Como turbinar a página inicial do Chrome com os melhores aplicativos

9 min de leitura
Imagem de: Como turbinar a página inicial do Chrome com os melhores aplicativos

Turbine seu Chrome com esta seleção de apps.

O Google Chrome se tornou rapidamente uma das opções de navegadores com vários adeptos. Um dos grandes diferenciais são os recursos abertos sempre que você solicita uma nova aba, como as últimas páginas visitadas, links e aplicações.

Para ajudá-lo a usar esta ferramenta de maneira ainda melhor, o Baixaki separou alguns programas úteis ao dia a dia, para que você possa tê-los sempre ao alcance de uma nova guia no Chrome.

Anotações

O Scribble é uma aplicação online para adicionar anotações (no estilo post-it). Com ele, você pode criar lembretes (inclusive com alarmes) a partir do Chrome de forma simples e rápida. Ele certamente vai facilitar na hora de garantir que nenhum compromisso seja esquecido. Adicionalmente, como o serviço é online, ele permanecerá vinculado somente ao navegador por meio da conta registrada.

O processo de criar anotações nele é bem simples. Você simplesmente precisa escrever o texto e (opcionalmente) adicionar um título. De forma similar, para definir um alarme para seu lembrete, tudo o que você deve fazer é definir o intervalo de tempo para a ativação da mensagem.

Criando notas com o Scribble

Sem dúvidas o Scribble é um serviço interessante para você ter em seu Chrome, especialmente para quem costuma rabiscar diversos bilhetes ou encher sua mesa de post-its.

Edição de imagens

O Advanced Image Editor é um editor de imagens online e suas criações são armazenadas na conta de usuário vinculada a ele. Com ele é possível fazer pequenos ajustes em detalhes que não saíram exatamente como o esperado em suas fotografias, criar montagens com figuras, retocar imagens ou adicionar um efeito diferentes em suas fotos e deixá-las com um toque especial.

Advanced Image Editor

Ao contrário de diversos editores online, o Advance Image Editor é capaz de oferecer ferramentas avançadas e um sistema de camadas com uma grande quantidade de recursos. Isso sem contar as opções de filtros e máscaras. Mesmo as funcionalidades básicas estão bem completas, para que você tenha ótimos resultados em suas fotografias.

O Pixlr Editor traz mais uma alternativa para a edição de imagens online. Ele traz as principais ferramentas e funcionalidades do Photoshop para um serviço que tem o potencial para desbancar muitos editores gratuitos que existem no mercado. Ele chega a apresentar, inclusive, algumas vantagens sobre o próprio software da Adobe.

A interface do programa é bastante semelhante à do Photoshop, o que pode deixar o trabalho de quem já o utilizou alguma vez ainda mais simples. Para usuários menos experientes, talvez leve algum tempo até que você consiga explorar a ampla gama de ferramentas apresentadas pelo aplicativo, porém com algumas utilizações já é possível se acostumar ao seu modo de funcionamento.

Pixlr Editor

A possibilidade de usar camadas de edição já é um avanço em relação a outros programas semelhantes. Essa funcionalidade não é tão aprimorada quanto no Photoshop, porém se mostra muito avançada para um editor online. Por exemplo, é possível criar camadas com máscaras de ajustes e deixar a imagem com visual profissional em instantes.

Outro grande diferencial do Pixlr com relação a qualquer editor gratuito é a quantidade de pincéis existentes nele. São várias categorias que podem ser usadas artisticamente para compor uma fotografia ou ilustração, ou que podem servir como carimbos (por exemplo as categorias de natureza).

Twitter

O TweetDeck surgiu como um cliente desktop para o Twitter e logo foi adotado por milhares de usuários por possuir funcionalidades que tornavam a utilização do microblog ainda mais interessante. Depois de criar versões para iPhone e Android, ele surge agora como extensão para o Google Chrome.

Ideal para você que não quer perder as últimas novidades de seu Twitter, pois todas as funções principais do programa em versão desktop estão presentes. Como funciona com a maioria das extensões do navegador, quando você abre o programa, ele é mostrado em uma nova aba do Chrome.

