Como personalizar as cores e planos de fundo do Facebook

3 min de leitura
Imagem de: Como personalizar as cores e planos de fundo do Facebook

O Facebook é a maior rede social da atualidade. Embora ele ainda não tenha adquirido no Brasil o mesmo prestígio que possui no exterior, ele conta com diversos recursos para que seus usuários compartilhem informações pessoais e conheçam outros membros que possuam preferências parecidas.

Embora seja recheado de aplicativos, jogos e outros elementos, sem querer ofender ao seu criador, talvez falte um pouco de estilo ao Facebook. Na rede, é tudo azul e branco: perfil, páginas, grupos, etc.. Dessa maneira, você não pode fazer com que seu perfil reflita um pouco de sua personalidade, tendo que ceder aos padrões.

Pensando nisso, alguns desenvolvedores criaram complementos que permitem dar um toque diferente ao Facebook. Abaixo, o Baixaki separou para você aqueles que além de serem de simples operação, podem proporcionar fugir um pouco do padrão enquanto você navega na rede social.

Vale lembrar que as alterações são somente locais, não sendo vistas por seus amigos ao visitarem o seu perfil.

Stylish

O Stylish é uma extensão do navegador Mozilla Firefox que lhe permite alterar as cores e o design geral de diversas páginas da internet, inclusive o Facebook. Ele pode ser instalado tanto como complemento quanto a partir do Greasemonkey. Depois de instalado e enquanto estiver ativo, ele permanece como um ícone na barra de estados do browser.

Para efetuar a modificação, com a página do Facebook aberta (e ativa) clique com o mouse no ícone do complemento e escolha a opção “procurar estilos para este site”. Feito isso, uma nova página da internet é aberta, com modelos de temas criados por vários usuários. Então é só escolher algum de sua preferência, selecioná-lo e clicar em “Install with Stylish”.

Tema dos Simpsons aplicado com o Stylish

Observe que o tema é aplicado imediatamente após a instalação. Você pode adicionar mais do que um tema à sua lista do Stylish e alternar entre eles apenas modificando sua escolha diretamente na extensão em “Gerenciar estilos”. Basta escolher um deles e clicar em “Ativar estilos”.

Como há uma grande variedade de temas, cores e motivos, sempre que você se cansar do que escolheu, pode alternar com outro. Como os modelos são criados por usuários, também é válido dar uma conferida de tempos em tempos para ver se não há algo novo.

Auto-Colorizer

O Auto-Colorizer é um script para o Greasemonkey que permite alterar as cores do Facebook. Ao contrário do complemento citado acima, este aplicativo preza pela simplicidade, de forma que as alterações são feitas de maneira automática. Uma vez instalado, sempre que você visitar uma nova página do Facebook, seu esquema de cores será modificado.

Entretanto, este script não permite que o usuário altere as cores e nem escolha um tema ou imagem para o fundo. As tonalidades são modificadas conforme a fotografia presente na página que você está visitando. Se for o seu perfil, ele adota as mesmas colorações de sua foto; A página de um amigo terá as matizes conforme a imagem dele.

Cores modificadas com o Auto-Colorizer

O script funciona em perfis, fotos, páginas de eventos e grupos. As modificações afetam o fundo e cabeçalho do Facebook.

Pagerage (Yontoo Layers)

O Pagerage (Yontoo Layers) também é um complemento para o navegador Mozilla Firefox que permite aplicar temas ao Facebook. Esta extensão requer a instalação e uma visita na página do serviço para a escolha de um tema. Há uma grande variedade de cores e modelos, de forma que é praticamente impossível não encontrar um que combine com seu estilo pessoal.

Temas para todos os gostos!

Tudo é feito de maneira bem simples: embaixo de cada tema, há dois botões. O “Preview” permite que você tenha uma pré-visualização de como será o resultado final. Já o “Select” aplica imediatamente o modelo escolhido.

Feito isso, entre em sua página do Facebook ou, caso já esteja com ela aberta, atualize a seção. Então, o tema selecionado aparece imediatamente aplicado ao perfil. Se não gostar dos resultados, basta escolher outro modelo na página do Pagerage.

Tema proporcionado pelo Pagerage

Infelizmente, ao contrário do Stylish, ele não permite armazenar os temas escolhidos. Dessa forma, sempre que quiser optar por outro modelo, mesmo que ele já tenha sido usado, é preciso visitar a página do serviço para efetuar a troca.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.