Retrospectiva 2010: os programas que mais bombaram no ano

11 min de leitura
Imagem de: Retrospectiva 2010: os programas que mais bombaram no ano

Final de ano é a época para fazer um balanço daquilo que já passou, escolhendo os melhores e piores momentos daqueles 365 dias que não voltam mais. Você faz um levantamento de tudo que aconteceu em 2010, guardando o que foi bom e aprendendo com aquilo que deu errado.

Como não podia deixar de ser, o Baixaki também olhou para trás e fez um levantamento de tudo que aconteceu no último ano. Vamos compartilhar com você, usuário, os melhores programas para download que passaram por aqui em 2010. Assim você pode matar as saudades e conhecer aqueles que ainda não viu.

Para isso, dividimos os programas em categorias diferentes, escolhendo os melhores em termos técnicos, de interface e usabilidade. Para cada uma das categorias, o Baixaki escolheu aquele que, na nossa humilde visão, merece os louros da glória. Confira nossa lista e aproveite para dar sua opinião nas enquetes, mostrando quais as suas preferências.

MELHORES ATUALIZAÇÕES

Durante o ano de 2010, o que não faltaram foram atualizações de softwares. Seja para melhorar a interface, consertar erros internos ou repaginar totalmente o visual, estes 10 vencedores mostraram que nem só de programas novos vive a internet.

O grande vencedor e a escolha do Baixaki para o ano de 2010 foi o Google Chrome 8. Em menos de um ano, as atualizações pularam do número 5 para a versão 10 Beta, com a versão 8 completa em uso.

Chrome 8

Entre as modificações, o Chrome possui suporte a complementos, traz uma interface mais enxuta e está cada vez mais estável e rápido, algo necessário para os dias de hoje, em que a internet é a ferramenta principal de um computador.

Seguindo a tendência do uso da internet, a aparição do VDownloader 3 em nossa lista não é nenhuma surpresa. A ferramenta de gerenciamento já era uma ótima opção para baixar vídeos de diversos sites e com a nova interface, mais limpa e bonita, o programa se tornou ainda mais organizado e popular.

VDownloader

O terceiro lugar ficou com o Mozilla Firefox 4, com uma última atualização que caiu no gosto dos usuários. Além das novidades na aparência, o navegador trouxe abas para aplicativos, maior velocidade para rodar JavaScript e mais leveza na navegação.

Além dos três destaques, outros programas também contaram com melhorias interessantes e seguiram de perto os primeiros lugares. O VirtualDj 7 Home trouxe ajustes nos detalhes visuais e revisaram completamente os efeitos disponíveis, deixando o programa com uma cara muito mais agradável.

Virtual DJ

A seguir temos o Internet Explorer 9, com uma guinada espetacular na interface e várias melhorias, tanto na navegação quanto na execução de arquivos em Flash, prometendo chegar com tudo em sua versão final. Para deixar os downloads mais rápidos, o Orbit Downloader 4 também segue com sucesso, ajudando os usuários a organizar aquilo que baixam na internet.

A segurança também está disponível com as melhores atualizações, representada pelo AVG Antivírus 2011 (a que daremos destaque a seguir). Já na área da comunicação, o Skype 5 Final deu um banho com sua interface completamente modificada e conexão direta com o Facebook.

Como não podia deixar de ser, mais um navegador recebe as honrarias de boas atualizações. O Opera 11 promete ser oito vezes mais rápido e traz modificações interessantes no esquema das abas. Para completar os 10 mais, o Google Earth 6 trouxe o passeio lunar em 3D e traz maior definição para passeios aquáticos.

MELHORES ANTIVÍRUS GRATUITOS

Para proteger o computador, nada como um bom antivírus. Portanto, a nossa lista traz os cinco melhores e mais conhecidos na categoria dos gratuitos. São eles que te deixam mais tranquilo na hora de navegar na web.

Em uma luta acirrada, o grande vencedor foi o AVG Antivírus 2011. Além de trazer atualizações que aumentaram o desempenho e a segurança, ele está mais rápido e identifica ameaças por comportamento.

AVG Antivírus

Seguindo de perto o grande vencedor, o Microsoft Security Essencials 2 Beta é a escolha do Baixaki para o ano de 2010. Além de bem pontuado por empresas especializadas (inclusive em relação aos antivírus pagos), o MSE roda em perfeita sincronia com o sistema operacional, dividido em funções, com uma interface que ajuda o usuário.

Para os fãs de plantão, o Avast 5 segue os concorrentes e traz uma interface mais moderna, novos mecanismos de proteção e configurações diferenciadas. O Avira 2011 também não faz feio e deixa tudo mais seguro com a ajuda de um design mais simples e reforço no banco de dados.

