Novas imagens mostram tela inicial e interface de usuário no Windows 8

2 min de leitura
Imagem de: Novas imagens mostram tela inicial e interface de usuário no Windows 8

Ribbon no Windows ExplorerAmpliarRibbon no Windows Explorer (Fonte da imagem: Within Windows)

Depois do Windows 7, os fãs da Microsoft já aguardam ansiosamente por novidades sobre o novo sistema operacional da empresa, atualmente apelidado de Windows 8.

O site Within Windows acaba de postar algumas imagens que podem sanar um pouco a curiosidade daqueles que estão esperando por alguma notícia do novo sistema operacional. As novidades incluem não apenas a tela inicial, mas também alguns detalhes na interface de usuário, especialmente em relação ao Windows Explorer.

Seja bem-vindo!

A tela inicial do Windows 8 remete, à primeira vista, ao Windows Phone 7, pois traz data e hora em tamanho grande, antes mesmo que você faça o login. Aparentemente, será possível mudar a imagem de fundo dessa tela, porém não será permitido retirar a visualização das informações em texto ali presentes.

Logon

(Fonte da imagem: Within Windows)

Para máquinas portáteis, o Windows 8 deve também incluir ícones para economia de energia. Segundo o Within Windows, há evidências de outras novidades na tela inicial, como controles de áudio, para você controlar músicas enquanto o computador estiver travado. Para completar, os tablets serão capazes de realizar o login usando padrões preestabelecidos, assim como acontece no Android.

Interface de usuário

A UI Ribbon teve sua estreia no Microsoft Office 2007, com diversos menus e barras localizadas diretamente nas abas. Dessa forma, as opções que normalmente ficavam escondidas agora estão em evidência, facilitando a vida do usuário.

AmpliarWindows Explorer com Ribbon (Fonte da imagem: Within Windows)

No Windows 8, o próprio Windows Explorer deve contar com a interface Ribbon, melhorando o acesso a conteúdos e navegação entre pastas. Aparentemente, a ideia é que as abas tomem o lugar do menu e Barra de ferramentas de Explorer (como aconteceu no Office), fazendo com que as opções, novamente, se tornem mais visíveis.

As imagens mostram ainda que você poderá esconder a nova interface Ribbon, de forma que o Windows Explorer retorne ao que existe atualmente. Além disso, a novidade ainda traz um menu de arquivos que pode ser expandido, mostrando as principais opções rapidamente.

Como não podia deixar de ser, o Ribbon ainda está em fase de desenvolvimento, portanto se mostra incompleto e recheado de opções em duplicidade. Também não se sabe se a Microsoft manterá a interface de usuário com as abas em todos os sistemas ou apenas em versões profissionais ou empresariais.

O que parece certo, no entanto, é que você será capaz de esconder a nova interface, facilitando a adaptação daqueles que ainda relutam em utilizar as abas para buscar por configurações. Dessa forma, o Windows Explorer volta a ser o que era antes, prezando pela preferência também dos mais puristas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.