Como usar o Google Agenda

Saiba, passo-a-passo, como usar a agenda virtual da Google.
  • Visualizações78.178 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 16 de Outubro de 2008

A empresa estadunidense Google é detentora de um grande número de ferramentas que pretendem facilitar e otimizar a sua vida na internet.

Além disso, a empresa é bastante eficiente e inovadora em cada uma de suas ferramentas, seja nas buscas, na página inicial personalizável, no Google Docs ou em um dos primeiros serviços de e-mail a oferecer bastante espaço para armazenamento a seus usuários, o GMail.

Outro aplicativo que pode ser bastante útil para qualquer pessoa que precise organizar seus compromissos e atividades é o Google Agenda, um serviço de agenda eletrônica virtual com o estilo bastante semelhante e tão fácil de ser usada quanto o GMail. O Baixaki ensina agora, passo-a-passo, como utilizar este ótimo aplicativo.


Sua Conta Google Agenda

Todos aqueles que possuem uma conta no GMail possuem também uma conta no Google Agenda. Para isso, conecte-se ao serviço com o seu login e senha, confirme seus dados e então você será levado à sua página inicial. A partir de então, será possível adicionar eventos e compromissos e para isso este aplicativo permite a criação de diversas agendas diferentes.

Todos que possuem um GMail possuem também uma conta no Google Agenda


Criando e Compartilhando Agendas

Para criar novas agendas, clique em “Criar” na seção “Minhas Agendas”. Uma nova janela surgirá na tela, onde você dará nome, definirá uma breve descrição sobre sua agenda e também outras informações. É possível também tornar aquela agenda pública, o que significa que ela será divulgada nos resultados de busca do Google e também poderá ser visualizada por qualquer usuário.

Criar agendas é um processo bastante simples no Google Agenda

Além de tornar pública sua agenda, este aplicativo permite que você a compartilhe, ou seja, outros usuários poderão alterar e cadastrar compromissos nela. Para compartilhar com outras pessoas em específico, informe o e-mail e defina que nível de permissão terá este usuário.

Além disso, é possível tornar sua agenda pública ou então compartilhá-la com outros usuários


Cadastrando um Compromisso

Existem 5 modos de exibir seus compromissos cadastrados no Google Agenda: por dia (exibe as horas do dia), semana (exibe os 7 dias da semana), mês (exibe todos os dias do mês), 4 dias (exibe 4 dias) ou compromissos (exibe em lista todos os compromissos cadastrados).

Independente da maneira escolhida por você, o processo de cadastramento de registros é o mesmo. Clique sobre o dia em que o compromisso será adicionado e então surgirá um balão de conversa com campo para que você informe os dados do evento. Além desse cadastramento simples, você pode optar por dar mais detalhes daquilo que está marcando em sua agenda. Para isso, clique em “editar detalhes do evento”.

Cadastre seus compromissos

Na nova tela que surgiu, será possível informar o que, quando e repetição (caso o compromisso aconteça mais de uma vez, ou todos os dias, etc.). Defina em qual agenda será feito este registro e inclua também uma breve descrição. No canto da tela existe um espaço para que sejam convidadas outras pessoas para seu evento, caso seja uma festa, por exemplo.

Dê mais detalhes para não se esquecer de nada depois

Na seção “Opções”, é possível escolher vários lembretes para que seu compromisso não seja esquecido. Os lembretes podem ser em forma de pop-up ou então através de e-mail. Além do tipo, você poderá escolher a periodicidade destes avisos. Pode-se definir também se você estará livre ou ocupado, bem como o nível de privacidade deste registro: Pré-definido (segue o nível de privacidade da agenda), Privado ou Público.

Também é possível criar um novo evento clicando e arrastando o cursor, para marcar um compromisso que durará diversas horas ou dias (saiba mais sobre os modos de exibição logo abaixo). Depois disso, o procedimento para concluir o registro se dará normalmente.

Clique e arraste para dar mais praticidade a criação de seus eventos


Modos de Exibição

Existem cinco modos de exibir seus compromissos cadastrados no Google Agenda: por dia (exibe as horas do dia), semana (exibe os sete dias da semana), mês (exibe todos os dias do mês), 4 dias (exibe quatro dias) ou compromissos (exibe em lista todos os compromissos cadastrados). No modo “Dia”, serão listadas todas as horas daquela data.

Um dos modos de exibição é por o

No modo “Semana” é mantida a exibição dos dias de hora em hora, só que agora toda uma semana será exibida. Da mesma forma acontece no modo “4 dias”, porém, ao invés de sete serão exibidos apenas quatro dias.

O modo de exibição “Mês” mostrará dia a dia, como em um calendário de mesa. A última opção de visualização seus eventos é o modo “Compromisso”, onde você verá todos os eventos registrados listados em ordem cronológica, permitindo assim um panorama geral sobre os próximos acontecimentos marcados em sua agenda.