Avast

Completando esta categoria, o  BitDefender 2011, trouxe para 2010 mais velocidade de processamento durante as varreduras, garantindo que seu computador não sofra com as buscas e as verificações necessárias para sua segurança.

MELHORES NAVEGADORES

Os navegadores presentes entre os melhores dispensam apresentações, pois são usados por aqueles que passeiam na web dividindo conteúdos e acessando as redes sociais. Porém, a ordem dos programas pode surpreender aos mais tradicionais.

O Opera 11 tomou a dianteira em 2010, seguido pelo Safari 5. O terceiro lugar ficou com o Mozilla Firefox 4, sem perder a vantagem para o Google Chrome 8. Por último, temos o Internet Explorer 9.

Isso aparece devido às mudanças que deixam o Opera ainda mais bonito e diferenciado. Seu design e a conexão com o Opera Unite trazem destaque para o navegador, que conta com mais adeptos a cada dia que passa. No caso do Safari, o que conta bastante é a novidade de suporte a aplicativos, algo que deixa usuários do navegador em computadores Apple fãs também no uso pelo Windows.

Opera 11

O Mozilla Firefox chega em terceiro lugar, ficando para trás com as atualizações dos outros navegadores. A escolha do Baixaki é pelo Google Chrome, por sua evolução ao longo deste ano e sua velocidade, que surpreenderam em artigos comparativos e testes.

Para completar a lista, o Internet Explorer 9 chega com fôlego e muitas mudanças para 2011, quando deve ser oficialmente atualizado junto ao sistema operacional. Inclusive, uma boa aposta é que o Explorer volte a ter um lugar mais cativo no ano que vem, tendo em vista que a versão Beta está de impressionar até mesmo os que desistiram do navegador.

MELHORES TEMAS PARA WINDOWS 7

Para quem já está com o Windows 7 no computador, o ano de 2010 foi uma grande maravilha na hora de decorar a Área de trabalho. Ao liberar o programa para a criação de temas, a Microsoft deixou desenvolvedores felizes e a instalação simples, sem modificar nada no sistema operacional.

O grande ganhador e a escolha do Baixaki para o ano de 2010 foi o In Vitro for Windows 7, que não apenas modifica as cores e imagem do desktop, mas também deixa tudo transparente e bonito. O visual Aero, já tão comentado desde o Windows Vista, chega ao seu limite com os tons escuros.

In Vitro for Windows 7

Na sequência, nada como estrelas de Hollywood dando o que falar, com as fotos para lá de sensuais do Jessica Alba Windows 7 Theme. Outro destaque de 2010, o Neon Windows 7 Theme deixa seu computador tunado em um tema  com carros esportivos modificados.

Entramos ainda na onda do 3D com o Windows 7 3D Theme, que traz cenários em três dimensões feitas com alta técnica e bom gosto. Para completar os temas para todos os estilos, o God of War 3 Theme for Windows 7 vai para o mundo dos games e traz de volta seu personagem mais sanguinário, além da guerra entre deuses gregos.

SURPRESA 2010

Como não podia deixar de ser, o ano de 2010 também trouxe surpresas para os usuários. A escolha do Baixaki neste quesito ficou com o Super Tela HD, que permite a você assistir vários canais de televisão na tela do computador, por meio do streaming de diferentes fontes, e conta com interface simples em português.

Para melhorar o sistema, o Soluto foi um destaque levíssimo, que melhora inicialização do Windows, mostrando os programas responsáveis pela lentidão do boot. Seguindo as melhorias, o VitaminD também fez a cabeça dos usuários, monitorando o acesso não autorizado ao PC por meio da webcam.

Super Tela HD

Para deixar a interface do sistema ainda mais bonita, o 3RVX agradou aqueles que procuravam uma skin para modificar de vez os controles do Windows. Fechando com chave de ouro nossas surpresas, o Slim Drivers vasculha a web e automatiza a busca por novos drivers, deixando o computador atualizado em qualquer momento.

MENÇÕES HONROSAS

Além dos programas baixados pelos usuários do Baixaki durante o ano, não podíamos deixar de montar uma lista das menções honrosas, com programas que se destacam em vários quesitos, porém, não aparecem nas listas anteriores.

O primeiro deles é o Orbit Downloader, um pequeno software que acelera os downloads e gerencia aquilo que você baixa na internet. Outro destaque é o Ashampoo Burning Studio 2010 Advanced, um programa completíssimo que grava arquivos em CDs, DVDs e Blu-rays com rapidez e agilidade.

Ashampoo Burning Studio

Outro programa que fez barulho em 2010 foi o iTunes 10, o gerenciador multimídia da Apple, que agora permite comprar a discografia completa dos Beatles e pode ser integrado com outros usuários. Organize e compartilhe conteúdos de forma rápida e fácil mesmo pelo Windows.

