menu
Logo TecMundo
Segurança

Dicas de segurança para acessar o banco na internet [vídeo]

Práticas mais seguras e nada complicadas podem fazer diferença na hora de evitar que seus dados bancários caiam em mãos erradas.

schedule03/04/2012, às 14:10

Realizar serviços bancários pela web é uma das grandes facilidades que a internet trouxe para o cotidiano de muita gente. Com isso, muitas filas para pagamentos e transferências são evitadas, além de várias outras opções oferecidas pelas instituições bancárias diretamente do seu computador.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Entretanto, acessar sua conta do banco pela internet demanda muito cuidado, afinal, práticas não adequadas colocam em risco a sua segurança. Descuidos aqui podem trazer problemas sérios, como roubo de dinheiro, e grandes transtornos para você.

Para evitar qualquer dano grave, o Tecmundo lista agora algumas práticas simples e eficientes para acessar sua conta bancária pela internet. Além de dicas que envolvem o uso de outros aplicativos, há ainda alguns lembretes para que você não fique vulnerável às ações dos mal-intencionados.

De olho no link

Primeiro de tudo: nunca acredite em emails que chegam à sua caixa de entrada jurando ser uma mensagem de seu banco. Os bancos dificilmente se comunicam por este meio, pois normalmente há uma seção exclusiva para mensagens e notificações dentro da página da instituição, que você acessa somente após estar logado.

Procure sempre digitar o endereço manualmente na barra do navegador. Na página do banco, fique atento para o verdadeiro destino dos links que você clica: posicione o cursor do mouse sobre ele e confirme, na parte inferior do navegador, para onde ele vai levar você.

Ampliar

Página codificada é sempre mais segura

Um método encontrado por sites para garantir a segurança de informações sigilosas inseridas em suas páginas é a certificação. Algumas empresas, especialistas em segurança, analisam o nível de proteção do serviço e conferem um certificado digital, atestando para o internauta que é seguro acessar tal site.

A indicação de que uma página possui um certificado de segurança reconhecido é um pequeno cadeado exibido no canto da barra de endereços.

Nos navegadores atuais, quando você clica neste ícone, um menu aparece na tela dando mais informações sobre a certificação que o site possui, garantindo ainda mais a privacidade dos dados transferidos ali.

Linux direto do pendrive

Quando o assunto é infecção por vírus, computadores que usam Linux estão bem menos vulneráveis. Além do uso da arquitetura Unix, que é apontada como mais segura do que aquela usada pelo Windows, o sistema operacional livre não é tão popular quanto o SO da Microsoft em computadores pessoais, logo, hackers se preocupam menos com ele.

Assim sendo, o risco de você ser infectado por métodos tradicionais, como usando sites ou instalando aplicativos maliciosos, é consideravelmente menor. Então, a nossa primeira dica é: tenha sempre uma distribuição de Linux instalada em um pendrive. Assim, você pode acessar a internet (e usar o sistema como um todo) sem nenhum tipo de instalação na máquina.

Você precisa fazer o seguinte: faça o download de uma distribuição (Ubuntu, por exemplo), e também de um aplicativo para fazer a instalação do sistema em um pendrive (como o WinUSB Maker). Usar este programa é bem simples e você precisa apenas selecionar o arquivo ISO do Linux para realizar este processo.

Depois, basta dar boot no pendrive, inicializando o sistema com o dispositivo espetado no computador. Há ainda uma opção mais simples, que é “queimar” o arquivo de imagem ISO em um disco (CD ou DVD) e iniciar o computador com a mídia inserida no drive.

Usando uma máquina virtual

Outra opção segura é uma máquina virtual. Aqui, você faz o download de um programa como VirtualBox e instala um sistema operacional ali dentro, sem sair do Windows e sem nenhum trabalho.

A máquina virtual emula um computador à parte, ou seja, mesmo que ela seja infectada, o sistema “real” permanece intacto. Para criar uma máquina virtual é possível usar tanto o disco de instalação de um sistema quanto o arquivo de imagem ISO baixado da internet.

Mais detalhes sobre como criar uma máquina virtual podem ser encontrados no artigo “Como instalar o Windows 8 em uma máquina virtual”. Apesar de o foco do texto ser a instalação do Windows 8, o processo é o mesmo para a instalação de qualquer outro sistema operacional.

Sandbox = seguro e sem rastros

Outro recurso interessante e de fácil utilização é a chamada “caixa de areia” (sandbox). Elas criam um ambiente à parte dentro do seu sistema, no qual é possível rodar aplicativos e serviços normalmente e sem deixar rastros. Assim, você pode, por exemplo, abrir o navegador dentro da caixa de areia, acessar sua conta e, quando você reinicia o computador, todos os dados são apagados.

Os rastros de navegação e aplicativos normalmente são usados por malwares para infectar a máquina. Os softwares maliciosos procuram brechas deixadas por outros programas para agir em seu sistema. Instale o Sandboxie e, depois, basta executar os aplicativos por ele.

Outras dicas básicas

  • Quando acessar a página do banco, digite a senha errada na primeira vez. Se o erro for indicado, você está no lugar certo. Como sites piratas não têm como conferir a informação, pois querem apenas roubar sua senha, eles não vão acusar nenhum erro;
  • Jamais utilize computadores públicos (como lan houses e bibliotecas) para acessar sua conta. Aliás, use sempre o menor número possível de máquinas e dispositivos para usar o internet banking, pois assim as chances de problemas são reduzidas;
  • Mantenha navegadores e programas antivírus sempre atualizados, pois a última versão desses aplicativos está sempre mais preparada para lidar com as ameaças mais recentes. No Baixaki, você encontra sempre as últimas versões dos principais programas da internet;
  • Quando terminar tudo o que você fez no banco, lembre-se de clicar em “Sair” para encerrar sua sessão. Alguns bancos fazem isso automaticamente depois de um tempo, mas é bom não arriscar.