Descargas elétricas podem ser nova arma dos bombeiros

1 min de leitura
Imagem de: Descargas elétricas podem ser nova arma dos bombeiros

Novo equipamento pode ser muito mais eficaz

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Peter Kuiper

Pesquisadores da Universidade de Harvard (Estados Unidos) estão buscando uma nova alternativa para ajudar os bombeiros no combate a incêndios: “canhões” de descargas elétricas. Hoje já existem avanços nos estudos e, ao que tudo indica, em breve será possível aplicar a nova tecnologia a situações reais.

Pode parecer uma grande loucura, mas, de acordo com os responsáveis pelo projeto, esses canhões elétricos podem ser muito eficientes. As chamas dos incêndios, apesar de desordenadas, são estáveis. Com descargas elétricas de alta potência, as partículas de carbono das chamas são atingidos com tamanho choque de instabilidade que acabam sofrendo colapso.

Até agora, as promessas não giram em torno do combate a grandes incêndios, mas sim para determinadas situações relacionadas a eles. Com os canhões seria possível ultrapassar obstáculos bastante penosos, como portas em chamas ou até mesmo pequenos túneis tomados pelo fogo, sendo extramamente importante em situações de resgate.

Caso o sistema seja utilizado pelo corpo de bombeiros, será a primeira vez em muito anos que uma nova tecnologia será aplicada a esse tipo de atividade. Ainda hoje são utilizados os antigos sistemas de combate a chamas: água e pó químico, em caso de ambientes com dispositivos elétricos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.