Divulgadas as primeiras imagens do GNOME 3

1 min de leitura
Imagem de: Divulgadas as primeiras imagens do GNOME 3

Desktop do GNOME 3

Fonte da imagem: divulgação/GNOME

Finalmente o GNOME ganha sua terceira versão. Segundo o site oficial, a equipe de desenvolvimento modificou a interface para ser “fácil de usar”. E para isso, renovaram o visual com um tema inovador, novas fontes e animações surpreendentes.

O GNOME 3 ainda tem modificações na “Visualização das atividades”, a qual possibilitará ao utilizador acessar com mais facilidade todas as janelas e aplicações. Esta área do GNOME poderá ser acessada através da tecla de atividades (conhecida por alguns como tecla Windows).

Aplicativos devidamente organizados

Fonte da imagem: divulgação/GNOME

Considerando a comunicação como um fator importante, a equipe do GNOME remodelou o modo como a interface vai exibir as mensagens. Pelo que é apresentado na imagem divulgada no site oficial, nota-se que o usuário poderá realizar diversas atividades e, ainda assim, manter o foco na conversa. Não há informações sobre quais aplicativos serão integrados ao novo recurso.

O sistema de notificação também funcionará de maneira parecida com o de mensagens, ficando sempre disponível na área de trabalho do sistema. O GNOME vem programado para exibir mensagens somente quando o usuário não estiver ocupado, de modo que o controle do sistema seja completamente do utilizador.

Mensagens no GNOME 3

Fonte da imagem: divulgação/GNOME

Como última grande novidade, o site ofiical do GNOME 3 informa sobre a nova área  de configurações do sistema. O usuário poderá modificar as opções do sistema com mais facilidade e até mesmo aproveitar alguns recursos interessantes, como as imagens do Flickr de plano de fundo.

O GNOME 3 ainda têm muitos outros recursos interessantes, dentre eles: o ajuste automático de janelas, um gerenciador de arquivos aperfeiçoado, temas com cores mais escuras (ideal quando se deseja visualizar vídeos e imagens), espaços redesenhados para organizar suas janelas, mudanças significativas para deixar o ambiente gráfico mais leve e muito mais.

Selecione a janela

Fonte da imagem: divulgação/GNOME

Enfim, o sistema Linux mais utilizado do mundo, o Ubuntu, vai contar com o GNOME 3 em sua nova versão — a 11.04, também conhecida como “Natty Narwhal”. A interface gráfica virá instalada como padrão no sistema e substituirá a atual Unity, que está presente há alguns anos no sistema. Segundo as informações oficiais, os usuários ainda poderão usar a Unity.

Vale lembrar que o GNOME 3 ainda está em fase Alpha, o que significa que muitos erros podem acontecer durante a utilização do software. Você pode realizar o download clicando aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.