Pesquisa indica que programas da Microsoft são mais seguros

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa indica que programas da Microsoft são mais seguros

Atualize e se proteja

A empresa de segurança Secunia divulgou um relatório que aponta o aumento de 71% na vulnerabilidade de softwares convencionais de 2009 para 2010. O critério de avaliação utilizado foi a frequência de atualizações dos programas, ou seja, quanto mais fácil, constante e automática for a atualização, mais seguro é o programa. Por causa disso, os softwares da Microsoft foram considerados os mais seguros, pois o Windows os atualiza constantemente.

Segundo o relatório, entre os 50 softwares mais instalados em PCs do mundo inteiro, 26 são da Microsoft – o restante era dividido entre outras 14 empresas. Para fazer essa avaliação, a Secunia desenvolveu o programa PSI (Personal Software Inspector, inglês para “Verificador de Programa Pessoal) e o instalou em cerca de 3 milhões de computadores espalhados pelo mundo.

A empresa afirma ainda que ao utilizar programas de outros desenvolvedores, em 2010, os usuários ficaram quatro vezes mais vulneráveis a ataques. Para resolver o problema, no entanto, bastaria que os usuários atualizassem manualmente cada um dos programas instalados em seus PCs – e, sempre que possível, acionar a função de atualização automática presente em alguns deles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.