Festival das Luzes, na França, exibe prédios animados

1 min de leitura
Imagem de: Festival das Luzes, na França, exibe prédios animados

Vídeo feito pelo jornal The Telegraph, do Reino Unido

Lyon, na França, pôde presenciar um ano de Festival das Luzes diferente. Os organizadores, com o objetivo de transformar a festa em um evento mais interativo, fizeram com que os prédios pudessem passar a ilusão de movimento e emitir sons.

O festival das Luzes (Fête des Lumière) acontece há 118 anos, em homenagem a Maria, mãe de Jesus. Ao redor da cidade, mais de 30 lugares são iluminados durante três dias (neste ano, 8 a 11 de dezembro).

Utilizando a tecnologia, os organizadores puderam exibir prédios que parecem estar se movendo, com cores e sons diferentes, dando a impressão de novos ambientes. Além disso, os espectadores puderam interagir com os efeitos.

Fonte da Imagem: Divulgação/Fête des Lumière

Fonte da Imagem: Divulgação/Fête des Lumière

O som da voz é captado e transformado em códigos, que são interpretados visualmente pelo software utilizado, exibindo um rosto na fachada dos prédios e igrejas iluminados. De acordo com o som, o rosto se mexe, dando a impressão de que é o próprio edifício.

Dessa forma, a plateia não ficou passiva ao assistir o show de luzes. Os responsáveis pelos efeitos visuais afirmaram que foi complicado imaginar como a imagem plana da tela ficaria projetava em um objeto tridimensional. Mas, apesar de todo o trabalho, ficaram muito felizes com o resultado.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.