Também merecem menções honrosas o SlimCleaner e o Memory Cleaner, dois programas que melhoram o desempenho do seu sistema. O primeiro se livra de todo o conteúdo dispensável do computador e gerencia o funcionamento de programas; o segundo limpa a memória RAM, também dando conta de arquivos inúteis que ficam armazenados no sistema.

Para você se divertir, destacamos aqui o Sculptris, que permite a você criar bonecos 3D como se estivesse brincando com uma massinha de modelar. Já para deixar o computador ainda mais bonito, você pode usar o Nimi Visuals, criando efeitos alucinantes em janelas e abas do sistema operacional.

Boneco criado com o Sculptris

Fechando as honras, o SmallringFX DARKMagenta deixa o Firefox mais sombrio, com cores escuras e detalhes em neon e magenta, modificando botões e ícones.

OS MELHORES DO ANO

Depois de todos estes ótimos programas das listas mais pontuais, trazemos os melhores do ano do Baixaki, em números de downloads realizados nos sites. Neste caso, entram tantos programas atualizados como os melhores lançamentos, o que deixa a lista ainda mais interessante e multicolorida.

E o prêmio “melhores do ano” vai para...

Como já acontece há alguns anos, o MSN está no topo dos programas mais baixados no site, o que é uma ótima noticia para amigos e colegas de plantão. Assim como boa parte dos programas aqui presentes, o MSN Messenger 2011 Final apresenta uma interface diferenciada, que permite ligação direta com o Facebook e o MySpace.

MSN 2011

Em segundo e terceiro lugares, dois programas que já apareceram nas categorias anteriores, portanto certamente voltaram nos melhores do ano. Tanto o AVG Antivírus 2011 quanto o VDownloader 3 deixaram a vida dos usuários muito mais simples, já que você pode baixar vídeos e proteger o computador com programas gratuitos e atualizados, com interfaces diferenciadas.

Outra novidade que aparece bem colocada nos melhores do ano é o MegaCubo, um programa para assistir a centenas de canais de TV gratuitamente no computador. Por meio de transmissão via streaming, você pode acessar os melhores canais brasileiros e internacionais, além de rádios de várias regiões do país.

MegaCubo

Para se conectar com os amigos, outro grande vencedor em downloads foi o Skype 5 Final. Além de se conectar com o Facebook, o usuário pode fazer ligações de voz e chamadas com vídeo para várias pessoas ao mesmo tempo, encurtando as distâncias entre elas. Bombando na nossa lista está também o Avast 5, que vai deixar o computador ainda mais protegido contra malwares e adwares da internet.

Aproveite ainda que o ano está acabando e limpe o computador com o CCleaner 3. Feito para deletar programas que não querem sair do sistema de forma nenhuma e para melhorar a performance do computador, ele é o favorito da galera na hora da faxina. Enquanto faz a limpeza, aproveite para conferir o RealPlayer SP, que traz design melhorado e suporte a diversos formatos, sendo outro favorito de quem acessa o site.

RealPlayer

Vários navegadores também aparecem na nossa lista 2010. Em primeiro lugar em número de downloads está o Google Chrome 8, a escolha do Baixaki como o melhor programa do ano. Seguindo de perto temos o Mozilla Firefox 4 e o Opera 11, dois ótimos navegadores para quem busca por um acesso simples e fácil à web e adora complementos interessantes.

Além do VDownloader, outro programa para baixar vídeos fez a cabeça dos usuários. O aTube Catcher, além de baixar os melhores do YouTube, ainda converte o conteúdo e o grava tudo em CDs e DVDs.

O Avira 2011, nosso próximo programa da lista, mostra a tendência dos usuários em estar sempre protegidos contra os males da web, deixando o computador pronto para acessar qualquer site sem perigo.  Portanto, nada melhor do que ser seguido de perto pelo Internet Explorer 9, que ainda está em fase Beta, porém, já caiu no gosto da galera.

Internet Explorer 9

Para completar a lista, temos um pacote completo de codecs. A escolha dos usuários é o K-Lite Mega Codec Pack, que está atualizado com o que há de melhor para visualizar os vídeos preferidos no computador.

BALANÇO GERAL

Durante o ano de 2010, o que se viu foram interesses diferentes dos usuários do site, que não apenas baixaram o bom e velho MSN, mas também estavam ligados em vídeos, segurança (com os antivírus) e navegadores que passeiem pela web sem maiores problemas.

Vale a pena comentar que o ano de 2011 também promete, com ainda mais programas e lançamentos que devem deixar todos com o queixo caído. Por enquanto ficamos por aqui, desejando a todos os usuários que passearam pelo Baixaki um Feliz Natal e um Ano Novo ainda mais legal para quem gosta de tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.