Teste os aplicativos antes de instalá-los no Ubuntu

1 min de leitura
Imagem de: Teste os aplicativos antes de instalá-los no Ubuntu

Considerado um dos sistemas mais complicados de se usar, o Linux foi se tornando cada vez mais amigável com o passar dos anos, permitindo ao Ubuntu ser uma das distribuições mais usadas por quem procura um software livre.

Com a Central de Softwares, qualquer um é capaz de inserir aplicativos no computador sem muita dificuldade, facilitando ainda mais o processo de uso do sistema operacional. Entretanto, como tudo na vida, ainda há espaço para melhorias.

A novidade que aparecerá na versão 11.04 do Ubuntu, a ser liberada no mês que vem, permite que você teste os seus aplicativos na Central antes mesmo de instalá-los no computador. Dessa forma, você não perde tempo removendo aquilo que não gostou, podendo visualizar algumas características antes mesmo de ocupar espaço em disco.

Para isso, basta encontrar um programa pelo qual você tenha se interessado e clicar no botão “test drive”. A Central vai abrir um pequeno aplicativo já na descrição do software que você pretende instalar, dando a você a oportunidade de conhecer o que vai usar com antecedência.

Teste drive do Ubuntu

Porém, fique de olho: você deve ter o pacote qtnx instalado em seu sistema, senão o buffer no servidor remoto, responsável pelo teste, não será realizado. Vale a pena dizer que não são todos os aplicativos da Central que possuem a opção do "test drive".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.