Como usar o Flickr

Não queime seu filme! Aprenda a usar o Flickr e faça pose de sabichão para sair bem na foto com a galera.
  • Visualizações20.443 visualizações
Por Camila Camargo em 23 de Outubro de 2008

O novo conceito de Web 2.0 sem dúvida está trazendo muitas novidades para as páginas da internet e, conseqüentemente, muitas ferramentas para os usuários.  Este conceito além de alterar os aspectos visuais de um site, traz uma série de serviços online que prometem acabar com a instalação de aplicativos no computador.

Alguns serviços online que fazem parte do conceito Web 2.0 são: iGoogle, Google Docs, Joost, Flickr e muito mais, os quais provam ser possível utilizar programas como edição de textos, por exemplo,  sem precisar instalar nada.  Sem dúvida, o Flickr é um dos melhores serviços online para compartilhamento de imagens atualmente.

Você provavelmente acompanhou a febre dos fotologs, então, o Flickr oferece praticamente o mesmo serviço, porém com muito mais opções e qualidade. Quem está entrando no mundo virtual agora, provavelmente possui uma conta no Orkut, uma conta de email e cadastro no sistema RSS do Baixaki. É claro que estes serviços são interessantes e, com certeza, auxiliam na hora de manter os laços familiares, de amizade ou se manter informado.

Pose! Mas, você já imaginou ter um álbum com até  100 MB e poder compartilhar suas fotografias com todos os seus conhecidos ou, se preferir, o mundo todo? Isso e muito mais é possível com este serviço online e o melhor, gratuitamente.

Apesar de tantas vantagens, quem se aventura há pouco tempo pelo mar de informações da internet pode encontrar dificuldades. Para que você tenha um álbum de fotografias no mínimo incrível, preparamos este guia de uso para você utilizar o Flickr e caprichar na hora da pose para sair bonito na foto.

Seja bem-vindo

Em 2005 o Flickr foi adquirido pelo Yahoo! Portanto, para dar o primeiro passo no serviço você precisa ter uma conta neste portal. Para começar acesse o site do Flickr e, se você não possui uma conta Yahoo! precisa criar uma. Se você possui, acabou de economizar seu tempo. Para começar o cadastro no serviço clique em “Criar sua conta” na página inicial do Flickr. Primeiramente, vamos ensinar como criar uma conta no Yahoo!, portanto se você já é cadastrado, pule para “Primeiros passos no Flickr”.

Primeiros passos.

Cadastro Yahoo!

Para criar sua conta no portal assim que clicar “Criar sua conta’ você será direcionado à página de login, como você não é cadastrado ainda, clique em “Cadastre-se” no canto inferior direito. Ao clicar neste link, é preciso preencher com seus dados o que o Yahoo! Pede para que você se torne um usuário dos seus serviços. Preencha tudo corretamente e envie seus dados, assim que enviar, outra página será aberta. Clique em “Está pronto para começar a usar o Flickr?”Se você se sente preparado, siga em frente.

Primeiros passos no Flickr


Assim que você se conectar ao serviço, é preciso criar um nome para exibição no Flickr. Este nome pode ser qualquer um, desde o seu apelido no colégio até seu codinome secreto. Assim que definir qual nome deseja, clique em “Criar uma nova conta”.

Nova conta.

Assim que definir seu nome de exibição, é a hora de mostrar sua personalidade e construir o seu perfil. É claro que se você prefere não se expor, pode deixar este campo em branco, porém é interessante mostrar um pouco de você, desta forma vê possível fazer muito contatos através do serviço.

Personalize seu Perfil


Clicando em “Personalize seu perfil” é possível editar todas as informações sobre você, inserir sua foto ou avatar e mais algumas opções. Há três etapas e a primeira é a criação de um ícone de exibição. Para criar o seu clique em “Crie seu ícone de exibição”, lembre-se que é possível alterar a qualquer momento sua imagem de exibição, para realizar esta ação, basta seguir os passos anteriores.
Para ter seu avatar ou foto, faça o upload de alguma imagem que você tenha em seu computador, para isso quando esta janela abrir, clique em “Arquivo”, encontre a imagem que você deseja e, em seguida, “Fazer upload”.

Etapa 1

Quando sua foto for carregada, uma janela semelhante a esta será aberta e sua foto aparecerá para ser editada. Escolha a parte que deseja transformar em ícone e clique em “Criar ícone”. Se você não gostou da imagem que foi carregada, basta clicar em “Cancelar” e fazer o upload de outra imagem.

