O que é e para que serve um fan mate?

1 min de leitura
Imagem de: O que é e para que serve um fan mate?

(Fonte da imagem: Divulgação/Zalman)

Você já reparou que em alguns computadores o cooler, também chamado de ventoinha, faz bastante barulho? Embora seja bastante comum, nem sempre a causa de tanto ruído é sujeira. Muitas vezes é simplesmente o som que o dispositivo faz enquanto está trabalhando.

Muitos usuários não gostam de barulho enquanto estão utilizando o computador. Para tentar encontrar um bom balanço entre refrigeração do computador e barulho emitido, foram criados os fan mates.

Fan...

Os fan mates são dispositivos que permitem ao usuário controlar a rotação do cooler presente no computador. Com isso, ele consegue encontrar um ponto de equilíbrio entre a eficiência da ventoinha e o barulho emitido quando ela trabalha.

Além disso, os fan mates tornam possível a alteração na velocidade de rotação do cooler sem que o usuário tenha que acessar e modificar os dados da BIOS. Com isso, as chances de alterar alguma configuração errada e ter maiores problemas são bem menores.

(Fonte da imagem: Divulgação/Zalman)

Normalmente os aparelhos são pequenos e podem ser colocados em qualquer lugar, dentro ou fora do gabinete. A instalação de um fan mate varia um pouco de acordo com o fabricante ou com o modelo escolhido, mas o princípio básico é praticamente o mesmo: conecta-se o cooler ao dispositivo e esse à placa-mãe.

Existem diversos modelos de fan mates. Há aqueles para controlar apenas um cooler e outros que dão ao usuário o poder de alterar a velocidade de várias ventoinhas. Nesse caso, há diversos potenciômetros (ou botões de outros tipos), um para cada dispositivo de refrigeração presente na máquina.

(Fonte da imagem: Divulgação/Zalman)

Mas e a refrigeração?

Muitas vezes reduzir um pouco a velocidade de rotação do cooler faz com que o ruído emitido por ele seja eliminado, ou pelo menos diminuído, sem que isso prejudique de forma significativa a eficiência do periférico na hora de refrigerar o processador.

Toda modificação na parte física de um computador deve ser feita de forma cuidadosa e de preferência na presença de um profissional da área. Baixar demais a velocidade do cooler vai fazer com que a refrigeração do computador seja prejudicada, o que pode trazer vários problemas para o desempenho da máquina e seus componentes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.