Impressões digitais garantem segurança de dispositivos eletrônicos

1 min de leitura
Imagem de: Impressões digitais garantem segurança de dispositivos eletrônicos

Mesmo com as campanhas de combate à pirataria, este ainda é um problema que se torna cada vez mais difícil de ser eliminado. A evolução da tecnologia acaba proporcionando a facilidade de se copiar vídeos, jogos e até mesmo as peças e chips de eletrônicos. Porém, uma inovação chega para mudar este cenário. A empresa alemã Fraunhofer desenvolveu uma espécie de “impressão digital” para cada chip que for fabricado.

A tecnologia PUF funciona como a sua impressão digitalA tecnologia se chama Physical Unclonable Functions (PUF), ou seja, Funções Físicas Não Clonáveis e cria características únicas em cada chip, tornando-os impossíveis de serem clonados pelos piratas. Dessa forma, cada componente possui detalhes diferentes – são peças únicas, como as impressões digitais são para os seres humanos.

Toda e qualquer tentativa de clonar uma peça que tenha sido fabricada com a tecnologia PUF resultará em uma “matriz” destruída. Isso acontece pelo fato de o módulo PUF ser ligado diretamente ao chip e ter um grupo de semicondutores programáveis (como aqueles existentes em cartões de banco e outros usos) que recebem um sinal que deve ser interpretado para a geração de um código específico deste componente.

Este chip vai se autodestruir em 3..2..1...

Qualquer tentativa física de extrair este código provoca, inevitavelmente, a distorção ou destruição da estrutura desta peça. Essa tecnologia pode ser aplicada, também, em circuitos impressos, já que o processo de manufatura implica em diferentes espessuras e tamanhos de impressão. De acordo com a Fraunhofer, estas pequenas diferenças não provocam nenhum tipo de mudança no funcionamento da peça, mas é capaz de gerar códigos únicos.

Circuitos diferentes também protegem o chip!

Com a implantação real dessa nova tecnologia, a garantia de que você está comprando peças reais e não uma cópia é ainda maior. Ainda assim, é preciso aguardar até que as peças PUF cheguem ao Brasil. Até lá, é bom tomar cuidado e observar muito bem o que você compra para colocar no seu computador!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.