Crie seu ícone.

 
A segunda etapa da personalização do seu perfil consiste em criar o endereço do seu álbum no Flickr, ou seja, a URL correspondente à sua página. Um quadro igual a este será aberto, escolha como será sua URL. Uma dica: dê preferência ao mesmo nome que você escolheu como de exibição, assim fica mais fácil ser encontrado pela galera.

Escolha seu endereço.

Quando terminar, clique em “Visualizar” para conferir se o endereço digitado está disponível. Caso ele não esteja, mude alguma letra para torná-lo válido. Terminado esta etapa é hora de preencher seus dados pessoais, mas lembre-se não é obrigatório inserir seus dados no serviço, essa escolha é sua.
A terceira e última etapa é a personalização do perfil. Nesta, você pode fornecer seus dados, ajustar o fuso-horário e uma breve descrição sobre você. Assim que terminar clique em “Próxima” para começar a criar seu álbum.

Fale um pouco sobre você.

Olha o passarinho!

Depois de tirar todas as fotos daquela viagem com a família, do Carnaval com a galera ou da sua balada do fim de semana, é hora de postá-las no Flickr. Assim que você terminar seu cadastro que é a tarefa mais chata, é hora de mostrar o rostinho ou suas habilidades como fotógrafo.
Depois de transferir as fotos da câmera ou celular para o PC, é hora de escolher suas preferidas para postar. Para fazer o upload clique em “Fazer uploads de fotos” ou Escolher Fotos” para começar a mostrar seus dons com a câmera na mão.  É possível inserir várias imagens ao mesmo tempo, para realizar esta ação escolha uma imagem, faça o upload dela e assim que ela for carregada, clique em “Adicionar mais”.

enviando suas imagens.

Escolha quem pode e quem não pode ver suas fotos

Depois de escolher todas as fotografias que você deseja, é hora de definir a privacidade das suas fotos, ou seja, quem pode e quem não pode ver o que você postou. Logo abaixo do quadro de uploads há uma área chamada “Definir a privacidade”, nela é possível escolher dentre duas opções a que mais atende às suas necessidades. Assim que definir a privacidade, você está pronto para postar suas imagens. Clique em “Fazer upload de fotos” e prossiga na sua tarefa de construção da sua página de fotografias.

Defina quem pode ver suas imagens.

Detalhes

Quando o upload termina é possível adicionar descrições, títulos e tags em suas imagens para mostrar a todos, os detalhes de cada imagem. Clique em “adicionar uma descrição” caso queira completar as informações das fotografias, porém como o Flickr dificilmente obriga o usuário a fazer qualquer coisa, adicionar descrição também é optativo.

Se as imagens postadas forem semelhantes ou simplesmente você está com preguiça de inserir tags em cada uma, pode inserir estes dados em lote, ou seja, tudo de uma vez. Confira a seguir a janela de edição de descrições, tags e títulos.

Operações em lote.



 
Quando terminar de editar as informações das suas imagens, clique em “Salvar” e confira pela primeira vez como será sua página no Flickr. Geralmente as fotos são dispostas uma ao lado da outra, mas se você prefere outra forma de disposição das imagens, clique em “Mudar o layout” localizado do lado direito da tela.

Quatro opções diferentes.

Escolha uma das quatro opções disponíveis para a versão gratuita do serviço, em seguida, salvar.

Álbuns

Assim como nem todos os nossos momentos acontecem de uma só vez, é possível separar suas fotografias  em grupos. As fotos da sua festa de casamento, por exemplo, podem ficar agrupadas em um só local, mesmo que você as adicione em dias diferentes.
 
No Flickr há uma série de guias localizadas na parte de cima da tela, através delas é possível acessar qualquer função do serviço e, desta maneira editar, criar, inserir ou fazer o que você quiser. Na aba “Minhas coisas” há uma grande variedade de opções para você gerenciar tudo o que se refere aos seus arquivos.

É nesta aba que se encontra a opção “Álbuns” e com ela é possível agrupar suas fotos de acordo com a data, assunto, tamanho, título e mais algumas opções. Para criar um álbum vá até “Minhas coisas” / “Álbuns”. Uma tela semelhante a esta será aberta para você agrupar todas as suas fotografias.

Organização das fotografias.




Para criar um álbum é muito fácil. Depois de fazer o upload de suas imagens tudo o que você precisa fazer é arrastar as imagens que deseja agrupar para o centro da janela. Se desejar, é possível escolher um nome e uma descrição para seu novo álbum.

