Adidas lança primeiro tênis de performance criado com fibra biodegradável

2 min de leitura
Imagem de: Adidas lança primeiro tênis de performance criado com fibra biodegradável

A Adidas parece realmente disposta a apostar suas fichas no tema sustentabilidade para provar que é uma empresa consciente e em sintonia com as atuais necessidades da sociedade. Depois de anunciar um calçado feito com plástico reciclado coletado no oceano, a fabricante revela agora o primeiro tênis feito com Biosteel, uma fibra de alta performance completamente natural e biodegradável.

Apresentado durante a conferência Biofabricate, em Nova York, o protótipo do Adidas Futurecraft Biofabric foi desenvolvido em parceria com a empresa alemã de biotecnologia AMSilk. De forma geral, o produto possui fibra 15% mais leve do que as soluções sintéticas convencionais e também é mais forte do que os materiais naturais já disponíveis no mercado.

O Adidas Futurecraft Biofabric e sua matéria-prima

Segundo o comunicado da empresa, o lançamento dá continuidade as inovações sustentáveis da Adidas, que começou pela reciclagem de plásticos em parceria com a Parley for the Oceans e agora atravessa uma fronteira totalmente nova ao investir em soluções que trazem a ciência e a natureza como parte das inovações em seus projetos.

“O anúncio da nossa parceria com a AMSilk e o lançamento do Adidas Futurecraft Biofabric são mais um passo em nosso compromisso de redefinir a indústria do esporte”, explica o vice-presidente de criação estratégica da Adidas, James Carnes. “Ao usar a fibra Biosteel nos nossos produtos, nós atingimos um nível incomparável de sustentabilidade”, explica o executivo, afirmando ainda que a novidade chega a um novo patamar de inovação biônica”.

Um bom ano para a Adidas

Estamos estabelecendo novos padrões em relação a funcionalidade de tecidos renováveis

Durante a conferência norte-americana, a promessa de Adidas e AMSilk foi de explorar em larga escala o uso do Biosteel nos produtos de performance. “Os tênis de esporte que foram desenvolvidos junto com a Adidas são os primeiros produtos do mundo com materiais de alta performance feitos a partir do tecido de biopolímeros. Com esse lançamento, estamos estabelecendo novos padrões em relação a funcionalidade de tecidos renováveis”, destaca Jens Klein, CEO da AMSilk.

As empresas querem dar mais usos ao material

Além do anúncio do Adidas Futurecraft Biofabric e da iniciativa junto ao Parley for the Oceans, a fabricante de vestuário e artigos esportivos também lançou uma série de produtos que compartilham da mesma temática de inovação e sustentabilidade ao longo de 2016. Isso inclui a fibra Futurecraft Tailored, que trouxe técnicas de fabricação avançadas ao setor – permitindo a criação de designs exclusivos de calçados –, e a produção do Futurecraft M.F.G, o primeiro produto criado na nova Speedfactory da Adidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.