Como fazer um Facebook

7 min de leitura
Imagem de: Como fazer um Facebook

O Facebook é uma das redes sociais que mais cresceram no último ano ao redor do mundo: existem atualmente mais de 500 milhões de perfis ativos na rede, e o número só cresce. Se você também quer fazer parte desse grupo, siga este guia do Baixaki com um passo a passo de como você pode criar uma conta no Facebook e as principais dicas para quem está começando!

O primeiro passo é acessar a página inicial do serviço, que já contém um formulário para cadastro. Porém, antes de começar, uma dica: mude o idioma da rede para português, clicando em “Português (Brasil)”, link que aparece no canto inferior da página, conforme a imagem:

Mude o idioma para português

Cadastre-se e encontre os amigos

Feito isso, é hora de começar o cadastro! Preencha todo o formulário com as suas informações pessoais corretas. São elas: nome, sobrenome, email (você precisa inserir o mesmo email nos dois campos destinados a isso), senha, sexo e data de nascimento. Não tenha medo de informar os seus dados verdadeiros, pois você pode ocultá-los mais tarde.

Informe os seus dados de cadastro

Após clicar em “Cadastre-se”, o serviço pede que você digite as palavras de verificação de segurança. Se você não conseguir ler o que está escrito, pode clicar no link “Tente palavras diferentes”, ou pode ouvir as palavras, clicando em “um captcha sonoro”.

Digite as palavras de segurança

Buscando conhecidos

Pronto, falta pouco! Os próximos 3 passos servem para que seja mais fácil encontrar os seus amigos na rede. Afinal, reunir e reencontrar as pessoas que você conhece é o principal objetivo do Facebook! Nesta primeira etapa você pode procurar contatos do seu email que já utilizem esta rede social, automaticamente. Você pode fazer isso mais tarde, também, através de um buscador de amigos.

Encontre todos os seus amigos!

A próxima etapa é fornecer algumas informações pessoais, como o colégio em que você estudou no ensino médio, a sua faculdade e a empresa na qual você está trabalhando. Isso também serve para que seja mais fácil encontrar os seus colegas de classe e de trabalho.

Se já existirem alunos da sua faculdade na rede, por exemplo, o nome dela aparece em uma espécie de busca no próprio formulário. Ao fazer isso, todos os membros do seu colégio/faculdade/trabalho, que possuem Facebook, aparecem para que você adicione quem você conhece aos seus contatos.

Forneça seus dados para buscar mais contatos

Na última etapa você é convidado a colocar uma foto sua, para que todos saibam quem você é. Pode ser uma fotografia ou ilustração sua que esteja no seu computador ou você pode tirar uma na hora, usando a sua webcam.

Envie uma foto sua para terminar o cadastro!

Comece a montar o seu perfil

Pronto, o seu cadastro está terminado e você já é um membro do Facebook! Mas não pense que acabou, agora é a hora de deixar o seu perfil tinindo! Veja essas dicas do Baixaki sobre como personalizar a sua página, achar os seus amigos e muito mais!

Siga os passos para montar o seu perfil

Você pode seguir os passos na ordem indicada pelo Facebook, que é o mais recomendado. Dessa forma, é impossível se perder! Primeiro clique em “Preencha as informações do perfil”, para falar tudo sobre o que você gosta, quem você é e o que mais você quiser compartilhar.

Esse é o passo mais demorado, pois existem vários subgrupos no perfil. Funciona assim, você clica em um item na coluna à esquerda e preenche-o com todas as informações que você quiser oferecer.

Preencha as informações do seu perfil

Lembre-se de clicar em “Salvar alterações” sempre que for passar para o próximo item da lista. Apesar de nada ser obrigatório, quanto mais você falar sobre você, mais fácil será para os seus amigos reconhecer você.

As categorias de informações são: “Informações básicas”, “Foto do perfil”, “Pessoas em destaque” (relacionamentos amorosos e familiares), “Educação e trabalho”, “Filosofia” (tudo aquilo em que você acredita), “Artes e entretenimento” (músicas, livros filmes, TV e jogos), “Esportes”, “Atividades e interesses” e “Informações de contato”.

Adicione os seus interesses principais

Após terminar de responder tudo, clique no ícone do Facebook no canto superior esquerdo para voltar ao passo a passo. A segunda etapa é cadastrar o seu celular, se você desejar. Não é algo obrigatório, e se você quiser fazê-lo precisa informar o código que é enviado ao seu email quando você se cadastra no serviço.

Encontre todos os seus amigos!

O terceiro passo é encontrar os seus amigos. Nessa etapa, você pode digitar o nome ou email de todos aqueles amigos que você quer encontrar, um de cada vez. Clique no ícone com uma lupa para buscar. Se o seu amigo estiver na rede, o nome dele deve aparecer nos resultados. Clique em “Adicionar aos amigos” e confirme para enviar uma solicitação de amizade.

