Como remover o botão laranja do Firefox 4

2 min de leitura
Imagem de: Como remover o botão laranja do Firefox 4

A remodelagem de visual que o Firefox recebeu em sua quarta edição deu o que falar entre os usuários. Grande parte dos fãs do navegador ficou satisfeita com as alterações, mas nem todos gostaram do botão laranja presente no canto superior esquerdo da tela.

Esse botão permite o acesso a diversas funcionalidades do Firefox, tais como abrir uma nova aba, iniciar navegação privativa, salva, imprimir e visualização em tela cheia. Além disso, por meio dele os usuários podem acessar os complementos instalados e os favoritos, opções que também podem ser vistas com um simples toque na tecla “Alt”.

Dessa forma, se você não gostou muito do novo botão laranja exibido pelo Firefox 4, saiba que é possível eliminar a opção ou realocá-la na interface do navegador. O Baixaki criou este rápido tutorial ensinando o usuário a realizar as duas façanhas.

Pré-requisitos

Para seguir este tutorial sem problemas, você precisa ter instalado em seu computador o Mozilla Firefox 4. Ao longo do texto, alguns complementos serão citados, mas os passos para instalá-los e configurá-los (quando necessário) serão descritos em maiores detalhes. Clique no botão abaixo para baixar a versão mais recente do navegador da raposa.

Clique para baixar o Firefox 4

Como fazer

Uma maneira de se livrar de vez do botão laranja exibido na nova versão do Firefox é instalando o complemento App Button Remove. Ele é a forma mais simples para remover a indesejada opção no navegador. A principal vantagem desse add-on é que, depois da instalação, o usuário não precisa reiniciar o browser para que as alterações tenham efeito sobre a interface.

Além disso, a usabilidade do complemento é bem simples. Tudo o que o usuário precisa fazer é instalar o App Button Remove e aguardar alguns segundo para que as modificações sejam feitas. Embora não permita nenhum tipo de configuração, o add-on cumpre muito bem o objetivo para o qual foi desenvolvido: desaparecer com o botão presente no canto esquerdo superior do Firefox 4.

Para ter o botão de volta ao Firefox, basta desativar ou desinstalar a extensão na janela “Complementos”. Uma vez feito isso, o botão estará novamente fixo ao topo da tela.

Dica

Se você não quer eliminar totalmente o botão laranja da interface do Firefox 4, pode simplesmente diminuí-lo ou realocá-lo para outra posição. O complemento Movable Firefox Button pode ser muito útil nesse caso.

Botão movido com o Movable Firefox Button

A extensão funciona com qualquer outra, e começa a atuar imediatamente após a reinicialização do navegador. Com ele, o botão “Firefox” deixa o topo da janela e passa a habitar ao lado das abas do navegador. A partir daí, o usuário pode posicionar o botão onde desejar: basta clicar com o botão direito sobre ele, escolher a opção “Personalizar” e então arrastá-lo com o mouse.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.