Fórmula 1 de carros elétricos. Será?

1 min de leitura
Imagem de: Fórmula 1 de carros elétricos. Será?

Carros de corrida movidos à eletricidade?

Se a Fórmula 1 já chamava a atenção dos apaixonados por carro e velocidade, quem sabe agora ela não atrai os olhares daqueles que gostam de tecnologia verde? A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pediu à junta de diretores de uma das competições mais famosas do automobilismo para que fosse criada uma categoria de carros elétricos.

Em entrevista ao Financial Times, o presidente da FIA, Jean Todt, disse que a organização vem negociando com a Fórmula 1 para a fabricação de veículos elétricos e também para a criação de categorias especiais, dedicadas à competição dos carro movidos a combustível alternativo.

Mas, por quê?

Como a Fórmula 1 é uma das competições de maior movimentação financeira, a ideia é investir na produção dos carros elétricos e também em pesquisas que ajudem a melhorar o desempenho dos veículos nas pistas.

Dessa forma, o resultado dos estudos poderia ser aplicado não apenas aos carros da competição, mas também a veículos voltados para o consumidor comum. O objetivo em criar circuitos que utilizem carros elétricos é aumentar a vontade do público em conhecer e ter um veículo desse tipo.

Segundo o presidente da FIA, espera-se ter uma nova competição com carros utilizando a nova energia já em 2013. O uso de energia alternativa certamente deixaria as corridas bem mais silenciosas. Será no mínimo interessante ver quão rápido os novos veículos poderão correr.

Experiência de outras modalidades

No Motovelocidade, já existe um campeonato exclusivo para motos elétricas, o TTXGP eGrandPrix. O interessante é que elas são tão velozes quanto as convencionais. A primeira corrida oficial com os veículos de duas rodas elétricos foi realizada em 2009, na Ilha de Man, reunindo 22 pilotos das mais diversas nacionalidades.

Em 2010, a categoria principal do campeonato contou com três baterias de corridas regionais. No final do ano, os vencedores das regiões competiram pelo título por equipe. O objetivo do TTXGP eGrandPrix, segundo os organizadores, é servir para o desenvolvimento de novas tecnologias para produção de veículos elétricos eficientes e mais acessíveis ao consumidor.

No Motovelocidade, a criação de um campeonato dedicado às motos elétricas deu certo. Será que vai funcionar também na Fórmula 1? O jeito é esperar e ver se até 2013 essa famosa competição automobilística traz novidades.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.