Honeycomb: conheça o Android feito para tablets

3 min de leitura
Imagem de: Honeycomb: conheça o Android feito para tablets

Fonte do vídeo: Android Developers

Recomeço

O Android Developers – site para desenvolvedores da plataforma da Google - começa a mostrar, em capturas de tela e texto, o que esperar da versão 3.0 Honeycomb do sistema operacional.

Com o lançamento do Samsung Galaxy Tab, vários fabricantes sérios perceberam que sim, o Android tem potencial para combater o iPad no mercado de tablets. Motorola, LG, Toshiba e outros fabricantes começaram a anunciar seus equipamentos. A grande maioria deles – exceção feita à HP com seu WebOS e a RIM com o BlackBerry – rodando o Android 3.0 Honeycomb.

A grande novidade do Honeycomb já era conhecida: a plataforma foi criada do zero para tablets. Ao levar em conta o hardware diferenciado, o tamanho da tela e a utilização esperada desse tipo de equipamento, uma série de inovações e refinamentos foi incluída na versão 3.0 do Android.

Além disso, a interface foi alterada para dispensar os botões estáveis do Android (“Home”, “Menu”, “Voltar” e “Busca”), incluídos na Barra de sistema do Honeycomb.

Principais mudanças

A Barra de sistema é a primeira grande novidade do Honeycomb. Substituindo a área de notificações presente na parte superior das outras versões do Android, essa região inclui os dados de conexão, relógio e também os botões de navegação. Presente durante toda a utilização dos dispositivos, é nessa barra que alertas serão exibidos.

Android 3.0 Honeycomb

Fonte da imagem: Android Developers

Durante a exibição de vídeos e outros conteúdos multimídia a barra de sistema pode ser escondida através do modo “luzes apagadas”, que permite a visualização em tela cheia.

Barra de aplicativos

Barra de ações permite controle contextual dos aplicativos

Fonte da imagem: Android Developers

Aprendendo a lição dos sistemas operacionais para computadores, o Android passa a contar com uma área contextual na parte superior da tela. Presente em todos os aplicativos, esta área muda de função de acordo com as capacidades de cada software. Comandos de arquivo, acesso a ferramentas e outras ações dessa natureza – gerenciadas pelo aplicativo – estarão disponíveis nessa região.

Multitarefas

Aplicativos recentes são exibidos com miniaturas

Fonte da imagem: Android Developers

O gerenciador de tarefas do Android também recebe melhorias no Honeycomb. Agora, além de exibir os ícones das aplicações utilizadas recentemente, o usuário confere o estado em que cada aplicativo foi deixado através de miniaturas, facilitando o reconhecimento de qual programa se procura.

Teclado

Novo teclado apresenta teclas até agora só existentes em teclados físicos

Fonte da imagem: Android Developers

O novo teclado do Android para tablets é maior e apresenta novo formato das teclas. Com isso, digitar fica mais rápido e confortável. Outra novidade da entrada de texto é a inclusão de teclas especiais como o “Tab”, aproximando a experiência de escrita no Android com aquela obtida em teclados físicos.

Softwares

Vários programas padrão do Android foram remodelados para aproveitar melhor o tamanho da tela dos tablets.

Navegador

Navegador do Android agora tem abas

Fonte da imagem: Android Developers

O navegador, por exemplo, substitui as janelas utilizadas nos smartphones por abas similares às de browsers desktop e passa a exibir o histórico e os favoritos – que podem ser sincronizados com o Google Chrome – em uma tela única.

Vasculhar a internet no Android também fica mais seguro através do modo “Incógnito”, que permite a navegação anônima, e é facilitado pelo suporte para multitouch em JavaScript e para plugins do navegador.

Câmera

Ferramentas e configurações saem dos menus e vão para a tela

Fonte da imagem: Android Developers

O aplicativo de câmera dos tablets Android mudou no Honeycomb, aumentando as opções disponíveis na tela. Várias configurações que só podem ser acessadas por menus em smartphones estarão a um toque de distância em aparelhos como o Motorola Xoom.

Outros aplicativos

Painéis duplos no gerenciador de contatos

Fonte da imagem: Android Developers

Os gerenciadores de email e de contatos do Android passam, no Honeycomb, a apresentar suas informações em painéis duplos, facilitando a organização dos dados. Aliados à Barra de ações, ambos prometem ser mais ágeis e eficientes nos tablets com o novo sistema operacional.

Usabilidade

Widgets apresentam mais funcionalidades no Honeycomb

Fonte da imagem: Android Developers

Com a adição da barra de ações e a persistência da barra de sistema, a usabilidade e a interação do usuário com o sistema ficam mais fáceis e intuitivas. Dependendo dos desenvolvedores, os aplicativos para Android poderão contar com painéis independentes exibidos ao mesmo tempo, widgets mais versáteis e atividades simples – porém nem sempre encontradas em portáteis – como o “clicar e arrastar” e a seleção múltipla.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.