Como usar o Hamachi

Compartilhe pastas e jogue com seus amigos à distância, através da sua própria rede.
  • Visualizações73.772 visualizações
Por Rodrigo Prada em 28 de Outubro de 2008

nguém mais precisa estar próximo de seus amigos para poder montar uma rede com eles, basta seguir os seguintes passos para criar a sua própria Lan House à distância. O Hamachi é um programa que permite isso, todas suas opções são em português e com este guia de uso, qualquer um vai poder compartilhar arquivos, conversar e até mesmo jogar como se seus computadores estivessem ligados em rede.

INSTALAÇÃO

Após baixar o Hamachi em seu computador, execute seu arquivo para começar a instalação. Além de aceitar os termos de compromisso e selecionar o diretório como nas demais instalações, você deve escolher o nível de segurança que deseja utilizar. Deixe a opção desmarcada se você confia em todos os usuários que vai ter contato.

Opções de acessibilidade.

Em seguida selecione a licença que pretende utilizar. Embora a comercial possa ser utilizada por até trinta dias para testar o programa, ele funciona muito bem em sua licença não-comercial. Selecione a opção abaixo para utilizar este programa de maneira gratuita.

Escolha a licença.

Por último o seu sistema operacional pode reconhecer este dispositivo e perguntar qual nível de compartilhamento você deseja utilizar. Para obter mais segurança escolha a opção superior e para utilizar a rede sem limites escolha a opção abaixo.

Escolha sua segurança.

CONFIGURAÇÃO

O programa vai acompanhar você em seu primeiro uso e lhe ensina suas funções básicas. Primeiramente você deve ligar seu Hamachi através do botão 1, para que ele gere um endereço novo para você, não se preocupe, pois o programa faz isso sem que haja a possibilidade de um conflito.

Escolha seus ícones.

Em seguida escolha alguma das opções de rede 2, mais precisamente se deseja se conectar em uma rede existente ou se pretende criar a sua própria. Caso preferir, acesse as opções em 3 e configure seu programa se acordo com a sua preferência.

Criar nova rede

Se você deseja criar a sua própria rede, selecione esta opção e entre com os dados solicitados. Escolha um nome para a sua rede com pelo menos 4 caracteres que ainda não tenha sido utilizado. Sua senha não pode ser igual ao nome da rede e deve ser utilizada sempre que alguém for acessar esta rede.

O administrador jamais irá poder deixar sua rede, no máximo destruí-la. Por outro lado você possui o controle de todos que compartilham deste endereço e pode banir quem desejar.

Criar nova rede.

Entrar em uma rede existente

Para entrar em uma rede que outro usuário tenha criado, selecione esta opção e digite o nome da rede e a sua senha. Desta maneira você apenas usufrui de uma rede que outra pessoa tenha criado sem se preocupar com mais nada.

UTILIZAÇÃO

Como você já deve ter percebido, a janela do programa lembra muito um comunicador instantâneo, mas as semelhanças vão muito além do seu visual. Ao clicar com o botão direito do mouse em cima de algum membro da rede, o usuário pode alterar o seu padrão de exibição ou mesmo bloquear a outra pessoa. Desta maneira ele não poderá mais trocar informações com você.

Status de conexão.

O mesmo ocorre com as redes, se pretende deixar alguma delas clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e selecione “deixar rede”. Também é possível se desconectar da rede em questão, perceba que a cor de cada item da sua lista muda de acordo com o seu status.

Quando tudo funciona perfeitamente você confere ao lado um ícone verde e quando o que você busca está desconectado a imagem aparece cinza, isto serve tanto para usuários como para redes. Ao bloquear um usuário seu ícone se torna vermelho e quando sua conectividade está baixa a cor será amarela.Pronto para usar!

Para que serve?


Quando tudo estiver certo e os usuários estiverem conectados, os computadores vão se comportar como se estivessem conectados em rede física. Isto pode ser utilizado tanto para a compartilhação de arquivos como para se jogar games em rede.

Jogos antigos podem não possuir suporte de jogo pela internet e desta forma você pode entrar em uma partida com seu colega à distância. Também é ótimo para tornar as partidas particulares e permitir apenas que pessoas escolhidas possam participar. Basta selecionar a opção de modo de jogo lan (rede) para que seus colegas sejam encontrados.

 

 



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!