Visualização no modo


Adicionando Outras Agendas

Além de suas próprias agendas, este aplicativo da Google permite que você adicione à sua página agendas públicas/compartilhadas de outros usuários. Para isso, clique em “Adicionar” na seção “Outras agendas”. Nesta opção, é possível pesquisar por uma agenda pública, adicionar agenda de um amigo, adicionar através do link (URL) e também importar agenda - arquivos com formato iCal ou CSV. É possível pesquisar por agendas públicas diretamente da barra de pesquisa, presente no topo do site.

Neste exemplo, é realizada uma busca por agendas públicas

Você pode adicionar quantas agendas desejar em seu Google Agenda, contudo, caso você esteja confuso em meio a tantas cores e compromissos diferentes, é possível de maneira rápida e simples exibir apenas uma única delas para facilitar sua visão. Clique no botão ao final do nome da agenda e então selecione a opção “Exibir somente esta agenda”, desta forma, todas as outras deixarão de aparecer em seu calendário.

Para facilitar sua visualização, exiba somente uma agenda


Pesquisando por Compromissos e Agendas

No topo da tela, haverá um campo para busca de agendas e por compromissos. Além de facilitar o encontro de agendas compartilhadas e públicas, este recurso pode ser de grande utilidade caso você tenha muitos registros em seu Google Agenda. Assim, digite o termo que deseja encontrar e escolha qual tipo de busca será feita.

Encontre seus compromissos e agendas públicas com mais facilidade através do campo de buscas do Google Agenda

Editando e Apagando Compromissos

Além de registrar seus compromissos em suas agendas, você também pode editá-los posteriormente, aumentando o seu período duração, alterando seus detalhes ou até excluindo algum quando necessário. É possível prolongar o período de duração de um evento apenas arrastando a base de sua caixa com o cursor do mouse.

Arraste a base do evento para aumentar o seu período de duração

Caso queira editar outros detalhes, encontre o evento em sua agenda, clique sobre ele para e surgirá um balão com suas informações. Para alterá-las, clique em “editar detalhes do evento”. A opção “copiar para minha agenda” serve para quando você estiver visualizando agendas de outros usuários e desejar copiar algum evento para os seus compromissos.

O processo de exclusão de eventos também é muito simples. Assim como quando você quer alterar algum, clique sobre ele para que apareça na tela o balão com as informações e então, clique sobre o link “excluir”. Caso esteja certo de que vai apagar, confirme a exclusão e pronto.

Um mapa no Google Maps vai facilitar para que todos encontrem o local do evento

Mapas dos Locais

Sempre que você adicionar alguma informação à opção “Onde” enquanto cria um novo registro em sua agenda, será possível visualizar esta localização em seu navegador. Para isso, posicione o mouse sobre algum evento e clique na opção “Mapa” para que seja aberta uma nova página com o mapa do local no Google Maps.

Google Agenda em seu Site

Outra ferramenta disponível no Google Agenda é a incorporação de agendas em seu site/blog. Para isso, clique na guia da agenda no menu “Minhas agendas” e então escolha a opção “Configurações de agenda”. Na nova tela haverá uma seção de nome “Incorporar esta agenda”.

Incorpore o Google Agenda a seu site/blog

Você poderá personalizar sua agenda, para isso clique em “Personalizar cor, tamanho e outras opções”. Nesta nova janela que surgiu, marque e desmarque algumas opções que estarão ou não presentes na agenda a ser incorporada ao seu site, na seção “Exibir”. O modo de exibição é definido na seção “Exibição Padrão”.

Também é personalizável a largura e a altura, o dia em que iniciará a semana no calendário, o idioma em que este será exibido, a cor de plano de fundo e também quantas agendas serão mostradas. Depois de finalizada sua edição, copie o código gerado pelo aplicativo e cole-o no código fonte de seu site/blog.

Personalize sua agenda para incorporá-la ao seu site/blog

Por Que Usar o Google Agenda?

São vários os motivos que levam uma pessoa a utilizar este tipo de serviço. Mas uma coisa é certa, ele traz enormes facilidades a qualquer um que tenha a vida um pouco atribulada e que precise de uma ferramenta mais versátil e funcional para organizar sua agenda. O fato de permitir a criação de diversas agendas é outro ponto bastante interessante, afinal, você poderá definir, por exemplo, uma agenda somente para aniversários de seus amigos e não esquecer mais destas datas especiais.

Enfim, cada usuário poderá encontrar uma função diferente para este ótimo aplicativo, mas o ponto principal é que não importam quais sejam suas necessidades quanto a uma agenda virtual – que pode ser acessada e modificada de qualquer lugar, inclusive do celular – elas têm grande chance de serem supridas com os diversos recursos do Google Agenda.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!