Lotes de possibilidades

Depois de terminar seu álbum é possível brincar com outras ferramentas oferecidas pelo serviço, como: girar suas imagens, editá-las em lote, alterar o formato de permissões e o mais legal, algumas opções de impressão para guardar para sempre suas recordações. Todas estas opções estão localizadas na guia “Organização em lote”.

Abas

Na guia “Grupos” é possível visualizar todos os grupos que você adminstra os faz parte, porém mais adiante falaremos de como ser integrante ou criar um grupo. Logo após a guia “Grupos”, temos a guia “Mapas”.  Esta uma maneira muito divertida de mostrar em quais lugares do planeta você tirou suas fotos.

Mochileiros de plantão
Para viajar pelo planeta com suas imagens não tem segredo e não precisa ter medo de altura. Tudo o que você  deve fazer é arrastar cada imagem e colocá-la sobre o lugar onde a fotografia foi tirada. Por exemplo, se você foi a Curitiba e tirou uma foto do cachorrinho da sua prima, arraste esta imagem até Curitiba e pronto! Ninguém mais vai ficar perguntando onde você tirou cada foto do seu Flickr.

O mundo e suas fotografias.
 
Amigos para sempreAdicione amigos.

Depois de arrumar suas imagens e deixar seu Flickr prontinho para arrasar, que tal começar a encontrar a galera e formar seu grupo de amigos? Na guia “Contatos” é possível buscar pessoas pelo nome, convidar amigos para fazer parte do seu grupo de amigos e mais algumas opções.

Se você estiver navegando pelo serviço e encontrar a página de uma amigo, pode convidá-lo para fazer parte do seu grupo de contatos.

Para adicionar um amigo clique sobre a foto dele e, em seguida, “Adicionar (o nome dele) como um contato?”

Além desta opção, você pode navegar por todas as áreas da página dele com apenas alguns cliques. Na área “Seus contatos” todas as atualizações dos seus amigos podem ser visualizadas, assim como no Orkut.

Atualizações de contatos.

Grupos

Na guia “Grupos” você tem a liberdade para criar ou participar de grupos que atendam aos seus interesses. Para criar ou participar de um grupo, clique sobre qual ação deseja realizar.

Grupos.

Em “Buscar um grupo” você digita um assunto do seu interesse e confere as opções existentes. Por exemplo, se você digitar “Trance Music”, todos os grupos que contemplem este assunto serão listados, aí é só escolher com o qual você mais se identifica e participar. Porém, há alguns grupos que não permitem que todos os usuários Flickr participem de suas atividades, fique atento a isso.

Seus interesses.

Se você buscou um grupo, mas não encontrou nenhuma opção, que tal você mesmo criar um? Em “Criar um novo grupo” você pode fazer a sua comunidade e chamr quem você quiser. Como há restrições para participar dos grupos, você também pode definir quem pode participar do seu. Há três opções de privacidade: grupo público, público com convite e particular.

Classificação do seu grupo.

Defina a categoria do seu grupo e comece a criar a identidade dele. Inserira o nome e descrição, defina se ele não apropriado para menores de idade, se for habilite a opção “Este grupo é para maiores de 18 anos”.

Seus grupos.

Além de oferecer tudo isso ao usuário, o Flickr disponibiliza alguns serviços que são pagos como:
•    Qoop: serviço online para você transformar suas imagens em brindes, calendários e pôsteres.
•    Moo: confeccione minicartões, cartões de visita, adesivos. Tudo com suas fotografias.
    ImageKind: possibilita a inserção de molduras nas suas fotos postadas no Flickr.
•    HP: impressão de imagens em formato de cubo, pôsteres e álbuns.Olha a pose!
•    Blurb: livros feitos por você publicados com qualidade profissional.
    Capital One: personalize seu cartão de crédito.

Vale lembrar que as ferramentas mostradas neste guia de uso estão disponíveis na versão grátis do serviço, pois você tem a opção de ser um usuário “PRO”, porém precisa desembolsar aproximadamente R$45,90 por ano. Comprando esta licença, você terá acesso a mais algumas ferramentas e vantagens que os usuários desta categoria possuem, por exemplo, inserir vídeos.

Aproveite tudo o Flickr proporciona, mas lembre-se: sempre respeite os demais usuários, evite postar fotos tiradas por outras pessoas ou protegidas por direitos autorais, também não crie ou participe de grupos que fomentem a violência e/ou racismo. Tomando estas precauções teremos cada vez mais serviços com a qualidade do Flickr.

 



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!