Como aumentar o tamanho da fonte do seu gadget para facilitar a leitura

2 min de leitura
Imagem de: Como aumentar o tamanho da fonte do seu gadget para facilitar a leitura
Imagem: ASRICERT

Nem todo mundo conta com uma visão boa o suficiente para enxergar as letrinhas miúdas em seu gadget. Algumas pessoas simplesmente têm problemas para ler textos em seu smartphone ou tablet, o que pode atrapalhar a experiência do usuário de uma forma geral.

Felizmente, por mais que muitos cidadãos desconheçam esse fato, os dois sistemas operacionais móveis mais famosos do mercado – ou seja, Android e iOS – possuem recursos de acessibilidade capazes de auxiliar você a reduzir esse pequeno incômodo. Para seguir os passos deste tutorial, tenha em mente que utilizamos aparelhos equipados com Android 4.4.4 KitKat e com iOS 7.1.2, mas os procedimentos são extremamente semelhantes para outras versões desses sistemas operacionais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em aparelhos da Apple

Em gadgets equipados com iOS, a primeira coisa que você deve fazer é abrir a janela de configurações e, logo na seção de ajustes gerais, tocar na opção “Tamanho do Texto”. Na janela que se abre, você encontra um slider que possibilita aumentar ou diminuir o tamanho das letras do sistema (e também dos aplicativos compatíveis com fontes dinâmicas).

Caso isso não seja o suficiente para resolver seu problema, volte para a tela anterior e selecione a opção “Acessibilidade”. Dentro desse setor estão diversas ferramentas que possibilitam um ajuste refinado na visibilidade da fonte, incluindo a possibilidade de aumentar ainda mais o tamanho das letras e personalizar o contraste do display. Todas essas configurações são aplicadas instantaneamente, e não há necessidade de reiniciar seu aparelho.

Em aparelhos com Android

Os smartphones e tablets equipados com o SO da Google possuem menos ferramentas para quem tem dificuldades de visão, mas ainda assim é possível aprimorar sua experiência com algumas dicas simples. Na janela de configurações do seu aparelho, role a tela até encontrar a opção “Acessibilidade”. Aqui não é possível escolher detalhadamente o tamanho de fonte que você quer: o máximo que você pode fazer é clicar em “Texto grande” para aumentar a fonte do sistema operacional.

Vale lembrar que, assim como ocorre no iOS, aumentar a fonte no Android não é algo efetivo para todos os apps. Alguns softwares baixados na Play Store podem não ser compatíveis com fontes dinâmicas e vão continuar com suas letrinhas miúdas – o aplicativo oficial da rede social Facebook é um bom exemplo disso.

Outro truque que pode ser útil para usuários do robozinho verde é ativar o recurso “Gesto de ampliação”. Com ele ativo, você pode tocar três vezes na tela para aplicar zoom – uma forma prática de substituir o famosíssimo gesto pinch-to-zoom (fazer uma “pinça” com os dedos indicador e polegar). Para retirar o zoom, basta dar três toques consecutivos novamente.

E então? Curtiu nossas dicas? Siga o tutorial e nunca mais sofra com problemas de visão em seu dispositivo móvel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.