Como usar o Mozilla Firefox

Principais funcionalidades do navegador que veio para desbancar o Internet Explorer.
  • Visualizações38.470 visualizações
Por Oliver Hautsch em 17 de Novembro de 2008

A frase acima pode parecer presunçosa, mas o navegador da Mozilla tem tudo para se tornar o futuro padrão da categoria. Se isso vai acontecer realmente não há como saber. O que podemos dizer é que o Firefox é inovador desde o seu lançamento e, em alguns aspectos, sempre saiu na frente do Internet Explorer. Prova disso é o recurso de abas, que sempre esteve presente no Firefox e foi recentemente incorporado no Internet Explorer, bem como a barra de busca embutida.

Abas

Um dos recursos mais bacanas do Firefox é o seu suporte nativo a abas desde sua primeira versão. Isso é ótimo para os usuários mais aficionados, que costumam abrir inúmeras páginas ao mesmo tempo, pois ao invés de abarrotar a barra de tarefas do Windows, você pode entupir a janela do Firefox à vontade, sem atrapalhar a visualização dos outros programas abertos. Além disso, você pode mudar a ordem das abas simplesmente arrastando-as para a posição desejada. Isso é impossível quando se usa a navegação com janelas, pois o Windows as deixa na ordem em que elas são abertas, sem a possibilidade de mudança.

Há diversas maneiras de abrir novas abas no Firefox. Uma delas é clicar com o botão direito do mouse em um link e depois em “Abrir em nova aba”, no menu que aparece. Para abrir uma aba em branco, você pode clicar no menu “Arquivo” e depois em “Nova aba”, mas a maneira mais rápida e fácil é utilizar o atalho do teclado. Pressionando a tecla CTRL + T, você dá ao Firefox o comando para que abra uma aba em branco.

Colorful Tabs é o nome do complemento que deixa suas abas coloridas.

Para fechar as abas também existem várias formas diferentes. Você pode clicar no X que fica do lado de cada uma, ou simplesmente utilizar o atalho CTRL + F4. A maioria dos mouses atuais vêm com a roda, que também é um botão. Outra forma de fechar uma aba é clicar em seu título com a roda do mouse.

Existem vários tipos de extensões disponíveis para melhorar o gerenciamento de suas abas. Perceba que na imagem acima as abas estão coloridas. Isso facilita a visualização. Se você fechar alguma aba por acidente, também pode fazer o download de uma extensão que desfaz esse fechamento errôneo. Veja o item “Extensões” deste artigo para maiores informações sobre elas.

Busca embutida

Outro recurso que o Firefox sempre teve e que facilita muito a vida dos internautas é a barra de busca embutida. Assim como as abas, a barra de busca embutida foi copiada pela Microsoft na versão 7 do Internet Explorer. Hoje, a maioria dos navegadores suporta as abas e tem sua própria barra de busca.

Alterando o mecanismo de busca de sua barra integrada.

Você pode adicionar novos mecanismos de busca à sua barra, clicando no botão que contém a imagem do mecanismo atual e uma pequena seta para baixo. Depois clique em “organizar pesquisas” para ver quais os sites de busca estão disponíveis. Caso o que você deseja não esteja na lista, clique no link “adicionar pesquisas” para que o Firefox mostre uma página com os sistemas disponíveis.

Gerenciamento de favoritos

Barra de favoritos destacada.

Ninguém gosta de perder tempo, e para economizar o seu, o Firefox dispõe da barra de favoritos, que agiliza o processo de acessar os sites que você mais visita. Sempre que você adicionar uma página aos seus favoritos, será exibida a tela abaixo. Clique na seta para baixo do campo “pasta” e depois na opção “barra dos favoritos”. Em seguida, clique em "Concluir" para que seja adicionado um botão abaixo da barra de endereços, com o nome definido por você e o link para o site adicionado.

Adicionando links à barra de favoritos.

Você pode mudar a ordem dos botões da barra de favoritos. Basta clicar no botão desejado e arrastá-lo para a posição que você quiser. Se você arrastar um botão para uma aba ou para a barra de endereços, também será aberta a página do favorito associado ao botão.

O menu “Favoritos” também tem algumas opções “escondidas” que, inclusive, em versões anteriores eram melhores. Um exemplo é a ordem dos links. Antes você podia clicar em qualquer um dos links com o botão direito e depois em “ordenar pelo nome” para organizar o menu conforme o nome do favorito, definido por você.

Ordenando seus favoritos por nome.

