O que significa o sinal verde em um site no Firefox 4?

2 min de leitura
Imagem de: O que significa o sinal verde em um site no Firefox 4?

Sites com a cor verde possuem o certificado EV SSL

Talvez você já tenha visto que, ao acessar alguns sites, a barra de endereços do navegador apresenta a tonalidade verde no canto esquerdo. Quando isso acontecer, saiba que você está navegando em um site seguro, o qual teve a identidade virtual testada e autenticada. Em palavras mais simples, indica que a conexão é confiável.

Outra forma de identificar esse grau de segurança é observando se há o desenho de um pequeno cadeado de segurança na barra do navegador. Essa identificação ocorre graças a um dos protocolos de segurança existentes, que é o SSL (Secure Socket Layer).

Como ele funciona?

Para entender melhor, veja de maneira rápida como funciona o certificado SSL. Quando um navegador (independente de qual seja: Firefox, Internet Explorer, Opera, Chrome etc.) acessa uma URL da internet que possui identificação como sendo “segura”, ele solicita o envio do Certificado Digital.

Em seguida, ele checa três informações: se o certificado enviado é confiável, se ele é válido e se está relacionado com o site que o enviou. Uma vez checadas estas informações, as mensagens são trocadas. Inclusive é daí que vem a simbologia do cadeado, pois  há a “abertura” de uma chave pública previamente criptografada por uma privada (simétrica).

O verde indica um site confiável

Então, pensando nos usuários que se preocupam com os locais de navegação nos quais fazem compras, por exemplo, o browser mostra que o site é seguro exibindo uma parte da barra de endereços na cor verde. Isso também facilita na hora de visualizar, afinal o colorido chama muito mais a atenção do que um pequeno cadeado no navegador.

Site com certificação digital EV SSL

Esse tipo de certificado é mais comumente encontrado em páginas relacionadas aos servidores de email, bancos, serviços de pagamento terceirizados e páginas de entidades governamentais. Inclusive, se você quiser saber mais sobre a certificação de um site, basta clicar no texto verdinho, fazendo que o navegador abra uma pequena janela mostrando os detalhes.

Além disso, essa certificação também mostra os sites em que você precisa ter certo cuidado: os que possuem certificado web tradicional ficam com o canto amarelo e páginas inseguras recebem a cor vermelha. Apesar de ser mais comum observar esta função em sites estrangeiros, mais os brasileiros têm aderido à ideia a cada dia.

Por vezes, no caso de bancos e alguns órgãos governamentais, a cor pode ficar azul, como mostrado na imagem abaixo:

Site com a certificação em azul

Agora você já sabe! Sempre que a cor verde for mostrada no Firefox 4, significa que o site conta com o Certificado para Servidor Web EV SSL, que é o maior grau de segurança  no quesito de autenticação para um site.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.