilitar a interação com anúncios, revistas, números de telefone, emails e endereços de sites. Ao verificar conteúdos desse tipo, o usuário recebe uma lista de opções úteis. Dá para salvar um número de telefone na agenda, acessar um website, enviar um email, compartilhar a informação, criar uma mensagem e muito mais sem precisar tocar no telefone.

Claro, todos os objetos (sejam CDs, livros ou quaisquer outros) que estiverem disponíveis na loja da Amazon podem ser rapidamente adicionados ao seu carrinho e, em poucos instantes, eles estarão a caminho da sua casa.

Muitas novidades vêm por aí

Além dessas facilidades, o Firefly poderá evoluir com o tempo, graças à possibilidade de interação com outros aplicativos. A Amazon liberou o kit de desenvolvimento do Firefly para que os desenvolvedores possam personalizar seus apps e criar ações próprias que usem o banco de dados do recurso conforme necessário.

Como você pode ver, não há nada de tão inovador (visto que muitas funcionalidades já existem em outros softwares e são bem avançadas), mas a integração das múltiplas funções e a possibilidade de realizar compras rapidamente é a grande sacada. O que você achou do Firefly? Ansioso para testar?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.