Como usar o iTunes

Saiba como usar um dos melhores programas de reprodução de mídias.
  • Visualizações177.750 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 21 de Outubro de 2008

Um dos mais populares programas quando o assunto é gerenciamento de bibliotecas de mídia (música, vídeo) e reprodução destes arquivos, o iTunes chega a sua oitava versão e mais repleto de recursos do que nunca.

Sincronizador de arquivos oficial dos aparelhos eletrônicos da Apple iPod, iPhone e Apple TV, o programa ganha cada vez mais adeptos que se encantam com seu visual arrojado e sua enorme gama de funcionalidades.

O Baixaki agora dispõe a todos um guia de uso, que vai lhe ensinar tudo o que você precisa saber para usufruir deste excelente programa.


Adicionando Arquivos à Sua Biblioteca

Depois de baixar e instalar o iTunes em seu computador, a primeira coisa que você precisa fazer para começar a utilizá-lo será sincronizar os arquivos de música e vídeo existentes em sua máquina à biblioteca de mídia do programa. É possível adicionar tanto arquivos únicos ou então diretórios inteiros, para isso, clique, siga o endereço Arquivo > Adicionar Arquivo à Biblioteca ou Arquivo > Adicionar Pasta à Biblioteca.

Adicione arquivos e diretórios à sua biblioteca do iTunes

Assim, automaticamente todos os arquivos selecionados serão adicionados à sua biblioteca e você poderá ouvi-los/assisti-los a qualquer momento, apenas selecionando no programa. Além disso, o iTunes possui recursos que facilitam a sua execução, eliminando seu trabalho na hora de escutar algumas músicas em específico: este mecanismo é a lista de reprodução. Para apagar arquivos, selecione-o e pressione a tecla Delete.


Listas de Reprodução

As listas de reprodução do iTunes permitem que você crie e salve listas de músicas e vídeos a serem reproduzidos pelo programa. Este processo é muito simples. Primeiro, siga este endereço para criar sua lista: Arquivo > Nova Lista.

Agora, selecione os arquivos que deseja (segure a tecla CTRL e clique sobre os arquivos para selecionar mais de um), clique com o botão direito do mouse sobre eles e posicione o cursor em “Adicionar à Lista” e então escolha para qual lista enviará aqueles arquivos. Você poderá enviar um mesmo vídeo ou música para quantas listas de reprodução desejar.

Crie listas de reprodução e torne mais prático o seu uso.

Para melhor organizar as suas listas de reprodução, é possível criar pastas para armazená-las. Isso é feito em Arquivo > Pasta da Nova Lista de Reprodução. Depois disso, clique e arraste as listas de reprodução para suas pastas e deixe tudo organizado.

Existe ainda uma outra opção para este função do iTunes, são as Listas Inteligentes, que funcionam de maneira “automática”. Por exemplo, você pode criar uma lista de reprodução de um artista digitando o seu nome e então o programa irá varrer sua biblioteca atrás de arquivos que contenham aquele termo e criará, assim, uma nova lista. Você também poderá delimitar o número máximo de elementos e também a ordem de seleção dos elementos de sua nova lista.

Listas inteligentes são opções mais ágeis para criação de listas de reprodução


Barra de Atalhos

Caso esteja visualizando vídeos ou então escutando músicas no seu iTunes, é possível utilizar os botões de atalhos presente no canto inferior esquerdo do programa para facilitar o seu uso. Através desta pequena barra, você poderá: criar uma nova lista de reprodução; ativar/desativar a reprodução aleatória dos arquivos; escolher executar a lista uma única vez, repeti-la por completo ou repetir apenas o arquivo que esta sendo executado; e por fim, mostrar/ocultar a capa do item sendo visualizado/escutado.


Busca de Arquivos

Se você procura um programa do porte e da capacidade do iTunes, é porque possui dezenas, centenas e até milhares de canções e vídeos para serem organizados. Obviamente, possuindo uma grande quantidade, encontrar arquivos pode se tornar uma tarefa um tanto quanto trabalhosa.

Para que você não esquente muito a cabeça atrás daquela música ou daquele vídeo em especial, o programa possui uma barra de busca inteligente e com ela você encontrará qualquer arquivo presente em sua biblioteca apenas digitando um termo, como em qualquer outro sistema de busca. Você pode definir aonde deseja buscar: Tudo, Artista, Álbum, Compositor e Música. Assim que você começar a digitar, a seleção já será feita automaticamente.

Encontre arquivos em sua biblioteca do iTunes através da busca


Modos de Exibição

O iTunes possui três modos de exibição diferentes dos arquivos dispostos em sua biblioteca. Para alterná-los, clique sobre a guia Visualizar e então selecione entre “como Lista”, “como Grade” e “como Cover Flow”. Existe ainda três botões presentes ao lado da barra de busca do iTunes, através dos quais é possível alternar o modo de exibição.