Interface do serviço

Você pode fazer o login utilizando uma conta previamente cadastrada (tanto do Twitter, Facebook ou do próprio TweetDeck). Ou, caso você já utilize a versão desktop do TweetDeck, ele permite importar suas informações.

Organização de tarefas e agenda

O Todo.ly for Chrome é uma aplicativo que auxilia na organização de suas tarefas diárias. Com o Todo.ly, você organiza suas tarefas diretamente da tela do computador e visualiza-as onde quer que você esteja, sem precisar tirar aquele papelzinho amassado do bolso.

As atividades podem ser organizadas de acordo com sua prioridade e eliminadas da lista assim que forem concluídas. Caso você possua atividades que sejam derivadas de outra, pode colocá-las em grau de subordinação. Com isso, a tarefa só será considerada completa se todos os requisitos forem cumpridos.

Todo.ly

Outro destaque é em relação à separação entre itens completos e em andamento. Assim, tudo o que ainda precisa ser feito fica em evidência, enquanto os compromissos já terminados ficam na parte inferior da página.

Adicionando esta extensão no Chrome, você pode administrar suas tarefas através da internet e estar sempre a par de seus compromissos, em vez de utilizar uma agenda de papel ou uma que seja vinculada somente ao seu computador.

O Springpad é outra alternativa interessante para a organização de tarefas. Basicamente, ele é um organizador para suas tarefas do dia a dia, contendo, de modo totalmente online, as ferramentas básicas para você criar e gerenciar os seus afazeres de um modo muito intuitivo. Sua agenda permanece sempre online, armazenada em sua conta de usuário.

Springpad

Embora em um primeiro momento ele pareça meio difícil de ser utilizado, basta apenas um pouco de curiosidade e disposição para que em pouco tempo você já esteja dominando todas as funções do serviço.

Apresentações

O SlideRocket é uma ótima alternativa para você modificar e criar suas próprias apresentações de slides. O aplicativo, que é totalmente online, apresenta recursos gratuitos de utilização e possui suporte a arquivos criados no PowerPoint.  Para utilizá-los, basta carregar o arquivo desejado no serviço.

De uma maneira geral, o aplicativo é muito intuitivo, especialmente para quem já trabalha com outros programas do gênero. Entretanto, mesmo quem só teve contato com o PowerPoint ou ainda não utilizou algo parecido não terá maiores dificuldades graças à interface limpa e organizada do serviço.

SlideRocket

A versão gratuita permite salvar o projeto online, sendo possível acessá-lo com a conta criada para o serviço. Entretanto, ele não permite salvar no computador local. Ao adicionar o Sliderocket no Chrome, você poderá ter acesso às suas apresentações a partir de qualquer computador conectado à internet.

Editor de texto

O Write Space é um editor de texto online com a possibilidade de trabalhar em tela cheia. Este aplicativo é bem simples, porém ele visa a minimizar o número de distrações entre o usuário e o conteúdo de sua escrita. Adicionalmente, ele conta com um recurso de salvar o texto automaticamente em intervalos curtíssimos de tempo.

O objetivo de seu desenvolvedor era que o usuário não perdesse tempo com preocupações externas. Logo, o Write Space basicamente permite que você escreva um texto: basta clicar com o mouse e começar a digitar. É mais ou menos como se você estivesse utilizando o Bloco de Notas, porém sem as ferramentas adicionais.

Write Space

Nas opções do programa você pode alterar a largura do espaço de texto, cor da fonte e do fundo, tipo e tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, cor dos elementos de contagem mostrados na tela, entre outros. Uma boa pedida para quem precisa de um editor simples e funcional.

Temperatura

O WeatherBug é uma extensão para o Google Chrome que ajuda você a ficar por dentro das condições meteorológicas tanto de sua cidade quanto de algum roteiro para uma possível viagem. Assim, você pode saber se é uma boa ideia o passeio programado ou se o melhor mesmo é ficar em casa, vendo televisão debaixo das cobertas.

Weatherbug

A configuração da cidade é feita por meio das opções da extensão e é bem simples. Uma vez definida a região, o ícone passa a mostrar imediatamente a temperatura local, com a opção de ver mais detalhes com um clique do mouse.

