Kinect permite controlar uma cadeira através de gestos das mãos

1 min de leitura
Imagem de: Kinect permite controlar uma cadeira através de gestos das mãos

Durante a conferência MIX11, que acontece nesta semana nos Estados Unidos, a Microsoft provou que o Kinect não é feito apenas para jogar. A criação de Clint Rutkas e Dan Fernandes mostra que o usuário pode controlar uma poltrona através dos gestos das mãos, sem que seja preciso levantar-se para isso.

A Jellybean utiliza uma plataforma ligada ao Kinect e a um notebook, no qual você pode visualizar como o equipamento da Microsoft está lendo os movimentos realizados. Ao mexer suas mãos para cima, para baixo ou para os lados, o programa lê os comandos e coloca a cadeira para funcionar.

Além de controlar a velocidade na qual a Jellybean se desloca, é possível também retroceder com a ajuda do computador, que passa a funcionar como um retrovisor quando essa função é acionada. Com isso, idosos ou pessoas que possuam dificuldade de locomoção não precisam mais que alguém empurre a cadeira (ou poltrona, no caso) para ir de um lugar para outro.

O desenvolvedor afirma que irá disponibilizar em breve os códigos do software e os locais para se adquirir os equipamentos requeridos para tal adaptação. Dessa forma, quem tiver dinheiro sobrando pode, com um pouco de conhecimento técnico, montar também uma cadeira do gênero.

Apesar de ser um sistema inovador, a Jellybean ainda traz algumas dificuldades para quem testa a ferramenta pela primeira vez, como se pode ver em alguns vídeos gravados por participantes da conferência que testaram o equipamento. Apesar de ainda ser um brinquedo para os geeks de plantão, o potencial da poltrona é enorme, podendo ajudar quem precisa de ajuda para se locomover.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.