Intel Core i7-990x: tão caro quanto veloz

1 min de leitura
Imagem de: Intel Core i7-990x: tão caro quanto veloz

Processador de alto desempenho da Intel

Sonho de consumo de muitos gamers, o processador Intel Core i7-990x ainda está muito longe de poder ser considerado como “acessível” pela grande parte dos consumidores do mundo. Não há como negar que o chip controlador é o mais poderoso processador que alguém pode possuir hoje, mas o valor de 999 dólares cobrado não faz parte de muitas realidades.

Hoje, existem muitos outros processadores que realizam funções parecidas e custam bem menos. Os processadores da linha Sandy Bridge (também lançados em 2011 pela Intel) podem chegar a custar, no mercado norte-americano, até 60% menos do que o highest-end Intel Core i7-990x (X, de Extreme).

Processador Intel Core i7-990x

  • Clock (padrão): 3,46 GHz;
  • Clock (Turbo Boost): 3,73 GHz;
  • Cache L3: 12 MB;
  • Núcleos: 6;
  • Segmentos de processamento: 12 (Hyper-Threading Intel Technology);
  • Processo de fabricação: microarquitetura 32 nm;

Como você acabou de ver, estas especificações garantem desempenho indefectível para qualquer usuário, desde os mais modestos até os gamers mais exigentes. Agora confira o que alguns dos principais sites internacionais (especializados em hardware) disseram após testar o processador top de linha da Intel.

Quase mil dólares

Fonte da imagem: divulgação/Intel

Tom’s Hardware

O site norte-americano afirma que usuários domésticos que compram estes processadores estão sendo tolos, pois versões mais baratas (Core i5-2500K, por exemplo) realizam os processos mais vorazes (games de última geração e editores de imagem) com a mesma capacidade. Por este preço, o Intel Core i7-990x só vale a pena para quem “faz dinheiro” com um computador, utilizando-o para editar vídeos pesados, por exemplo.

TechReport

Para eles, o Intel Core i7-990x é o que de melhor poderá ser encontrado durante o ano de 2011 (com possibilidades de ainda figurar no Top-3 em 2012). Novamente, testes de desempenho apontam para a superioridade do processador da Intel em relação a todos os concorrentes. E, também novamente, o motivo para que poucos o comprem é o preço. “Intel Core i7-990x não é um processador para todos”, afirma o TechReport.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.