Unreal Engine 3 revela ao mundo os gráficos da próxima geração

3 min de leitura
Imagem de: Unreal Engine 3 revela ao mundo os gráficos da próxima geração

Ampliar (Fonte da imagem: Epic Games)

A Epic Games apresentou ontem (2 de março), durante a Game Developers Conference, as últimas novidades sobre a Unreal Engine 3. Um vídeo mostrado a portas fechadas mostra os primeiros relances de como devem ser os gráficos da próxima geração e impressionam pelo salto de qualidade em relação aos lançamentos atuais.

As imagens mostram uma cidade decadente repleta de neons em que as ruas estão encharcadas pela chuva que não para de cair. Logo surge um homem trajando um sobretudo, que tenta romper uma corrente utilizando um maçarico. Em seguida, o personagem acende um cigarro tão convincente que parece se tratar não de um jogo, mas sim de um filme com atores reais.

Sombras e reflexos realistas são só algumas das características possíveis de se notar nas imagens reveladas pela companhia. Entre os pontos mais interessantes está a transformação da pele do protagonista, que ganha características semelhantes a de uma rocha, além dos impressionantes soldados robôs com aparência ameaçadora que surgem em determinado ponto.

O vídeo termina em um combate intenso, em que o protagonista destrói de forma brutal dois soldados, destruindo a máscara de um deles e revelando um rosto detalhado por baixo dela. A demonstração é encerrada após a morte de um terceiro inimigo, morto após um tiro certeiro que atravessa sua cabeça, deixando-o caído perto de uma placa luminosa.

Revolução gráfica

Os avanços gráficos apresentados na demonstração técnica são impressionantes, porém a Epic Games deixou claro que não se trata de uma engine nova. Tim Sweeney, programador e fundador da companhia, disse em tom de brincadeira que essa poderia ser considerada a versão 3.971 do motor gráfico. Segundo a empresa, seus profissionais estão atentos às novidades tecnológicas que surgem no mercado, e foi isso que possibilitou o grande salto de qualidade visto na Unreal Engine 3.

Apesar de a demonstração usar um computador equipado com três placas de vídeo NVIDIA GTX 580s, a companhia anunciou que planeja tornar os gráficos apresentados acessíveis para hardwares mais modestos. Segundo declarações da empresa, o objetivo é determinar o patamar mínimo que deve ser alcançado pela próxima geração de gráficos, sem que isso signifique deixar de lado as plataformas atuais.

Ampliar (Fonte da imagem: Epic Games)

A Epic Games destacou que a nova versão da engine possui propriedades que tornam possível adaptá-la às mais diversas plataformas – passando pelo computador mais potente do mercado até aparelhos portáteis como o iPhone. Isso pode significar o lançamento de títulos multiplataforma mais semelhantes em si e sem tantas perdas quando adaptados para hardwares mais modestos.

Apesar de ficar claro que os gráficos demonstrados pela engine atualmente exigem um hardware acessível a poucos, muitas das tecnologias mostradas serão possíveis em computadores com configuração mais discreta e nos consoles da geração atual. Exemplo disso é Gears of Wars 3, que apesar de não usar a nova engine, apresenta um visual mais detalhado em comparação com os títulos anteriores da série.

Jogos capazes de atingir um novo patamar

Entre as tecnologias usadas pela empresa para atingir a qualidade gráfica demonstrada está o uso de sombras com reflexo dinâmico (Dynamic Reflection Shadows) e recursos de profundidade de campo que destacam elementos em primeiro plano, deixando o fundo borrado.

Ampliar (Fonte da imagem: Epic Games)

Além disso, a nova engine introduz uma técnica aprimorada de anti-aliasing com Multi-Sampling para reduzir os serrilhados e suavizar a aparência dos objetos. Complementando a lista de novidades está o uso intensivo das técnicas de tesselação possibilitadas pelo DirectX 11, que garante um aumento nos detalhes dos personagens conforme se aproximam da tela.

A revelação da nova versão da Unreal Engine 3 é importante não só para os títulos da Epic Games, mas para o mercado de games como um todo. Isso porque a empresa possui a tradição de licenciar sua tecnologia para outros desenvolvedores, que usam as ferramentas disponíveis em títulos próprios. Mais detalhes estão programados para as próximas semanas, incluindo a revelação pública do vídeo demonstrado durante a Game Developers Conference.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.