Como girar a imagem do PC para usar o monitor na vertical

2 min de leitura
Imagem de: Como girar a imagem do PC para usar o monitor na vertical

Como mudar a orientação da tela

Desde os computadores mais antigos, normalmente a disposição da imagem na tela é a mesma: na horizontal. Com exceção de quando os monitores costumavam ser mais quadrados, essa costuma ser a forma mais otimizada de se trabalhar, especialmente com monitores widescreen (que engloba a grande maioria dos modelos atuais).

Entretanto, digamos que seja preciso trabalhar com o monitor na vertical para se melhorar a visão do que está presente na tela. Com relação à parte física, alguns monitores contam com o suporte para serem dispostos dessa forma na mesa, ou até mesmo podem ser fixados diretamente à parede. Agora, como girar a imagem?

Isso pode ser feito de forma ainda mais simples, seguindo apenas alguns poucos passos, como é mostrado a seguir.

Gire a imagem do monitor

Primeiro clique com o botão direito do mouse na Área de trabalho de seu computador. Então, escolha a alternativa “Resolução da tela”.

Entrando nas propriedades de resolução

Feito isso, uma nova janela é aberta, mostrando as propriedades de sua tela. Agora, tudo o que você precisa fazer é escolher a opção “Retrato” na caixa “Orientação”. Clique em “Aplicar” para testar o novo sentido da imagem. Uma mensagem solicita que você confirme a operação. Em seguida, clique em “OK” para salvar as alterações.

Mudando para Retrato

Prontinho! Agora você já sabe o que fazer para trabalhar com o monitor na vertical. Para reverter o processo, basta seguir os mesmos passos e escolher “Paisagem” na caixa “Orientação”.

Alternativas

O Windows conta com um atalho de teclado para esta função. Entretanto, vale lembrar que dependendo do modelo do seu monitor, ele pode não funcionar.  Para trocar a orientação por ele, utilize as teclas “Ctrl + Alt” seguidas de uma das setas do teclado (direita, esquerda, cima e baixo). Cada uma das setinhas troca para um sentido.

Para voltar ao modo paisagem, basta utilizar o “Ctrl + Alt + seta para cima”. Da mesma forma, algumas placas de vídeo também possuem configurações e atalhos específicos para essa função. Para saber quais são eles, consulte as especificações do modelo presente em seu computador.

Utilidades e monitores

As grandes vantagens de se ter um monitor que muda de orientação é que isso pode ser algo muito prático. Se você estiver trabalhando em um projeto de programação, por exemplo, trocar a orientação da tela pode permitir que você tenha uma visão mais prática de seu código (além de ser mais estendida).

Alguns jogos também ficariam muito melhores se os monitores fossem na vertical em vez de widescreen. Ou, você pode alinhar mais de um monitor e aumentar ainda mais a extensão de sua tela (trabalhando com dois ou três deles, por exemplo).

Por último, vale lembrar que nem todos os monitores possuem a base com a possibilidade de rotacionar (chamada de base pivot por muitas marcas). Alguns exemplos de modelos compatíveis são o Samsung 400 DXN (LCD 40 polegadas), Samsung 460 DXN (LCD 46 polegadas), Lenovo L200X (LCD 22 polegadas) e Dell Ultrasharp 2208 WFP (LCD 22 polegadas).

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.