Jogos

O The Fancy Pants Adventure: World 2 é um jogo online. Nele, o personagem principal, Fancy Pants Man, precisa encontrar sua irmã Cutie Pants, que foi vítima de um sequestro. Porém, para chegar até ela, ele precisa atravessar um mundo novo inteiro, encarando desafios, superando obstáculos e derrotando seus inimigos.

The Fancy Pants

Enquanto realiza o roteiro necessário no mundo de jogo, ele encontra novos itens e adquire as ferramentas necessárias para a conclusão de sua aventura. Os comandos do jogo são bem simples e o jogo é realmente divertido. Vale a pena ter esse game sempre à mão no Chrome para os momentos de entretenimento.

O Plants vs. Zombies é um divertido jogo de tática, em que você deve empregar girassóis, batatas e plantas que cospem balas na missão de acabar com os monstrinhos. Com uma invasão de zumbis em andamento, você nem imagina o quanto o seu jardim pode ser um poderoso aliado para salvar sua cidade.

A maior vantagem deste jogo, além da diversão garantida é o fato de ele ser simples e muito fácil de aprender. No começo de cada nível, seu jardim está vazio, esperando que você plante as flores e vegetais geneticamente modificados.

Plants vs. Zombies

São quase 50 plantas diferentes para você incluir em seu arsenal. Já os inimigos vêm em mais de 20 tipos: há o zumbi atleta capaz de pular plantas, zumbis com capacetes, entre outros.

Música

O Grooveshark é, sem dúvidas, um dos maiores serviço de rádio online. Com um grande acervo e fácil de usar, ele permite a seleção automática ou manual de músicas para serem ouvidas. O usuário pode ainda pesquisar por nome de música ou do artista, bem como acessar álbuns completos e ouvir tudo gratuitamente.

Grooveshark

O aplicativo ainda traz facilidades para compartilhar suas músicas em redes sociais como o Facebook. Adicionalmente, ele permite a integração com a conta do Google. Dessa forma, você pode utilizar o mesmo usuário e senha para se conectar, de maneira descomplicada e prática. Com ele no Chrome, seu acesso será ainda mais facilitado.

Espaço para armazenar arquivos

O Box.net é um serviço online que oferece um espaço de até 5 GB para o armazenamento de seus arquivos. Com ele você pode ter documentos e fotos sempre disponíveis para a utilização em qualquer computador com acesso à internet. O aplicativo também pode ser uma ótima alternativa para compartilhar o conteúdo com outras pessoas.

Arquivos armazenados

Este aplicativo pode ser uma ótima alternativa, tanto para poupar algum espaço de armazenamento em disco como para garantir que um arquivo possa estar disponível em qualquer computador com conexão à internet no momento em que você precisar. A interface do serviço é bem simples, o que garante que mesmo usuários inexperientes possam utilizá-la sem maiores dificuldades.

Assistir a vídeos

O Vimeo Couch Mode é um serviço online para que você possa assistir a vídeos. Ele é uma versão compacta do aplicativo Vimeo e conta com várias limitações, como não possuir uma busca, por exemplo. Adicionalmente, alguns dos vídeos (especialmente em HD) podem deixar o navegador meio lento ou até mesmo travá-lo.

Ele pode ser uma alternativa para o YouTube, entretanto a variedade é notavelmente menor. Você possui duas opções para procurar vídeos, “HD Channel” e “Staff Pics”. Clicar em qualquer um dos dois botões faz com que a barra de arquivos seja carregada. Para selecionar um deles, só é preciso um clique do mouse. Feito isso, ele é imediatamente carregado no centro da página e você pode controlar a execução por meio dos comandos presentes na tela.

Vimeo Video Couch

Os vídeos são carregados em tamanho grande e, dependendo da qualidade, eles podem deixar seu navegador um pouco lento. Para voltar à tela anterior basta clicar na seta presente logo abaixo do player.

...

Com estes apps instalados no seu Google Chrome, o uso de aplicativos extras para Twitter ou editores de imagem e texto, por exemplo, é eliminado. Se você pode jogar, conversar, escrever e editar fotos sem precisar de nada além do seu navegador Google Chrome, por que não aproveitar? E você, leitor do Baixaki, tem alguma boa dica de app para o Chrome?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.