Posso deixar um pendrive ligado 24 horas no PC?

1 min de leitura
Imagem de: Posso deixar um pendrive ligado 24 horas no PC?

Será que o pendrive estraga se ficar ligado direto?

Essa é uma dúvida mais comum do que parece. Embora os pendrives já sejam dispositivos comuns, eles ainda geram dúvidas nos usuários. Enfim, o que será que acontece se deixar um destes aparelhos conectados ao computador direto?

O padrão USB de entradas facilitou muito o nosso dia a dia, permitindo criar uma “tomada” universal para vários dispositivos, que passaram a ser reconhecidos automaticamente (Plug & Play) pelo computador ao serem conectados. A partir disso, passaram a existir vários aparelhos que utilizaram esse tipo de conexão.

Não é diferente com os pendrives, pois eles são um dispositivo de armazenamento conectado via USB ao computador.  Assim como o mouse ou o teclado não queimam por permanecerem ligados à máquina, seu pendrive também não vai estragar apenas por não ser desconectado.

Entretanto, vale lembrar que ele é um dispositivo eletrônico e, como qualquer outro, o fato de ficar ligado direto fará com que ele tenha sua vida útil reduzida. Há também o risco de ele queimar no caso de acontecer algum problema na rede elétrica (quedas de energia, por exemplo), como poderia acontecer com outro dispositivo do computador.

Ele só tera a vida útil reduzida

Outro fator que é bom observar é que se a BIOS do computador estiver configurada para inicializar por USB, ele vai demorar um pouco mais para ligar. Isso acontece porque é feita a verificação se o seu pendrive não é bootável antes de ligar a máquina.

Se você tinha medo de deixar o pendrive ligado no computador, agora já sabe que não é o fato de deixá-lo conectado que vai estragar o dispositivo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.