Experimentamos os insanos patins motorizados ACTON RocketSkates [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Experimentamos os insanos patins motorizados ACTON RocketSkates [vídeo]

No dia 8 de julho de 2014, mais uma ideia curiosa começou a chamar a atenção de todos no Kickstarter, a maior plataforma de financiamento coletivo do mundo. O barulho foi tanto que ganhou uma matéria no TecMundo. O projeto era simples e tinha como objetivo desenvolver um par de patins inteligentes e motorizados capazes de oferecer uma alternativa para quem procura mobilidade urbana e entretenimento.

Em apenas alguns dias, o projeto acumulou o suficiente para sair do papel e o RocketSkates deixou o campo dos sonhos de seus idealizadores para se tornar uma realidade. Um dos 733 bakers – nome dado àqueles que contribuíram para uma causa no Kickstarter – fomos nós, o TecMundo. Por conta disso, recebemos o nosso exemplar e tivemos a oportunidade de brincar com ele durante alguns dias. Quer saber o que achamos desses patins motorizados insanos?

Especificações técnicas do modelo R10 do ACTON RocketSkates.

Especificações técnicas do ACTON RocketSkates – modelo R10

  • Motor: DC Brushless Hub Motor de 50 W
  • Velocidade máxima: 20 km/h*
  • Inclinação máxima suportada: entre 5° e 8°*
  • Tipo de bateria: íon de Lítio
  • Autonomia da bateria (distância): 16 km*
  • Autonomia da bateria (tempo): 90 minutos*
  • Tempo de carregamento: 2h30
  • Peso: 3 kg
  • Dimensões: 208 x 215 x 240 mm
  • Peso máximo suportado: 125 kg

*Valores estimados baseados em um peso e tempo de uso padrão

ACTON RocketSkates R10.

Lento? Não mesmo!

Pode não parecer, mas andar com o RocketSkates é uma tarefa bastante difícil e que exige muito treino. Muitos caíram ao tentar dar uma voltinha com ele e foi necessário pelo menos uns três dias para se adaptar bem ao seu funcionamento. Diferente dos patins tradicionais, não é preciso dar impulso para que ele funcione – exceto por um "pontapé inicial". O motor é que trabalha e movimenta as rodas.

O conjunto, que pesa mais de 3 kg, fica preso aos pés e deve ser usado sobre o calçado. Depois de equipados, é preciso parear os patins motorizados com um aplicativo próprio da fabricante desenvolvido para smartphones. E é através desse programa que será determinada a velocidade com a qual o RocketSkates vai rodar.

Comparação entre os três modos de velocidade do RocketSkates.

Três velocidades e um nível crescente de insanidade

Esses patins motorizados trazem três níveis de intensidade: Beginner (iniciante), Normal e Pro (profissional). Além da velocidade, a dificuldade também aumenta significativamente entre um modo e outro.

Com o tempo, controlar o RocketSkates no modo mais básico se torna uma atividade relativamente fácil. Porém, o nível intermediário já se mostra bastante difícil mesmo para quem tem um pouco de prática. Por conta disso, mal conseguimos experimentar a velocidade profissional, que é capaz de alcançar a impressionante marca de 20 km/h.

As três velocidades: iniciante, normal e profissional.

Começando a andar

Para dar a partida nesses patins, é necessário fazer com que as quatro rodas girem para frente. Esse pequeno detalhe evita que o mecanismo todo passe a funcionar sem que o usuário realmente faça um movimento para começar a andar com o RocketSkates.

Para frear, uma barreira física até funciona, mas a fabricante recomenda usar o sistema de freios localizado no calcanhar. Além disso, as pontas dos pés também ficam livres, o que pode ser uma alternativa para parar em velocidades baixas. Portanto, para tirar a velocidade máxima de cada nível, é preciso manter a base do RocketSkates paralela em relação ao chão, ou seja, sem nenhum tipo de inclinação – uma tarefa verdadeiramente difícil.

Apenas depois de muitos tombos conseguimos andar corretamente com o RocketSkates.

Detalhes técnicos

O RocketSkates é capaz de aguentar até 125 kg e três modelos estão disponíveis para os consumidores. A diferença entre cada um deles é a autonomia de bateria e a distância percorrida com cada carga, valores que podem sofrer alterações conforme o modo de uso e peso da pessoa.

  • Modelo R6 Rocket Red: 45 minutos / 9,5 km
  • Modelo R8 Terminator Chrome: 70 minutos / 12,8 km
  • Modelo R10 Deep Space Black: 90 minutos / 16 km

O conjunto acompanha um carregador próprio e leva aproximadamente cerca de duas horas para completar uma carga completa.

ACTON RocketSkates: destaque na CES 2015.

Desenvolvido pela empresa norte americana ACTON, o preço desses patins motorizados pode variar entre US$ 499 e US$ 699. Infelizmente, os RocketSkates ainda não podem ser adquiridos a partir da América Latina, quadro que pode mudar com a popularidade do produto, especialmente se considerarmos que ele é um dos destaques da CES 2015.

.....

O que vocês acharam desses patins motorizados? Dá vontade de dar uma voltinha, não é mesmo? Não deixe de comentar a sua opinião sobre o RocketSkates e conferir o vídeo que abre esta matéria, em que experimentamos esse produto insano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.