Na versão 3, só é possível ordenar a lista alfabeticamente abrindo o menu “Favoritos”, clicando com o botão direito do mouse sobre um dos primeiros quatro itens e depois em “Ordenar pelo nome”. O porquê da posição desse comando ser essa é algo misterioso, pois se você clicar com o botão direito do mouse sobre algum dos links que adicionou no menu de favoritos, a opção de ordenar pelo nome não aparecerá.

Extensões

A melhor maneira de incrementar seu Firefox é utilizando as extensões. Existem milhares delas disponíveis para download gratuitamente. Você só precisa clicar no menu “Ferramentas” depois em “Complementos”. Será aberta uma janela mostrando algumas das melhores extensões do momento. Basta selecionar a desejada e clicar no botão “Adicionar ao Firefox” para que seja feito o download e a instalação. Pode ser necessário o reinício do navegador para que o complemento seja instalado corretamente.

Janela de complementos exibindo as sugestões.

Há um link na área superior direita da janela de complementos, com o texto “Exibir todos os complementos”. Clique nele para ir para a página oficial de complementos do Firefox. Há tantas extensões disponíveis que é praticamente impossível não encontrar algo que você queira ou precise. Para cada coisa que você quiser fazer, alguém já deve ter criado uma extensão que realiza.

*O Baixaki possui uma categoria só de extensões para o Firefox. Clique aqui para ver as extensões que selecionamos e publicamos para você fazer download a vontade.

*Cuidado quando você instala complementos no seu Firefox. Como as extensões são carregadas quando o navegador é aberto, o excesso delas instaladas ao mesmo tempo pode deixar o programa instável, lento e até imprestável.

Atalhos do teclado

A melhor maneira de deixar mais rápida a operação de qualquer programa é memorizar suas teclas de atalho. Isso também vale para o Firefox, que oferece vários atalhos ótimos para facilitar sua vida. Veja abaixo alguns dos mais úteis.

CTRL + ENTER: utilize essas teclas para preencher endereços automaticamente. Por exemplo: digite a palavra “baixaki” na barra de endereço do seu Firefox, aperte o CTRL + ENTER e veja o que acontece. Aparecerá automaticamente o “www.” antes e “.com.br” depois. Isso vale para o Firefox em português. A versão em inglês preenche o endereço com “.com”.
CTRL + T: abre uma nova aba vazia.
CTRL + TAB: alterna entre as abas abertas. Use CTRL + SHIFT + TAB para alternar na direção contrária.
CTRL + W ou CTRL + F4: fecha a aba ativa.
CTRL + D: adiciona a página atual aos favoritos.
CTRL + B: abre os favoritos como um painel acoplado à área esquerda do navegador.
CTRL + J: abre a janela do gerenciador de downloads.
CTRL + K: posiciona o cursor do teclado na barra de busca embutida.
CTRL + SHIFT + DEL: abre a janela de opções para remover histórico, senhas, dados pessoais, cookies e arquivos temporários armazenados.
CTRL + F: abre a barra de pesquisa, para que você possa buscar o texto digitado, dentro da página atual.
F3: caso você já tenha digitado algo na barra de pesquisa, o F3 destacará a próxima ocorrência do texto procurado.
F11: alterna entre tela normal e tela cheia.
BACKSPACE ou ALT + SETA PARA ESQUERDA: têm a mesma função do botão “voltar”.
ALT + SETA PARA DIREITA: tem a mesma função do botão “avançar”.
ALT + HOME: vai para a página definida como página padrão (ou página inicial) do navegador.

*Caso você conheça algum atalho que não mostramos aqui, fique à vontade para compartilhá-lo conosco através dos comentários do artigo.

Personalização

Exemplo de tema para o Firefox.

É óbvio que o Firefox não poderia ficar de fora no quesito personalização. Instalar temas nos programas para mudar o visual é algo obrigatório para vários tipos de software, incluindo navegadores. Nesse sentido o Firefox também sai na frente em relação ao Internet Explorer, pois o navegador da Microsoft não oferece suporte à mudança do visual, a não ser através dos temas do próprio Windows.

Para alterar a aparência do seu Firefox, clique no menu “Ferramentas”, depois em “Complementos”. Na janela de complementos, clique no item “temas”. Você verá a lista de temas instalados. Selecione o que mais agrada e clique no botão “usar tema”. Você terá que reiniciar o Firefox para que o tema escolhido seja ativado.

Janela de complementos exibindo a área de temas.

Caso você não tenha nenhum estilo visual instalado, clique aqui para ir para a categoria certa no site do Firefox e procure dentro dos milhares disponíveis para download.

O Firefox tem tudo para se tornar um gigante em número de usuários. Se depender da facilidade de uso, recursos disponíveis e versatilidade, ele já ganhou.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!