Conferência Google I/O 2011 [cobertura ao vivo]

3 min de leitura
Imagem de: Conferência Google I/O 2011 [cobertura ao vivo]

Atenção! O vídeo acima funcionará apenas a partir das 13h, horário em que começaremos a cobertura minuto a minuto.

(Fonte da imagem: Google)

O Google I/O é a conferência anual de desenvolvedores da companhia, que em 2011, acontece no Moscone Center, em São Francisco. Com mais de 5 mil participantes vindo de 60 países, o evento terá mais de 110 sessões, 261 palestrantes e contará com a participação de 152 parceiros da Google – a expectativa é de que esta seja a maior conferência da história da companhia.

Horário

O evento acontece nos dias 10 (das 9h às 17h15) e 11 de maio (das 8h30 às 17h45), com transmissão ao vivo através do site oficial. Quem mora no Brasil pode acompanhar o evento na terça-feira a partir das 13h, e na quarta-feira a partir da 12h30 (ambos os horários seguem a hora oficial de Brasília).

O Tecmundo realiza a transmissão ao vivo dos keynotes da Google, e traz em primeira mão todas as novidades anunciadas durante o evento.

O que esperar do Google I/O 2011?

Os focos da conferência em 2011 serão o sistema operacional Android e o navegador Google Chrome. Os times comandados pelos engenheiros Andy Rubin e Sundar Piachai vão demonstrar novas funções dos produtos, mostrar relances do que esperar nas próximas atualizações, além de revelar detalhes sobre a estratégia de crescimento por trás das plataformas.

Confira abaixo alguns dos anúncios que devem ser feitos durante o evento:

Google Music

A Google deve aproveitar o Google I/O 2011 para oficializar o lançamento de um novo sistema de streaming de músicas através da nuvem. Funcionado de forma semelhante ao Cloud Player, da Amazon, a novidade deve permitir que cada usuário armazene cerca de 20 mil músicas nos servidores da companhia, podendo acessá-las através do navegador ou de smartphones Android. Clique aqui para conferir mais detalhes.

Nova versão do Android

(Fonte da imagem: Business Insider)Uma nova versão do sistema operacional da Google para portáteis deve ser um dos destaques da conferência. A expectativa é que o novo Android, chamado Ice Cream Sandwich, traga uma aproximação maior entre as versões do sistema operacional desenvolvidas para tablets e smartphones.

Tablet Nexus T

Um dos principais anúncios da conferência deve ser um novo tablet, que deve ser lançado com o nome Nexus T. O aparelho deve contar com o processador Tegra 2 da NVIDIA, tela com resolução de 1280 x 800, com aspecto de imagem 16:10.

O destaque do aparelho deve ser a bateria de Ion-Lítio prismático, que proporciona um tempo de vida três vezes maior em relação às demais opções disponíveis no mercado. Caso o lançamento seja confirmado, significa que a Apple terá de lidar com mais um competidor de peso no mercado que domina atualmente.

Buscas melhores no Android Marketplace

Uma das novidades mais esperadas por quem desenvolve aplicativos para o Android, que deve ser anunciada oficialmente durante o Google I/O, é a reformulação do sistema de buscas do Android Markertplace. Entre as novidades, estará a possibilidade de pesquisar textos completos no sistema, além de uma solução que permita encontrar mais facilmente os aplicativos disponíveis na loja.

Google TV reformulada

(Fonte da imagem: Google)

Tudo indica que a companhia deve anunciar uma nova versão do Google TV, com hardware mais potente e interface redesenhada. Além disso, é esperado o lançamento de uma versão integrada do Android Marketplace para aplicativos relacionados ao produto.

Foco em jogos para redes sociais

Uma oferta de emprego recente criada pela Google indicava que a companhia estava procurando um gerente de produto para jogos com focos em redes sociais. Embora isso possa indicar somente um foco maior na promoção de títulos através do YouTube, não seria nada espantoso se a companhia anunciasse um serviço capaz de competir em popularidade com os aplicativos disponíveis no Facebook.

Mais notebooks com o Chrome OS

O Google I/O é a oportunidade perfeita para a companhia revelar as novas adições à sua linha de notebooks com o Chrome OS. A Samsung deve anunciar ao menos um aparelho, batizado como Alex, que já teve suas especificações divulgadas em abril deste ano. O fato de a companhia ter marcado um conferência de imprensa um dia após o término do evento só reforça os indícios de que o anúncio realmente vai acontecer.

Site de compras coletivas

Tudo indica que a fase de testes Beta do Google Offers será anunciada. O produto tem como objetivo ser um forte concorrente do Groupon, que domina o mercado de compras coletivas nos Estados Unidos. Os testes da novidade devem começar ainda este mês, com foco inicial nas cidades de Portland e Oregon.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.