Os melhores jogos gratuitos de 2010

9 min de leitura
Imagem de: Os melhores jogos gratuitos de 2010

Melhores de 2010

O ano de 2010 está chegando ao fim e, antes da chegada de 2011, nada melhor do que relembrar tudo aquilo de bom que aconteceu no ano que passou. Além disso, com a chegada do período de férias, é o momento certo para aproveitar aqueles jogos que você viu e gostou, mas não teve tempo de jogar.

Pensando nisso o Baixaki escolheu os melhores jogos gratuitos para PC lançados em 2010. Estamos falando apenas daqueles disponíveis em versão integral para o usuário, sem que ele precise pagar nada por isso. Dessa forma alguns jogos consagrados como Pro Evolution Soccer 2011 ou FIFA 11 não constam nessa lista. Versões Demo também ficaram de fora.

Dividimos os jogos em sete categorias, cada uma delas com quatro ou cinco indicados. A exceção fica por conta da categoria de Melhor Jogo do Ano em que o número de indicados é seis. Em cada uma delas apontamos a nossa escolha, mas também queremos saber a sua opinião. Assim, você também pode votar e eleger o melhor de cada categoria.

Ao final listamos ainda alguns jogos Demo, que apesar de não estarem concorrendo na premiação, também valem a pena ser vistos e jogados novamente. E como o assunto é o melhor de 2010, vale a pena conferir a página especial do Baixaki Jogos com os Melhores Jogos de 2010 e uma prévia do que vem por aí em 2011.

Melhor Jogo de Esporte

MountainBike Challenge 2010

Os jogos de esporte costumam ter maior atenção por parte dos usuários pelas múltiplas possibilidades que oferecem. Afinal, nenhuma disputa é igual a outra e isso garante uma longevidade aos títulos do gênero, que são jogados à exaustão pelo público. Nesta categoria não incluímos jogos de futebol por uma simples razão: o esporte mais popular do país ganhou uma categoria especial.

Entre todos os títulos lançados o grande destaque da categoria, e escolha do Baixaki como o melhor do gênero no ano é MountainBike Challenge 2010. Foram mais de 700 mil downloads do jogo em perspectiva 3D que explora um esporte com poucos títulos relevantes para PC. Com uma mecânica consistente e foco muito mais na diversão do que no realismo, o jogo é um dos títulos imperdíveis para você jogar a vontade também em 2011.

Além dele outras opções também mereceram grande destaque. Beach Volleyball Online chama a atenção pelo fato de ser mais do que um simples jogo de vôlei. O game é na verdade um MMO com elementos de RPG e apesar dos gráficos simplórios, a diversão nos modos online acaba compensando.

Outra alternativa divertida é Hockey Dash, que mistura o ritmo frenético do hockey de rua com noções de estratégia e modo de carreira. Concorrem ainda nesta categoria Pangya Season 4, jogo de golfe que reúne elementos de MMO com visual de RPG, e Ski Chalenge 2011, game de esqui que reúne milhares de jogadores online e pode ser jogado direto no navegador.

Melhor Jogo de Estratégia

Heroes In The Sky

Para aqueles que não simpatizam como jogos de esporte no PC, os jogos de estratégia e guerra são uma ótima opção. Por se tratar de um gênero que requer games mais complexos, repletos de informações e gráficos de alta qualidade, muitos dos títulos lançados realmente são de encher os olhos.

Para o Baixaki, o campeão nesta categoria em 2010 é o game Heroes in the Sky. O MMOTPS (Massively Multiplayer Online Third-Person Shooter) utiliza a Segunda Guerra Mundial como plano de fundo para suas batalhas. O destaque fica por conta da ótima jogabilidade, sistema de melhoria de níveis e construção de aviões, além de um arsenal infinito para bombardear os seus adversários.

Quem também se destacou neste ano foi o game Company of Heroes Online. A quinta versão da franquia apresentou gráficos soberbos e garantiu horas de diversão para muitos usuários. A expansão Men of War: Assault Squad também está em nossa lista final por agradar os usuários mais experientes. O nível das missões é alto e a estratégia é fundamental.

