Intel anuncia a segunda geração de processadores da família Core

5 min de leitura
Imagem de: Intel anuncia a segunda geração de processadores da família Core

Intel!

Depois de muito provocar os usuários e de várias demonstrações, a Intel finalmente liberou os detalhes de seus novos processadores da família Core. As CPUs Sandy Bridge para portáteis e desktops são consideradas a segunda geração de processadores e trazem muito mais velocidade e estabilidade para os usuários.

Ao todo serão 29 novas CPUs, cada uma com a configuração ideal para determinado perfil de usuário. Do gamer às pessoas que usam o computador para acessar a internet e ler emails, todos serão atendidos pela segunda geração de processadores.

Quais as novidades?

Aqueles que vêm acompanhando a saga do Sandy Bridge já sabem que a nova família de processadores traz algumas novidades interessantes em relação às CPUs anteriores, embora o tempo de lançamento entre uma e outra seja relativamente curto.

Os processadores Sandy Bridge são baseados na microarquitetura de 32nm da Intel. Além disso, estas são as primeiras CPUs que contam com processador gráfico e lógico e controlador de memória em um único dispositivo. Na prática, isso significa que uma peça menor do que a que você possui no computador é capaz de processar muito mais conteúdo em menor tempo.

Novos processadores Intel

Segundo o próprio fabricante, os novos processadores gráficos HD 2000 e HD 3000 oferecem uma performance até duas vezes mais rápidas do que as encontradas atualmente no mercado. Para encerrar, os chips integrados reduzem o consumo de energia e são capazes de realmente desligar um disco rígido ocioso. Dessa maneira, a bateria dos computadores portáteis dura mais tempo.

Intel Quick Sync Video

A Intel está prometendo uma maneira mais rápida de fazer decodificação de vídeos. O Quick Sync é o grande responsável por essa melhoria, uma vez que todo o processo é feito em hardware. Isso garante uma velocidade 17 vezes maior do que a das placas integradas anteriores à segunda geração de processadores Core da Intel.

Parcerias entre a Intel e empresas de software multimídia, como Cyberlink, Corel e ArcSoft já foram firmadas e prometem melhorar ainda mais o desempenho das novas placas integradas.

Intel InTru 3D / Clear Video HD

Os novos processadores da Intel trazem a promessa de que o usuário poderá executar conteúdo 3D e em alta definição na TV por meio da conexão HDMI dos computadores. Isso não significa que você poderá visualizar conteúdos 3D em notebooks e desktops, mas torna possível a sua execução em televisores com esta tecnologia.

WiDi 2.0

Finalmente a Intel tornou possível o streaming em alta definição com seus novos processadores. Ainda há bastante atraso e pausas, mas o suporte para transmissões em 1080p é uma realidade nas CPUs da Intel.

Os processadores

Como citado, a segunda geração de processadores conta com 29 novas CPUs, as quais estão divididas entre Cores i3, i5 e i7 e contam ainda com versões para desktop e portáteis. Quem acompanha novos lançamentos e entende o mínimo que seja de processadores vai notar uma pequena diferença na nomeação dada às novas CPUs da Intel, que agora conta com o nome do processador seguido de quatro dígitos, e não apenas três como antes.

Nova família de processadores deve chegar logo ao mercado
Fonte da imagem: Lowyat

Há ainda as versões de processadores identificados com um “K” ao final do nome. Essas CPUs são conhecidas como “overclockable” e permitem que os usuários façam overclocks distintos para cada núcleo do processador. Conheça agora um pouco de cada CPU integrante da segunda geração da família Core.

  • Intel Core i7 Extreme Edition
    • Quantidade de modelos: 1
    • Mobile: i7-2920XM
  • Intel Core i7
    • Quantidade de modelos: 12
    • Mobile: i7-2820QM, i7-2720QM, i7-2630QM, i7-2635QM, i7-2620M, i7-2649M, i7-2629M, i7-2657M, i7-2617M
    • Desktop: i7-2600K, i7-2600S, i7-2600
  • Intel Core i5
    • Quantidade de modelos: 12
    • Mobile: i5-2540M, i5-2520M, i5-2410M, i5-2537M
    • Desktop: i5-2500K, i5-2500S, i5-2500T, i5-2500, i5-2400, i5-2400S, i5-2390T, i5-2300
  • Intel Core i3
    • Quantidade de modelos: 4 
    • Mobile: i3-2310M
    • Desktop: i3-2120, i3-2100, i3-2100T

Na mídia

Os novos processadores nem bem foram anunciados e diversos sites especializados fizeram uma análise completa de algumas CPUs. Abaixo, você confere um pouco da opinião de alguns deles.

Tom’s Hardware

Intel Core i7Os processadores Core i7-2600K, Core i5-2500K, Core i5-2400 e Core i3-2100 foram devidamente testados pelo pessoal do Tom’s Hardware. Depois de “estressar” as CPUs com jogos e diversos programas de benchmark, os resultados renderam algumas elogios e também críticas à Intel.

Um dos pontos negativos levantados diz respeito ao overclock. Segundo o site, embora seja melhor do que antigamente, o número de processadores que suportam overclock ainda é limitado, levando em conta a quantidade de CPUs lançadas.

No entanto, o Tom’s Hardware deixa claro que os processadores são muito bons, obtendo notas elevadas na maioria dos testes realizados. Um dos destaques foi o Core i3-2100, que mostrou ser capaz de atender aos gamers e usuários domésticos de maneira satisfatória.

AnandTech

O site AnandTech também realizou testes nos mesmo processadores que o Tom’s Hardware. Um dos pontos mais elogiados foi o Quick Sync que, segundo o site, “[...] É incrível. Simplesmente a melhor forma de assistir vídeos em seu smartphone ou tablet.”.

Ainda de acordo com o AnandTech, a menos que o usuário já possua um computador equipado com um Core i7 poderoso, os processadores Sandy Bridge é para onde você vai desejar migrar.

Que venham os novos processadores

Overclock3D

Também testando os processadores Core i7-2600K, Core i5-2500K, Core i5-2400 e Core i3-2100, o Overclock3D levanta um ponto interessante, não comentado pela maioria dos sites do gênero. De acordo com o site, as CPUs conseguem chegar em 5 GHz sem resfriamento líquido.

Outro ponto levantado pelo pessoal do Overclock3D é que, embora o preço entre os modelos não seja tão diferente (cerca de 20 euros), a diferença no desempenho é significativo. Ainda assim, a performance das novas CPUs com relação às da primeira geração não é tão gritante. Por isso, o Overclock3D (assim como o AnandTech) sugere o upgrade apenas para aqueles usuários que desejam trocar o computador por completo.

Quando surgem no mercado

Seguindo o que havia sido anunciado anteriormente, os processadores quad-core do modelo i7 serão os primeiros a surgirem no mercado e têm seu lançamento previsto ainda para primeira semana de janeiro. As demais CPUs, dual-core, serão vendidas somente a partir de fevereiro.

.....

Agora só resta esperar até que os novos membros da família Core da Intel cheguem ao mercado. Enquanto isso, não deixe de acompanhar a CES 2011 aqui no Baixaki e fique de olho na exibição dos novos processadores da Intel.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.