Seleção: as melhores opções para turbinar as abas do Firefox 4

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: as melhores opções para turbinar as abas do Firefox 4

O Firefox é herdeiro direto do Netscape, o primeiro navegador a inovar ao implementar a navegação por meio de abas. Esse modo bastante prático de navegar hoje é padrão em todos os grandes navegadores da web; e, na versão 4.0 do navegador da Mozilla, ele ganhou mais inovações, como o sistema Panorama, que permite organizar as abas abertas em grupos.

Contudo, um dos fatores que mais proporciona inovação para esse navegador é o suporte para complementos. Então, para quem não abre mão da navegação em abas, mas também não deixa de lado um bom complemento, o Baixaki disponibiliza agora uma seleção com várias extensões para turbinar as abas do Firefox.

FabTabs

Quem gosta de modificar a parte visual do navegador não pode deixar de testar o FabTabs. Esse complemento oferece um modo bastante inteligente para colorir as abas. Tudo bem que esse tipo de recurso não é nenhuma novidade, porém, o diferencial aqui está no modo como isso é feito.

O FabTabs escolhe a cor de uma aba baseando-se na cor predominante na página visitada. Isso significa que as abas são coloridas automaticamente e, caso você acesse um novo site em uma mesma guia, ela é recolorida.  O complemento conta com uma série de opções para personalização visual, como valores de matriz, saturação, opacidade etc.

FabTabs

MouseControl

Nem sempre usar atalhos do teclado é a opção mais prática para abrir, fechar e recarregar abas. Deve ter sido a partir desse princípio que desenvolvedores criaram o MouseControl, um complemento que permite realizar inúmeras ações no navegador via “cliques de atalho” (em vez de teclas de atalho).

Combine cliques dos botões direito, esquerdo e de rolagem do mouse para navegar entre abas abertas, voltar para a última aba visualizada, abrir ou fechar uma aba, reabrir a última guia encerradas, fechar todas as abas de uma mesma página, aumentar ou diminuir o zoom e também duplicar uma aba aberta.

Tab Scope

O Tab Scope tem como principal função exibir uma janela de pré-visualização das abas abertas. Contudo, não fica somente nisso. O complemento conta com um pequeno painel de controle, com botões que auxiliam inclusive a navegação no Firefox.

Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma aba aberta, é possível ver uma miniatura da página, avançar e retroceder para páginas já visitadas, recarregar a aba, afixá-la como aplicativo (para que permaneça sempre aberta) ou ainda exibir uma visão geral dos grupos de abas, o recurso Panorama no Firefox 4.

Tab Scope

New Tab King

Um complemento que mistura aspecto visual e funcionalidades do navegador, o New Tab King ajuda você a sair do tradicional branco exibido sempre que uma nova aba é aberta. Com ele você pode selecionar uma imagem de fundo, tal qual na Área de trabalho. A extensão exibe ainda as páginas mais visitadas de seu histórico e uma barra de busca.

Se você sentia falta de uma função no estilo “Speed dial”, nativa no Opera e no Google Chrome, o New Tab King pode ser a solução. Além da imagem de fundo, quando abre uma nova aba, você vê uma miniatura das páginas mais visitadas. Por meio da barra de busca é possível pesquisar no histórico e ver quantas vezes você já acessou um site.

Tab Mix Plus

Se esta seleção tivesse que se limitar a apenas uma extensão, provavelmente um dos mais fortes favoritos a ser o escolhido seria o Tab Mix Plus. Ele é um complemento amplo e que dá dezenas de novos recursos às abas do Firefox, uma espécie de reunião de várias novas funcionalidades.

Ele destaca abas abertas, mas ainda não visualizadas, exibe o progresso do carregamento das páginas, trava guias para que não sejam encerradas, duplica abas por meio de dois cliques do mouse, além de dispor de inúmeras ferramentas acessadas diretamente do menu de contexto do Firefox.

Tab Mix Plus

Custom Tab Width

Se você acha que as abas ocupam muito espaço no navegador, o Custom Tab Width é o complemento ideal. Ele permite que você reduza esse espaço ao tamanho que desejar, aproveitando muito melhor o tamanho de seu monitor. Vale lembrar que o tamanho de cada aba pode ser tanto ampliado quanto reduzido.

É uma boa solução para quem não quer usar o recurso Panorama para agrupar e organizar melhor as abas. As configurações são básicas e o Custom Tab Width são uma forma prática de organizar o conteúdo aberto no Firefox.

Tab Utilities

Outro forte candidato a ser o único escolhido caso tivéssemos que limitar esta seleção a apenas um complemento é o Tab Utilities. Ele também adiciona dezenas de novas funções à navegação em abas do Firefox, permitindo uma série de configurações que dizem respeito ao comportamento das guias.

Você pode definir opções específicas sobre abertura e encerramento das abas, bem como funções relacionadas aos links que serão abertos no navegador. Além disso, o Tab Utilities deixa você configurar diversas ações para os botões do mouse e, por fim, permite modificações na aparência das abas.

Tab Utilities

Importante

Lembre-se de que não é recomendável instalar muitos complementos em seu navegador, pois isso pode torná-lo mais lento. Veja a lista divulgada pela Mozilla com as extensões que mais atrasam a inicialização do Firefox.

. . . . .

Sete dicas simples, mas que devem turbinar a navegação em abas. Vale lembrar que só foram selecionadas abas compatíveis com o Firefox 4. Não deixe de colaborar com mais dicas nos comentários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.