Samsung lidera mercado de celulares no mundo; Lenovo é a que mais cresce

1 min de leitura
Imagem de: Samsung lidera mercado de celulares no mundo; Lenovo é a que mais cresce

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A Samsung terminou o ano de 2013 como a principal companhia de smartphones do mercado mundial. Dados divulgados nesta semana pela empresa de consultoria Gartner apontam que a companhia sul-coreana entregou nada menos que 299,7 milhões de unidades para os consumidores nos últimos 12 meses – o que representa 31% do mercado.

Em relação ao mesmo período de 2012, entretanto, o crescimento foi pequeno. A Samsung também havia terminado 2012 na liderança, com o percentual de 30,3% do mercado. Dessa forma, com crescimento de 0,7%, é possível afirmar que a companhia se mantém estável na primeira posição.

A Apple, segunda colocada, foi a única empresa entre as cinco primeiras a perder uma fatia de mercado. Em 2012 a companhia liderada por Tim Cook detinha 19,1% do mercado e em 2013 caiu para 15,6% - um recuo de 3,5% pontos percentuais.

Aumenta a briga pelo terceiro lugar

A empresa chinesa Huawei saltou de 4% para 4,8% e, com isso, se manteve na terceira posição. Entretanto, apesar do crescimento, a companhia agora vê ameaçada essa colocação por conta do crescimento da LG, que saltou de 3,8% para 4,8%. Na quinta posição está a Lenovo, que passou dos 3,2% para 4,5% — maior crescimento entre as cinco primeiras do ranking.

Outro detalhe revelado pela pesquisa da Gartner é que pela primeira vez na história as vendas de smartphones superaram as de celulares comuns. Segundo a empresa, 57,6% dos aparelhos vendidos contavam com recursos inteligentes.

O mercado de celulares no mundo em 2013

  1. Samsung 31%
  2. Apple 15,6%
  3. Huawei 4,8%
  4. LG 4,8%
  5. Lenovo 4,5%
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.