Por fim encerramos a lista de indicações da categoria com Land of Chaos, uma mistura do clássico DotA Allstars com o estilo de ação MMO. Os servidores de jogo estão sempre cheios e muitos deles são originários do Brasil. Imperdível para os fãs do gênero.

Melhor Jogo de Futebol

FIFA Online

O esporte mais praticado no Brasil e verdadeira paixão nacional não poderia ficar de fora dessa lista. A quantidade de títulos relevantes lançados durante o ano é tanta que criamos uma categoria especial apenas para eleger os melhores games do gênero lançados em 2010.

Entre todos o games lançados no ano da Copa do Mundo da África nenhum foi tão relevante quanto FIFA Online. Utilizando a mesma estrutura gráfica de FIFA 10, a jogabilidade acessível, completamente baseada no mouse, e o grande número de clubes e jogadores atualizados, fez com que o game se tornasse uma verdadeira febre. Por essa razão ele é a escolha do Baixaki na categoria.

Se com mais simplicidade o game já era uma febre, a versão em HD disponibilizada em FIFA Online 2 fez com que o a franquia, de uma vez por todas, conquistasse os usuários com gráficos aprimorados e modos de jogo online arrebatadores. Já o jogo Football Challenge 2010 se destacou pelo grande número de modos de personalização e pela jogabilidade acessível oferecida ao jogador.

Para os usuários do Orkut a grande surpresa foi o game Futebol 3D. Nele você comanda apenas seleções continentais e pode dispor de itens como bolas elétricas e modos de jogo que privilegiam a diversão em vez do realismo. Encerra a lista da categoria o jogo Gerd Mueller’s Perfect Goal. O título inspirado no craque alemão não faz feio e entra em campo com opções detalhadas de escalação de jogadores, comando tático e gerenciamento de clube.

Melhor MMORPG

Digimon Battle

O gênero MMORPG talvez seja o que tem a maior quantidade de títulos disponíveis lançadas todos os anos. Além disso, uma legião de fãs acompanha alguns dos títulos clássicos de forma que qualquer novidade surgida nesse meio é rapidamente devorada pelo público, seja para o bem ou para o mal. Felizmente nesta categoria bons títulos é o que não falta.

A escolha do Baixaki em 2010 na categoria MMORPG é Digimon Battle. Uma das séries de animação de maior sucesso junto ao publico a franquia já tinha ganho vários games para consoles e PC. A versão lançada em março deste ano veio repleta de atrativos. Trilha sonora de qualidade e possibilidade de muitos jogadores online aliadas a gráficos simples, mas eficientes. No total foram mais de 200 mil downloads do game.

Aika Online foi outra grata surpresa do ano. Rifles, magias e espadas lutando lado a lado não é um cenário que se vê todos os dias. Além de toda a diversão do jogo, que aposta nas batalhas PvP, o Baixaki em parceria com a Ongame está sorteando dois iPads entre os usuários que se cadastrarem e fizerem o download do game.

Outros três jogos completam a nossa lista de indicados nesta categoria: Dungeons & Dragons Online: Half-Bloods, jogo que ganhou novos monstros e raças além de um novo cenário demoníaco; League of Legends, em que você conta com mais de 30 campeões, em cinco categorias para escolha; e Perfect World: Mar em Fúria, expansão do jogo que acrescenta novas classes, armas e ainda mais aventura.

Melhor Jogo de Corrida

Need For Speed World

Assim como os jogos de futebol têm seus fãs e torcedores apaixonados, os jogos de corrida da mesma forma mexem com outra paixão dos brasileiros, em especial do público masculino. Carros de corrida, modelos esportivos e alta velocidade são alguns dos elementos que movem os jogadores nos mais diversos títulos existentes.

Em se tratando de corrida nenhum outro game fez tanto sucesso no Baixaki quanto Need For Speed World. Para se ter uma ideia, foram nada menos do que 1,3 milhões de downloads. Tunings, rachas nas ruas e perseguições policiais em gráficos que aliam o realismo dos veículos ao divertido modo arcade, consagrado na franquia. Título obrigatório na coleção de qualquer gamer fã de velocidade.