Ache e adicione os seus amigos

O sistema de solicitações no Facebook é igual ao do Orkut, é preciso esperar que o outro aceite o pedido de amizade. Você também pode aceitar ou recusar os pedidos que chegarem ao seu perfil.

Outra forma de encontrar os seus contatos é o buscador automático, que procura através dos contatos dos seus emails aqueles que usam o Facebook. Além disso, a rede sempre sugere pessoas que você pode conhecer, baseado nas informações fornecidas no perfil e nos amigos adicionados. Para adicionar um contato diretamente do perfil dele, clique em “Adicionar aos amigos”, botão que se encontra ao lado do nome do seu amigo.

Adicione os seus amigos

Privacidade acima de tudo

Volte ao menu inicial para cumprir o quarto passo: modificar as configurações de privacidade da sua conta. Isso é muito importante, e o Facebook é conhecido por ter filtros bem seguros. Praticamente tudo pode ser escondido de quem não é seu amigo, e muitas informações podem ser compartilhadas apenas com grupos seletos de pessoas. Oculte de desconhecidos os dados principais, para garantir a sua segurança, dentro e fora da rede.

O Facebook traz uma explicação completa sobre o tema. Leia tudo antes de configurar esses parâmetros, e então clique em “Editar suas configurações de privacidade”, no canto direito superior da tela, conforme a imagem:

Proteja a sua conta com as configurações de privacidade

Entenda melhor como funciona a rede

Agora que o seu perfil está completo e os amigos adicionados, veja algumas dicas sobre como funciona o Facebook e o que você pode fazer nessa rede! Apesar da aparência diferente, as funções são bem parecidas com as do Orkut. Achar os seus amigos, se comunicar com eles e se divertir.

O mural “Feeds de notícias” é o local onde tudo acontece. Não existe uma página de recados, como acontece com o Orkut, porém você pode postar mensagens diretamente no mural dos seus contatos. Tudo o que os seus amigos fizerem aparece nas suas atualizações, como uma linha do tempo.

Saiba o que os seus amigos estão fazendo!

Notificações

Existem três tipos de notificações que você pode receber. São os três ícones na parte superior da página, ao lado da logo do Facebook. O primeiro, o desenho de dois bonequinhos, alerta quando alguém adicionou você como contato. O segundo, dois balões de fala, mostra quando você recebe uma mensagem direta, que não aparece no seu mural.

O último, um globo, é um alerta geral e pode ser usado de várias formas. É ali que as solicitações feitas nos aplicativos que você usa aparecem. Nesse ícone, também é mostrado quando alguém escreve no seu mural ou comenta uma foto sua. Sempre que um dos três ícones exibir um alerta vermelho, significa que um novo evento ocorreu.

Ícones de notificações

Aplicativos e jogos

Assim como no Orkut, o Facebook conta com jogos e aplicativos para você se divertir. Os jogos mais famosos são o FarmVille (uma fazenda virtual na qual você precisa administrar as colheitas e os animais), CityVille (é a versão urbana do Farmville), Mafia Wars (seja um membro da máfia e derrote os seus inimigos), entre outros. O Baixaki tem várias sugestões que podem se tornar o seu próximo passatempo preferido.

Os aplicativos e jogos podem ser encontrados através das atualizações e solicitações de amigos, ou você pode buscar o tipo de jogo que mais agrada a você, basta clicar em “Jogos” ou “Aplicativos”, na coluna de ícones à esquerda da página. Navegue pelas categorias e busque o que você deseja!

Encontre o aplicativo ou jogo que mais agrada a você

Para começar a jogar, vá até a página do jogo desejado e clique em “Ir para o aplicativo”. Autorize-o a coletar as suas informações (nada é divulgado para outras pessoas, isso serve apenas para você conseguir conectar-se ao jogo) e deixe que a diversão comece!

Comece a jogar!

Tudo o que você curte

No Facebook existe um conceito bastante interessante para você mostrar que gosta de algo. Seja uma banda, um game, filme, escritor, pensamento, etc... É parecido com as comunidades do Orkut, mas em vez de entrar e sair delas, você pode “curtir” as páginas (“Like”, em inglês). Esse conceito vai além das fronteiras da rede social e pode ser encontrado em diversas páginas pela internet.

Com a sua conta do Facebook você pode “curtir” os conteúdos online e mostrá-los no seu mural, fazendo com que os seus amigos saibam mais sobre os seus gostos. Para fazer isso, dentro da rede, basta acessar uma página de algum cantor ou serviço e clicar no botão “Curtir”.

Clique em curtir para mostrar a todos os seus gostos

Quando você faz isso, as atualizações dessas páginas são postadas também no seu mural. Isso faz com que você tenha sempre em primeira mão as notícias daquilo que você mais gosta, diretamente na sua página do Facebook.

Agora é com você! Descubra mais funcionalidades desse serviço tão famoso e reúna todos os seus contatos em uma página! Aproveite para visitar e curtir a página do Baixaki na sua nova rede social!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.