Teslatouch: tela sensível ao toque capaz de simular texturas

1 min de leitura
Imagem de: Teslatouch: tela sensível ao toque capaz de simular texturas

A touchscreen que toca você

Fonda da imagem: TeslaTouch

A Teslatouch é uma tecnologia capaz de simular sensações táteis a partir de uma tela sensível ao toque. Baseada no princípio das vibrações elétricas, ela é capaz de fazer com que o usuário sinta o peso do arquivo que está arrastando ou a textura do papel no qual está desenhando.

Segundo os desenvolvedores, teclados virtuais usados em tablets e smartphones podem se tornar mais fáceis de usar, graças a essa tecnologia, partindo do princípio de que cada conjunto de teclas pode ser discriminado por uma sensação diferente. No entanto, a Teslatouch ainda não suporta multitouch (toques múltiplos), apenas um dedo de cada vez e sempre em movimento.

O projeto está sendo desenvolvido pela Disney Research, uma rede de laboratórios de pesquisa da Walt Disney Company. Uma versão para testes do projeto deverá ser apresentada durante a CES 2011, convenção da qual você pode conferir a cobertura aqui no Baixaki.

Clique neste link para ver um vídeo que demonstra o funcionamento da Teslatouch, que recebeu este nome em homenagem ao físico Nikola Tesla. Aproveite também para ler o artigo que o Baixaki preparou sobre a tela criada pela Microsoft que também consegue simular sensações táteis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.