Se você quer deixar os adversários comendo poeira em outras provas online, outra opção de game que caiu nas graças do público é Big City Racer. A jogabilidade segue o estilo arcade e a simulação está presente nas inúmeras opções de ajuste do veículo.  Se você prefere algo que seja “jogo rápido” Top Fuel Drag Racing cumpre sua missão ao colocá-lo em meio a um emocionante campeonato de arrancadas com dragsters.

A maior prova de que o gênero corrida agrada a muitos usuários com games de estilos variados fica por conta dos dois últimos títulos que separamos para essa categoria. Em Police Supercars Racing você assume o controle de carros de polícia futuristas no combate ao crime; já em Offroad Racers o desafio é controlar possantes veículos com tração 4x4 em estradas de terra e no meio do mato.

Melhor Jogo de Tiro

Combat Arms

A franquia Call of Duty atingiu neste ano o recorde de vendas na história do mundo dos games, faturando mais de US$ 1 bilhão. O game é o líder de um gênero que não para de crescer e conta com jogadores de todas as idades. Embora uns digam que ele é violento demais, sem dúvida os jogos de tiro estão entre os preferidos dos usuários que só querem mesmo é saber de diversão.

De volta ao Brasil em 2010, o grande campeão dessa categoria entre os jogos gratuitos na escolha do Baixaki é Combat Arms. Para se ter uma ideia o jogo já foi baixado mais de 4 milhões de vezes, somente por meio das páginas do nosso site. Os números impressionam e a qualidade gráfica aliada à versão com servidores exclusivos para os brasileiros fizeram do game sucesso absoluto em território nacional.

Para aqueles que não estão dispostos a encarar cenários de guerrilha ou Segunda Guerra Mundial uma grata surpresa é o jogo Genesis A.D. O game se passa no ano 2231, época em que um grupo de homens poderosos luta para roubar matéria-prima de um planeta recém-descoberto. Já Mission Against Terror aposta em novos mapas e modos de jogo para que a sua caça aos monstros se torne ainda mais aterrorizante.

Se você ainda não conferiu, vale a pena dar uma olhada em outros dois games do gênero: Point Blank, que coloca você em meio a uma guerra em que suas vitórias em equipe e assassinatos valem dinheiro; e Sudden Attack 5.0, sucesso absoluto na Ásia, e que aos poucos conquista um número cada vez maior de usuários brasileiros.

Melhor Jogo do Ano

Combat Arms

Você já conheceu os escolhidos pelo Baixaki em cada uma das seis categorias: MountainBike Challenge 2010 (Esporte), Heroes in the Sky (Estratégia), FIFA Online (Futebol), Digimon Battle (MMORPG), Need For Speed World (Corrida) e Combat Arms (Tiro). Qual desses títulos é o grande vencedor de 2010?

Se depender da escolha do Baixaki o campeão é Combat Arms. 4 milhões de downloads e 90% de aprovação na opinião de mais de 2 mil usuários fazem dele não só um título imbatível, mas um verdadeiro fenômeno do mundo dos jogos no Brasil. O game impressiona com seu realismo e sistema de experiência e não deve nada a nenhum outro título gratuito de tiro em primeira pessoa.

O cuidado com o público brasileiro está presente ainda na dublagem em português, nos novos arquivos de áudio, nas dezenas de armas inéditas, nos planos de carreira, nos personagens adicionais e em modos de jogo exclusivos.

Top 10 Demos 2010

Tudo bem que a nossa seleção é com os melhores jogos gratuitos. Mas em um ano com tantos destaques e lançamentos, não podemos deixar de citar as DEMOS de maior destaque em 2010. Confira a nossa seleção especial:

.....

O que você achou dessa seleção especial com os melhores jogos gratuitos de 2010? Você incluiria algum outro título na lista? Participe deixando a sua opinião e não deixe de baixar e conhecer os jogos indicados acima. Boas festas e ótima diversão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.