Como o nome deixa bem explícito, os modos Lista e Grade exibem os arquivos, respectivamente, em uma lista e em uma grade. Já no outro modo, o Cover Flow, as capas dos discos ou as miniaturas dos vídeos selecionados são exibidas na parte superior da tela, esbanjando toda a capacidade gráfica, característica dos aplicativos da Apple.

Modo de exibição Cover Flow

Você ainda pode expandir a exibição das capass e miniaturas do modo Cover Flow. Clique no botão presente ao final da barra e então veja tudo em tela cheia. Para executar o arquivo sendo visualizado, clique no botão "play".


Importe CDs para sua Biblioteca

Outra ferramenta existente no iTunes é a de copiar músicas de CDs diretamente para sua biblioteca. Quando você insere um CD em seu drive, o programa exibe uma janela questionando sobre se você deseja importar as músicas. O comportamento do programa quando um CD é inserido pode ser alterado em Editar > Preferências > Geral, na seção “Ao Inserir um CD”.

Importe músicas diretamente do CD para sua biblioteca


Rádios Online em seu iTunes

O iTunes possui um serviço de rádios online bastante interessante, com centenas de estações dividas por gênero musical. Todas elas podem ser acessadas gratuitamente, porém, de vez em quando algumas estão indisponíveis. De qualquer maneira, a variedade é bastante grande e dificilmente você ficará sem ouvir alguma coisa.

Sintonize rádios em seu iTunes

Para se conectar a qualquer rádio é bastante simples, apenas clique na seta ao lado do nome do gênero para que seja expandida a lista de estações existentes naquele ritmo. Agora, dê um duplo clique sobre qualquer uma delas e então a transmissão será iniciada.


Gerencie seu iPod e iPhone

Outra função do iTunes é ser o gerenciador de conteúdos dos aparelhos iPod e iPhone, ambos fabricados pela Apple. Estes aparelhos possuem uma particularidade, pois só pode ter conteúdo adicionado ou removido através do iTunes, diferentemente de outros aparelhos de telefone celular e MP3/MP4 players. Contudo, o modo com que você gerencia o conteúdo dos dois aparelhos (iPod e iPhone) diferem em alguns detalhes.

Capacidade de um aparelho iPhone, exibida no iTunes

Para adicionar conteúdo em seu iPhone, você precisa sincronizá-lo com o seu computador. Para isso, conecte o aparelho, abra o iTunes e clique sobre a guia “Dispositivos” aberta na aba lateral do programa. Dentro desta guia há um subdiretório com o nome do aparelho, clique sobre ele e acesse as suas opções.

Nas opções, haverá oito guias diferentes para que você obtenha informações acerca do seu dispositivo e também adicione conteúdo a ele. Encontre a guia apropriada para o tipo de conteúdo que deseja inserir e agora você deverá sincronizar o aparelho com os arquivos presentes em sua biblioteca do iTunes. É possível adicionar todos os arquivos de cada categoria ou então selecioná-los manualmente.

Escolha as pastas e sincronize o conteúdo de sua biblioteca do iTunes com o iPhone

Lembre-se de que ao sincronizar o conteúdo de seu iTunes com o seu iPhone, o aparelho realizará uma checagem em sua biblioteca, deixando-a exatamente igual a do programa. Portanto, tome o cuidado necessário para não perder conteúdo, sempre verificando se você ainda mantém e no iTunes os arquivos que deseja manter no telefone. Este processo vale para qualquer tipo de arquivo.

No caso do iPod, existem duas maneiras de enviar arquivos para o seu aparelho. Você pode seguir os mesmos passos explicados para este processo no iPhone ou então, de uma maneira mais simples, apenas selecionando o conteúdo no iTunes e arrastando-o para a pasta destino, dentro da guia “Dispositivos”.

Arquivo sendo arrastado diretamente para as pastas do iPod


iTunes Store e suas Vantagens

Um dos grande diferenciais deste programa é a iTunes Store, loja presente dentro do programa aonde é possível comprar toques para celular, jogos e aplicativos para iPhone e iPod Touch. Para utilizar a loja, é preciso realizar o seu cadastro. Para isso, é necessário possuir um cartão de crédito, porém, o cadastramento é realizado de maneira gratuita, você só irá gastar por aquilo que comprar.

iTunes Store

Cadastrando-se na iTunes Store, você obtém algumas vantagens na utilização do iTunes, como por exemplo, obter capas e informações dos discos, músicas e vídeos presentes em sua biblioteca de mídia. Para isso, depois ter criado e de estar conectado a sua conta, clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha “Obter Capa do Álbum”.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!