Estudantes criam veículo capaz de rodar 1000 quilômetros por litro

1 min de leitura
Imagem de: Estudantes criam veículo capaz de rodar 1000 quilômetros por litro

O carro mais eficiente do mundo (Fonte da imagem: Shell)

Um grupo de estudantes da Université Laval construiu um dos carros mais eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível. Batizado de Alerion, o veículo possui apenas três rodas e faz aproximadamente 2564,8 mpg (milhas por galão), o equivalente a 1090,3 quilômetros por litro.

O carro é resultado de uma iniciativa da empresa Shell, que promove o Shell Eco-marathon, uma competição que desafia alunos a criar, construir e dirigir veículos que sejam mais eficientes no consumo de combustível do que aqueles presentes no mercado ou criados em edições anteriores do evento.

A estrutura do Alerion não é das mais confortáveis e a velocidade máxima do veículo é de apenas 24,14 km/h (15 mph), mas características como essas não são avaliadas no Shell Eco-marathon. O que os juízes da competição avaliam é o consumo de combustível e a originalidade da tecnologia envolvida.

A competição

O objetivo da Shell Eco-marathon é simples: completar dez voltas em torno do Houston Park a uma velocidade de 15 mph, consumindo a menor quantidade de combustível possível. Os carros utilizam  de gasolina a biodiesel para mover os carros.

Este ano a empresa responsável pela competição criou uma categoria especial, a e-mobility. Nela, apenas carros que utilizem energia alternativa (elétrica, solar, hidrogênio) podem competir. Confira abaixo alguns veículos exibidos na Shell Eco-marahon.

E o carro ultraeficiente, como fica?

Os resultados obitdos pelos estudantes da Université Laval, assim como outras boas ideias que surgiram na competição, podem ser aplicados na indústria de automóvel. Universidades e empresas estão estudando os protótipos apresentados na competição a fim de tirar maior proveito das tecnologias utilizadas. Maiores detalhes a respeito dos carros não foram divulgados.

Quem sabe em um futuro próximo não surjam veículos extremamente eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível e com um desempenho igual ou superior ao apresentado atualmente?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.