Como compartilhar arquivos com computadores próximos

3 min de leitura
Imagem de: Como compartilhar arquivos com computadores próximos

Às vezes você quer compartilhar arquivos com alguém cujo computador está ao lado do seu, mas é trabalhoso demais enviar (e depois baixar) arquivos para serviços como o Dropbox ou o Wuala. Talvez você não tenha um pendrive ou outro dispositivo portátil de armazenamento, então, a solução é uma rede simples.

Se você tem vários tipos de arrepios quando ouve falar em “configurar rede”, saiba que isto é mais simples do que parece – principalmente se você usa Windows 7 ou Vista em um notebook ou desktop com suporte a redes sem fio.

Ativando o compartilhamento de arquivos no Windows

Antes de tudo, você precisa deixar o Windows pronto para compartilhar arquivos. Isto é feito apenas marcando algumas opções e não leva mais do que alguns minutos. Vá até o Menu Iniciar e, na Barra de pesquisa rápida, procure pela “Central de rede e compartilhamento”.

Central de rede e compartilhamento

Se você usa o Windows 7, clique sobre o campo “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas”.

Alterar as configurações de compartilhamento avançadas

Na janela que se abriu, habilite as seguintes opções: “Ativar descoberta de rede”, “Ativar compartilhamento de arquivo e impressora”, “Ativar compartilhamento para que qualquer pessoa com acesso à rede possa ler e gravar arquivos nas Pastas Públicas”, “Desativar compartilhamento protegido por senha”, e por fim, “Usar contas e senhas de usuário para se conectar a outros computadores”.

Ative as opções

Para quem usa o Windows Vista, estas configurações podem ser alteradas direto na tela inicial da “Central de rede e compartilhamento”.

Windows Vista

Compartilhando com outros PCs

Agora que você ativou o compartilhamento do Windows, é hora de configurar uma rede. O processo para redes sem fio é muito mais simples, pois não é preciso de “hubs” ou “switchs”, nem de cabos de rede – o que, convenhamos, não é algo muito convencional para se ter em casa.

Nós usaremos uma rede ad hoc sem fio, que conecta apenas dois computadores e é ideal para compartilhar arquivos com outro usuário que esteja no mesmo espaço físico que você. Clique aqui para saber mais sobre este tipo de rede.

Novamente, vá a Central de rede e compartilhamento do Windows e clique em “Configurar uma conexão ou uma rede”. Na lista de opções, escolha a “Configurar rede ad hoc sem fio (computador a computador)”. Clique em “Avançar”.

Configurar uma rede ad hoc

Escolha um nome de rede e também uma senha. A senha será usada pelo outro usuário ao se conectar à sua rede. Um adendo: redes ad hoc são, por padrão, temporárias e somem sempre que o PC é reiniciado. Se você quiser salvá-la, habilite a opção “Salvar esta rede”. Você pode ainda dividir sua conexão com a internet.

Escolha um nome de rede e uma senha

Depois de tudo finalizado, é possível compartilhar arquivos e pastas normalmente por meio do Windows Explorer. Basta que outro usuário encontre sua rede (lembre-se de ativar os dispositivos sem fio) e então com um simples “arraste e solte” você divide qualquer coisa em seu computador (vale lembrar que ambos os PCs precisam ter a mesma configuração de compartilhamento).

Compartilhando online

Se você não possui dispositivos com suporte a conexão sem fio e nem estrutura para uma rede – ou então quer uma solução mais simples e que não envolva cabos, a melhor opção é, sem dúvida, um serviço online.

Um dos mais simples e bem conceituados do gênero é o Dropbox (citado no início do texto). Você precisa instalar o programa, fazer um cadastro e, depois disso, enviar arquivos para a web usando o método “arraste e solte” direto do Windows Explorer.

Dropbox dentro do Windows Explorer

Configurá-lo é bem simples, por meio de um sistema passo a passo. Basta clicar em “Next” algumas vezes e, pronto, ele está pronto para uso. Acesse sua conta no site www.dropbox.com e ative o compartilhamento com outros usuários na seção “Sharing”.

Compartilhe seus arquivos do Dropbox

Você pode compartilhar pela web ou mesmo sincronizar sua conta em vários PCs, assim todos recebem em tempo real os dados compartilhados. O Dropbox é multiplataforma (funciona em Windows, Mac e Linux) e tem versão inclusive para smartphones.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.