Será este o smartwatch Samsung Galaxy Gear?

2 min de leitura
Imagem de: Será este o smartwatch Samsung Galaxy Gear?

(Fonte da imagem: Reprodução/Venturebeat)

Os rumores sobre o Galaxy Gear não param de sair, mas parece que nenhum deles será tão completo e fiel à realidade quanto este vazamento. O site Venturebeat teve acesso a um vídeo de marketing e a um protótipo do smartwatch a partir de uma fonte anônima, que trabalha em uma das parceiras da Samsung e recebeu uma unidade do acessório.

Logo de início, o visual causa algum estranhamento: a tela parece ser grande e “quadrada” demais para pulsos mais finos e parece um smartphone em miniatura, apesar de não ser muito pesado. Vale ressaltar que ele pode não ser a forma final, já que se trata de um protótipo, mas a versão definitiva “não estaria longe disso”.

O smartwatch seria pareado com dispositivos Android (até o momento, só os Galaxy S) e possui funções básicas, como email, câmera fotográfica, galeria de imagens e redes sociais. Confira algumas das especificações reconhecidas:

  • Tela OLED com 3” de diagonal;
  • Conectividade WiFi e Bluetooth;
  • Câmera digital de 4 MP;
  • Alto-falantes;

Preocupação de muita gente, a bateria parece durar 10 horas ou mais, dependendo das funções utilizadas com frequência no relógio.

Especial para atletas

Apesar de mirar todos os públicos loucos por eletrônicos, a Samsung parece apostar em atletas amadores e profissionais como o público mais fiel do Galaxy Gear. São várias as funcionalidades do relógio inteligente que agradam a quem gosta de corridas de rua e fitness em geral.

(Fonte da imagem: Reprodução/Venturebeat)

A câmera digital, integrada à pulseira do smartwatch, serve principalmente para tirar fotos das refeições para um controle de dieta. Um sensor faz o cálculo de batimentos cardíacos, calorias perdidas e passos para que você controle a saúde de perto, e comandos de voz fazem com que você dê ordens ao acessório mesmo enquanto estiver a toda velocidade no exercício. Aplicativos para Android destinados a fitness e saúde em geral já vêm pré-instalados.

As críticas já começaram

O visual pouco convencional e ser novidade em um mercado (no caso, de smartwatches) rende muitas críticas ao Galaxy Gear – e as primeiras já surgiram após este vazamento. A mais pontual é sobre o visual masculino demais, o que afastaria boa parte do público feminino.

O rascunho feito por quem testou o aparelho mostra: alguns pulsos podem não se dar bem com o Galaxy Gear.
(Fonte da imagem: Reprodução/Venturebeat)

Há ainda preocupações com a baixa duração da bateria (muita gente já não aguenta recarregar o smartphone uma vez por dia) e o tamanho da tela – apesar de leve, será que ela não deixa mesmo o braço desconfortável?

Essas questões só começam a ser solucionadas na IFA 2013 e, antes disso, nesta quarta-feira (4), quando a Samsung deve revelar o Galaxy Gear em evento oficial, juntamente com o Galaxy Note 3.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.